Argumentações religiosas:
Na atual dispensação Deus requer o dízimo por vários motivos:
* Somos participantes de uma aliança superior
* Maiores privilégios sempre acarretam maiores responsabilidades
* Deus recomenda que o façamos. (Ml.3.10)
* Do Dízimo depende o sustento material da casa do SENHOR. (Ml 3:10)
* Do Dízimo advém grande abastança. (Ml 3:10)
* Não dar o dízimo é roubar a Deus
Contribuir é:
* GRAÇA
* CONSAGRAR TODAS AS COISAS AO DEUS TODO PODEROSO
* TER UM CORAÇÃO COMOVIDO POR DEUS
* O ATO DE SEMEAR
(Quem semeia pouco, colhe pouco.)
E continua...
O que devemos saber é que DEUS, no novo testamento, deu tudo ao homem. É necessário, portanto, sermos gratos a DEUS.
Jesus falou mais sobre dinheiro do que sobre qualquer outra coisa. Mais ou menos um quarto de suas pregações.
* No novo testamento noventa vezes
* No Sermão do monte, dos 109 versículos 22 referem-se ao dinheiro
* Nas parábolas que contou, 49 no total, 24 mencionam o dinheiro
* O próprio Jesus era dizimista, pois foi educado em um lar judeu de pessoas piedosas, e todo judeu piedoso era dizimista
* Se Jesus foi acusado de violar a lei do sábado, então, se ele não praticasse o dízimo, certamente teria sido acusado também pelos fariseus.
O privilégio de dizimar é triplo:
* O privilégio de imitar a DEUS; Se Deus entregou o seu filho, porque não fazer o mesmo?
* O privilégio de imitar a JESUS? O próprio Jesus se ofereceu a si mesmo imaculado a DEUS.
* O privilégio de cooperar com a igreja. Entregamos dez por cento e ele nos empresta noventa por cento.
Quando contribuímos vencemos três inimigos:
* A AVAREZA (Ef. 5:5, Cl. 3:5)
* O MATERIALISMO (1 Co 2:14-15)
* O EGOÍMO (Gl 6:10)
Os métodos de contribuir são:
* COM OS DÍZIMOS. (Mt 23:23)
* COM AS OFERTAS. (At 2:45)
"TUDO AQUILO QUE RETIVE EM MINHAS MÃOS PERDI; MAS O QUE COLOQUEI NAS MÃOS DE DEUS TENHO ATÉ O DIA DE HOJE." (Martinho Lutero)
DEFININDO OS NÃO DIZIMISTAS
Os não dizimistas, na verdade, são pessoas insensatas. Se não vejamos:
* São decadentes espirituais
* São decadentes morais
* São decadentes sociais
* Estão atraindo para si mesmos todos os males do devorador
O não dizimista é privado:
* DE PARTICIPAR DA OBRA DE DEUS
* RECEBER BENÇÃOS SEM MEDIDA
* SER PROTEGIDO DA AÇÃO DO DEVORADOR
Fonte: http://www.aditapevi.org.br/estudos_ser ... imista.htm
Porque devemos dar o dízimo
- Fernando Silva
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Porque devemos dar o dízimo
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Re: Porque devemos dar o dízimo
Fernando Silva escreveu:Argumentações religiosas:
(...)
DEFININDO OS NÃO DIZIMISTAS
Os não dizimistas, na verdade, são pessoas insensatas. Se não vejamos:
* São decadentes espirituais
* São decadentes morais
* São decadentes sociais
* Estão atraindo para si mesmos todos os males do devorador
O não dizimista é privado:
* DE PARTICIPAR DA OBRA DE DEUS
* RECEBER BENÇÃOS SEM MEDIDA
* SER PROTEGIDO DA AÇÃO DO DEVORADOR
Fonte: http://www.aditapevi.org.br/estudos_ser ... imista.htm
Tô ferrado!!!!
