ZANGARI E PESQUISADORES FALAM SOBRE PRINCÍPIOS ESPÍRITAS
- Benetton
- Gênero: Masculino
- Contato:
ZANGARI E PESQUISADORES FALAM SOBRE PRINCÍPIOS ESPÍRITAS
[center]PARECERES DO EMINENTE PARAPSICÓLOGO WELLINGTON ZANGARI E DE OUTROS PESQUISADORES, RELACIONADOS A ALGUNS PRINCÍPIOS ESPÍRITAS[/center]
Relatarei a seguir, uma troca de correspondências e debates em Fóruns com um dos mais conceituados Parapsicólogos desse País, Wellington Zangari, além do depoimento de Estudiosos das Ciências Psi. Os seguidores de Quevedo deveriam saber que a Parapsicologia não se restringe às paredes do CLAP e às arrogâncias desse reverendo e pseudo-parapsicólogo.
Quero deixar bem claro que não estou provando absolutamente nada com relação ao Espiritismo. O que segue, são apenas declarações e pesquisas de campo.
Nunca, em nenhum momento, afirmei que Wellington fosse favorável aos princípios Espíritas. Pelo contrário, e como todos que aqui participam sabem, Zangari é um Não-Teísta, e certamente isso o credencia como um Pesquisador isento, e o resultado de sua imparcialidade o qualifica com um dos mais respeitados Parapsicólogos desse País, no meio acadêmico e fora dele.
VAMOS ÀS PALAVRAS DE WELLINGTON ZANGARI, REFERENTES A ALGUNS PRINCÍPIOS ESPÍRITAS :
" A Parapsicologia, como qualquer outra ciência, está fundamentada em alguns pilares metodológicos que servem de guia para suas atividades Um deles é a delimitação de seu campo de estudo, seu objeto. O que estuda são experiências humanas aparentemente extra-sensório-motoras. Isso significa que, frente a alegação de extra-sensorialidade/extra-motricidade, o(a) parapsicólogo(a) empreende estudos no sentido de reconhecer as causas dessa alegação (...) Frente a alegações de comunicação com os espíritos, cabe à ciência avaliar se há hipóteses conhecidas e consagradas que dêem conta de explicá-las. Se há, ótimo. Se não há, então que se estude mais."
" Pelo exposto, depreende-se, portanto, que a preocupação dos parapsicólogos e instituições parapsicológicas se concentra no reconhecimento das capacidades humanas, das variáveis que interferem sobre elas. Posso lhe garantir que simplesmente não sabemos quais seriam, em sua totalidade, as variáveis que afetam a produção da ESP ( Extra-Sensory Perception / Percepção Extra-Sensorial : Telepatia, Clarividência e Precognição ) e da PK ( Psichokinesis / Psicocinesia : Existência de uma forma de ação humana sobre o meio físico em que não seriam utilizados quaisquer mediadores ou agentes, músculos ou forças físicas ). Como membro da P.A - Parapsychological Association, posso lhe afirmar que a Parapsicologia moderna simplesmente não está interessada na ação de supostas entidades espirituais, mas no desenvolvimento da compreensão científica das variáveis que afetam as funções psi ( ESP e PK ). Assim sendo, conclui-se que não sabemos os limites desse potencia Jefferson, agora temos a possibilidade de discutir outro aspecto fundamental no tratamento do tema : Ninguém pode afirmar, a partir dos dados obtidos pela pesquisa parapsicológica, portanto, que espíritos não existam ou que não se manifestem !!! Se os parapsicólogos não reconhecem os limites de atuação da ESP e da PK, então, como saberiam se em determinado evento não estaria ocorrendo uma ação espiritual ??? O máximo que se pode afirmar é que, cientificamente, tal hipótese não é necessária, pelas razões expostas acima, mas nunca que ela tenha sido descartada !!! "
" Alguns parapsicólogos, sobretudo de tendência católica, alegam já conhecer os limites de ESP e de PK ( na verdade da telergia ). A primeira seria regida pelo "prazo existencial", ou seja, limitada a cerca de dois séculos, uma geração ao passado e outra para o futuro. Além disso, não agiria fora do globo terrestre. A ação extra-motora, explicada por esses como sendo resultante da emanação da telergia ( uma espécie de "energia" humana ), teria uma abrangência de atuação de mais ou menos 50 metros! No entanto, NÃO existem dados empíricos científicos para a existência de tais limites ! NENHUMA instituição parapsicológica respeitada e NENHUM(A) parapsicólogo(a) reconhecido(a) aceitam a existência do tal prazo existencial."
ZANGARI ADMITE QUE AS CIÊNCIAS PARAPSICOLÓGICAS NÃO PODEM EXPLICAR CASOS LIMITES DE MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS E PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL.
Em um Fórum de debates, Wellington Zangari faz alguns comentários sobre o que a Parapsicologia nos apresenta hoje e os Fenômenos Espíritas :
Mensagem original postada por Zangari :
" Minha crítica básica [ a Gary Schwartz * ] esteve ligada :
(...)
À impossibilidade de diferenciar entre "percepção extra-sensorial" e "informação dos mortos”.
(...)
A teoria espírita não apresentou ainda dados em que possam ser excluídas outras interpretações mais prosaicas, mais heterodoxas.
Mas, posso lhe dizer claramente que há casos que eu chamaria de "limite". Esses casos-limite são aqueles em que haveria uma alegadamente "transferência" de habilidades, como a de falar uma língua desconhecida pelo médium, a de tocar um instrumento musical sem ter aprendido, ou dançar uma dança que lhe é desconhecida, cantar uma música existente mas aparentemente desconhecida... Bom, não tenho visto muitos desses casos bem documentados.
Mas há uns poucos que me fizeram suspender meu juízo e aguçar minha percepção !!! Qualquer pessoa que lide com aspectos psicológicos e neurológicos do desenvolvimento de habilidades, sabe que trata-se de um sistema extremamente complexo e que leva tempo para ser desenvolvido. Acho que, se esses casos existem e são reais, e não fraude de testemunho, eles podem dar muito trabalho aos cientistas ! Digo isso porque a transmissão alegadamente extra-sensorial é, via de regra, relacionada a dados bem mais simples, que não exigem tanto processamento cognitivo, neuronal...
Bom, não quero dizer com isso que tais casos sejam evidências de vida após a morte, de incorporação real de mortos em vivos... Não. Estou afirmando que esses são casos-limite para a hipótese da percepção extra-sensorial. Primeiro porque não há estudos de transmissão de habilidades em estudos psi, o que nos deveria instigar a buscar pelo desvendamento dessa possibilidade ( Com o Vitor Visoni tenho discutido isso em outra lista. Talvez façamos um estudo empírico dessa hipótese depois de meu pós-doc ). É uma questão interessante de ser estudada."
* Gary Schwartz – Ver estudos deste Cientista Americano, neste Site, em :
CIENTISTA AMERICANO ADMITE MEDIUNIDADE - ARIZONA UNIVERSITY
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=286
EM UM FÓRUM, ZANGARI EXPÕE OPINIÕES PESSOAIS E SUA EXPERIÊNCIA COM A COMUNIDADE ACADÊMICA :
(...)
" Meu compromisso não é o de apresentar minhas idéias, meus conceitos, minhas pesquisas. Claro, apenas apresento o que, de fato, parece-me bem fundamentado, lógico, científico. Mas meu interesse, em conjunto com vários colegas, tanto do Inter Psi quanto de outros grupos pelo país, é o de divulgar, informar, conhecimentos adquiridos pela Pesquisa Psi. Nesse contexto, parte de meu/nosso trabalho, tem sido o de diferenciar nossa perspectiva daquelas defendidas por outras pessoas que se auto-intitulam "parapsicólogas". Quevedo é um dos que tem feito um enorme desserviço ao campo e, com ele, seus propagandistas. Se o Turatti se reservasse exclusivamente a ser divulgador da "obra quevediana" não me teria feito qualquer incômodo. Este senhor, no entanto, fez críticas a mim em discussões das quais eu não participava. Quando tentei dialogar com ele a respeito dessas críticas, não recebi dele qualquer resposta. Tornei o debate público e, nem assim, Turatti se dignou a "aparecer".
Obviamente, a esquiva "turáttica" é uma estratégia. Uma estratégia de quem simplesmente reconhece sua incapacidade argumentativa. Diálogos com os "diferentes" é o que estou acostumado a fazer, quer na academia, quer fora dela. É um exercício que gosto. Nesse sentido, tenho debatido com espíritas (na Fórum Virtual de Pesquisa Psi temos alguns), com católicos, com "céticos radicais"... Já fui alvo de várias críticas mesmo vindas de dentro da comunidade psi. Algunas delas fundamentadas em perspectivas diferentes das minhas, mas justificáveis. Outras, baseadas claramente em sentimentos menos nobres, injustificáveis. Mas jamais deixei de debater com quem quer que seja. Alguns de meus críticos, no entanto, atiram a pedra ... e saem correndo ! Acho graça !
(...)
No começo deste ano [ 2005 ] realizei um estágio pós-doutoral na Division of Personality Studies ( Univ. de Virginia ), do qual o Dr. Greyson é o atual diretor. Infelizmente, o Dr. Stevenson, que foi criador e o seu diretor por maior tempo, está com sérios problemas de saúde, visitando apenas ocasionalmente a Division ! Fátima Regina Machado e eu fizemos duas apresentações a respeito do campo no Brasil. Falamos da Pesquisa Psi no contexto brasileiro. Evidentemente, informamos sobre Quevedo ( um total desconhecido para eles ! ), sobre Hernani Guimarães Andrade ( este mais conhecido por ter mantido correspondência e por ter realizado pesquisas conjuntas com Stevenson ) ... Apresentamos algo a respeito dos "cirurgiões psíquicos", dos psicopictógrados ... para olhos espantados ! "
---------------------------------
Em melhor oportunidade, deixarei aqui, o Trabalho de Mestrado de Fátima Regina sobre a Parapsicologia Brasileira e a polarização por Católicos e Espíritas.
- Aurelio Moraes
- Contato:
Re.: ZANGARI E PESQUISADORES FALAM SOBRE PRINCÍPIOS ESPÍRITA
O máximo que se pode afirmar é que, cientificamente, tal hipótese não é necessária, pelas razões expostas acima, mas nunca que ela tenha sido descartada !!! "
Correto.
Mensagem original postada por Zangari :
(...)
À impossibilidade de diferenciar entre "percepção extra-sensorial" e "informação dos mortos”.
(...)
A teoria espírita não apresentou ainda dados em que possam ser excluídas outras interpretações mais prosaicas, mais heterodoxas.
Mas, posso lhe dizer claramente que há casos que eu chamaria de "limite". Esses casos-limite são aqueles em que haveria uma alegadamente "transferência" de habilidades, como a de falar uma língua desconhecida pelo médium, a de tocar um instrumento musical sem ter aprendido, ou dançar uma dança que lhe é desconhecida, cantar uma música existente mas aparentemente desconhecida... Bom, não tenho visto muitos desses casos bem documentados.
Mas há uns poucos que me fizeram suspender meu juízo e aguçar minha percepção !!! Qualquer pessoa que lide com aspectos psicológicos e neurológicos do desenvolvimento de habilidades, sabe que trata-se de um sistema extremamente complexo e que leva tempo para ser desenvolvido. Acho que, se esses casos existem e são reais, e não fraude de testemunho, eles podem dar muito trabalho aos cientistas ! Digo isso porque a transmissão alegadamente extra-sensorial é, via de regra, relacionada a dados bem mais simples, que não exigem tanto processamento cognitivo, neuronal...
Bom, não quero dizer com isso que tais casos sejam evidências de vida após a morte, de incorporação real de mortos em vivos... Não. Estou afirmando que esses são casos-limite para a hipótese da percepção extra-sensorial. Primeiro porque não há estudos de transmissão de habilidades em estudos psi, o que nos deveria instigar a buscar pelo desvendamento dessa possibilidade ( Com o Vitor Visoni tenho discutido isso em outra lista. Talvez façamos um estudo empírico dessa hipótese depois de meu pós-doc ). É uma questão interessante de ser estudada."
Ou seja, ele não admite nem nega a hipótese espírita.Apenas descarta por enquanto. É bom sabermos que mesmo que alguns casos não sejam explicáveis hoje,não significam necessariamente que são frutos da ação de espíritos ou qualquer coisa semelhante.
Em melhor oportunidade, deixarei aqui, o Trabalho de Mestrado de Fátima Regina sobre a Parapsicologia Brasileira e a polarização por Católicos e Espíritas.
Tá aqui:
http://www.pesquisapsi.com/content/view/2320/41/
acho bom frisarmos bem o "se" aqui:
Acho que, se esses casos existem e são reais, e não fraude de testemunho,
Um artigo interessante do Zangari:
Estudos psicológicos da mediunidade: Uma breve revisão
http://www.pesquisapsi.com/index.php?op ... ew&id=2258
- O ENCOSTO
- Contato:
Voa chaleira, voa!
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
- Aurelio Moraes
- Contato:
Re: Re.: ZANGARI E PESQUISADORES FALAM SOBRE PRINCÍPIOS ESPÍ
O ENCOSTO escreveu:Voa chaleira, voa!
Ao menos ele não exclui a possibilidade de alucinação momentânea e não afirma que foram os espíritos, diferente de um pessoal que vê xícara voando por aí.
- O ENCOSTO
- Contato:
salgueiro escreveu:
Vai lendo e aprendendo mais um pouquinho. Conhecimento não tira pedaço, só agrega![]()
Bjs
Leia o Livro de Mormon e o Alcorão.
Leia outras besteiras fora as relacionadas a sua crença. Que você ainda faz questão de deturpar, diga-se de passagem.
O ENCOSTO
- salgueiro
- Gênero: Feminino
O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:
Vai lendo e aprendendo mais um pouquinho. Conhecimento não tira pedaço, só agrega![]()
Bjs
Leia outras besteiras fora as relacionadas a sua crença. Que você ainda faz questão de deturpar, diga-se de passagem.
De mau humor, logo no sábado, Ezinho
Tá mal

Bjs
- O ENCOSTO
- Contato:
salgueiro escreveu:O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:
Bjs
De mau humor, logo no sábado, Ezinho
Tá mal![]()
Bjs
Se alguém fala umas verdades que você não gosta, esse alguém está de mau humor?
É assim que você se defende para continuar no seu mundinho de ilusão?
O ENCOSTO
- O ENCOSTO
- Contato:
salgueiro escreveu:Depois de passar mais de dois anos, lendo suas mensagens, dá pelo menos, para captar o seu humor, Ezinho![]()
Percebe como? Pelos emoticons?
Oh! Esqueci de postar um emoticon na minha mensagem anterior. Era pra ter saido esse:

Reflete perefeitamente o meu "estado de espirito".
Mundinho de ilusão, é ótimo. Mais uns anos de arroz com feijão, vc chega lá. Sou uma otimista
Bjs
Lá onde?
Se um dia eu ver uma tabua de passar roupa voando, e eu não estiver bebado, vou visitar um consultório médico.
PS: Não gosto de feijão com arroz.
O ENCOSTO
- Min Jesus e Trombetas
- Aurelio Moraes
- Contato:
Voa motor de dobra da Enterprise, voa...

- Benetton
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re: ZANGARI E PESQUISADORES FALAM SOBRE PRINCÍPIOS ESPÍRITAS
Mr.Hammond escreveu:Mensagem original postada por Zangari :
(...)
(...)
Benetton escreveu:* Gary Schwartz – Ver estudos deste Cientista Americano, neste Site, em :
CIENTISTA AMERICANO ADMITE MEDIUNIDADE - ARIZONA UNIVERSITY
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=286
EM UM FÓRUM, ZANGARI EXPÕE OPINIÕES PESSOAIS E SUA EXPERIÊNCIA COM A COMUNIDADE ACADÊMICA :
(...)
No começo deste ano [ 2005 ] realizei um estágio pós-doutoral na Division of Personality Studies ( Univ. de Virginia ), do qual o Dr. Greyson é o atual diretor. Infelizmente, o Dr. Stevenson, que foi criador e o seu diretor por maior tempo, está com sérios problemas de saúde, visitando apenas ocasionalmente a Division ! Fátima Regina Machado e eu fizemos duas apresentações a respeito do campo no Brasil. Falamos da Pesquisa Psi no contexto brasileiro. Evidentemente, informamos sobre Quevedo ( um total desconhecido para eles ! ), sobre Hernani Guimarães Andrade ( este mais conhecido por ter mantido correspondência e por ter realizado pesquisas conjuntas com Stevenson ) ... Apresentamos algo a respeito dos "cirurgiões psíquicos", dos psicopictógrados ... para olhos espantados ! "[/i][/color]
Olá Mr.Hammond,
Veja, como disse Zangari, esse limite ainda é pouco explorado pela ciência. Diversos fenômenos psi possuem considerável replicação em laboratórios, como precognição, telepatia, e outros, enquanto que os fenômenos que sugerem sobrevivência - psicopictografia, EQMs, transmissão de habilidades, como foi o caso acima referenciado, não possuem o mesmo tratamento pelas ciências envolvidas e que poderiam explicar e afastar a hipótese Espírita.
Isso deixa algumas margens ... Por que a parapsicologia não replica casos limites ? Quais as dificuldades em se parametrizar tais eventos, como já foi feito com a ESP, nos Testes Ganzfeld ?
É como a teoria do "Big Bang". Enquanto não houver outra que explique e prove a origem do universo ( ou parte dele ) a comunidade científica, por existirem boas evidências, admite a mesma como plausível, embora não provada.
Se, em alguns casos, temos que ficar no campo da evidências, há farto material nos experimentos da EQM, por exemplo, o que sugere a sobrevivência. Então que a Ciência admita essa hipótese e use do mesmo critério, ou seja, já que não há análises suficientes que dêem conta de explicar, NA SUA INTEGRALIDADE, esse tipo de ocorrência como sendo extritamente fisiológico, então a sobrevivência seria mais plausível, embora não provada, exatamente como a teoria do Big Bang.
E como já disse o Vitor Moura : "...temos diferentes fenomenologias. E, dentro dessas fenomenologias, temos comportamentos contraditórios da suposta ocorrência de psi. Até que tal paradoxo se resolva, acho legítima a proposta de outras hipóteses que busquem sanar tais contradições, embora não tenhamos que assumi-las a priori como corretas. Dentre essas hipóteses, considero a de sobrevivência como legítima."
- Aurelio Moraes
- Contato:
. Diversos fenômenos psi possuem considerável replicação em laboratórios, como precognição, telepatia..
É por aí. Existem evidências mas..mesmo assim, podem não existirem.
Por que a parapsicologia não replica casos limites ? Quais as dificuldades em se parametrizar tais eventos, como já foi feito com a ESP, nos Testes Ganzfeld ?
Isso eu deixo para o Zangari responder, que tem mais know-how do que eu , sem dúvidas.
- Aurelio Moraes
- Contato:
Merda de retórica proselitista é ver as palhaçadas do Turatti ou da Deise, isso sem mencionar as dos evangélicos.
- Min Jesus e Trombetas
Botanico escreveu:Pr. Samonedo escreveu:Voa Karaleo...
PQP, essa merda dessa retórica já deve ter de 3 anos para mais. Êta povo retardado e proselitista.
Está se referindo ao povo que freqüenta a sua igreja, pastor Salmonella?
Só lhe digo uma coisa: "Aquele texto do Acuan refutando a as supostas evidências cientificas dos Espiritas"
Eu diria até que esse negócio do Turatti pega. Ou ele aprendeu de vcs Espiritistas?
- Min Jesus e Trombetas
salgueiro escreveu:Pr. Samonedo escreveu:Voa Karaleo...
PQP, essa merda dessa retórica já deve ter de 3 anos para mais. Êta povo retardado e proselitista.
Essa é fácil de resolver, porque não pergunta ao próprio Zangari ? Ele frequenta o fórum, assim será fresquinho, fresquinho
Bjs
A única coisa fresquinha, fresquinha relacionada com esse papo é aquele velho boiola de peruca.
- Aurelio Moraes
- Contato:
Pr. Samonedo escreveu:
aquele velho boiola de peruca.

Editado pela última vez por Aurelio Moraes em 29 Jan 2006, 11:46, em um total de 1 vez.
- Min Jesus e Trombetas
Mr.Hammond escreveu:Merda de retórica proselitista é ver as palhaçadas do Turatti ou da Deise, isso sem mencionar as dos evangélicos.
Ué !!!
1-Gostou da merda da retórica?
2-Teve uma recaída espirita?
3-O Bota tanto fez que conseguiu converter pelo menos um Ateu?
4-Todas as respostas acima.
- Aurelio Moraes
- Contato:
Não sou espírita e o Botânico não converteu ninguém.
E vá pentear a bíblia.
E vá pentear a bíblia.
- salgueiro
- Gênero: Feminino
Pr. Samonedo escreveu:salgueiro escreveu:Pr. Samonedo escreveu:Voa Karaleo...
Essa é fácil de resolver, porque não pergunta ao próprio Zangari ? Ele frequenta o fórum, assim será fresquinho, fresquinho
Bjs
A única coisa fresquinha, fresquinha relacionada com esse papo é aquele velho boiola de peruca.
Isso é um argumento ?

Foi vc que colocou que isso é história antiga, então pergunte ao próprio. Fácil, não ?
Bjs
- Min Jesus e Trombetas
salgueiro escreveu:Pr. Samonedo escreveu:salgueiro escreveu:Pr. Samonedo escreveu:Voa Karaleo...
Bjs
Isso é um argumento ?![]()
Foi vc que colocou que isso é história antiga, então pergunte ao próprio. Fácil, não ?
Bjs
Não dona, isso é uma observação empírica.
Engraçado que a dona só comenta o lhe interessa e convém a essa doutrina doida. E quanto ao primoroso texto do Acuan? Nenhum comentário primoroso, a exemplo do seu relato das xicaras voadoras?
Por falar nisso já fez o almoço?

Editado pela última vez por Min Jesus e Trombetas em 29 Jan 2006, 12:03, em um total de 1 vez.
- Min Jesus e Trombetas
Mr.Hammond escreveu:Não sou espírita e o Botânico não converteu ninguém.
E vá pentear a bíblia.
Se não gostou pare de falar merda. Tá igual a dona aqui de cima.