Perguntinha: A ajuda direta ao destino, sem passar pelos ''intermediários'' pode ser considerada dízimo? Se sim, ainda há esperanças para a minha pobre alma insensata.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
Re: Porque devemos dar o dízimo
Márcio escreveu:Perguntinha: A ajuda direta ao destino, sem passar pelos ''intermediários'' pode ser considerada dízimo? Se sim, ainda há esperanças para a minha pobre alma insensata.
Continue assim. Fuja dos “intermediários”. E se tiver a oportunidade de ajudar quem precisa... bem, isso o coloca ao lado das grandes almas deste mundo. Conversa de religioso, liga não.
Re: Porque devemos dar o dízimo
Ayyavazhi escreveu:Márcio escreveu:Perguntinha: A ajuda direta ao destino, sem passar pelos ''intermediários'' pode ser considerada dízimo? Se sim, ainda há esperanças para a minha pobre alma insensata.
Continue assim. Fuja dos “intermediários”. E se tiver a oportunidade de ajudar quem precisa... bem, isso o coloca ao lado das grandes almas deste mundo. Conversa de religioso, liga não.
Alguém aí tem a conta e o banco onde Deus tem conta? Ode ser via DOC?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."


- salgueiro
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Re: Porque devemos dar o dízimo
É direcionado a quem acredita que tudo tem valor monetário, de preferência em espécie. Está explicado o sucesso dessas igrejas limpa-o-fiel.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
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Re: Porque devemos dar o dízimo
POR QUE NÃO DEVEMOS DAR O DÍZIMO ?
Sua origem.
O texto de Genesis 14.20, se refere somente ao dizimo dos despojos, a pratica de pagar dizimo no oriente era costume da comunidade, pagava-se ao um deus ou rei, isso anterior à lei mosaica.
Abraão pagava dizimos a Melquesedeque por motivo de respeito, e consideracao, não foi uma instituição divina, mas uma atitude particular de Abraão.
O dizimo aqui é no sentido de tributo, para honrar ao sacerdote de Deus.
- Abraao deu o dizimo do exedente conquistado na guerra.
- As posses recuperadas por ele pertencia a Ló (Gen 14.16)
- A maior parte pertenciam ao rei de sodoma e gomorra (Gen 14.11)
- Nada pertencia a Abraão.
Fica claro que o Dizimo ensinado nas igrejas, é muitissimo diferente do ensinado nestes casos de Abraão, pois não onerou a renda do Patriarca, é no aspecto de tributo, e não era uma obrigacao sistemática, mas um fato isolado.
Agora Jaco, que era neto de Abraão, foi mais além pois se comprometeu de forma sistemática a dar o dizimo, mas nao foi uma determinacao Divina novamente, mas por que ele fez voto a Deus. (Gên 28:20/22), e se Deus nao atendesse seu pedido de voto, logo Jaco estava desobrigado ao pagamento do dízimo.
Logo após veio a Lei mosaica, Gênesis 28:20-22. Foi o mandamento do Senhor relatado por Moisés, aos filhos de Israel, neste caso é uma constituição divina.
Agora sim, começa a instituição divina.
1) Define-se a natureza dos dízimos, isto é sua constituição: produtos agropecuários, ou seja cereais, frutos e animais.
2) Mostra-nos sua finalidade: “santos são ao Senhor”, pois seriam separados para uma finalidade a ser estabelecida por Deus.
3) Concede-se liberdade para a remissão dos dízimos de produtos agrícolas, isto é o dizimo de determinado produto poderia ser trocado por outro que fosse da preferência do dizimista, ou seja se o dizimista produzisse apenas bananas e laranjas, e apreciasse mais laranjas que bananas podia remeter aos levitas um dízimo constituído de apenas bananas.
Em Deuteronomio 14.22-29 e 26.12-14, fica claro que anualmente, tinha que se recolher os dizimos ao tabernaculo e no terceiro ano (ano dos dizimos) seriam utilizados nas portas, ou seja na cidade ou na comunidade local.
Fica claro que somente os proprietarios de terras estariam obrigados a dar o dizimo.
Os dizimos eram produtos agropecuarios.
Na devolução dos dízimos era feito uma grande festa, que usufruiam dos mantimentos da casa do tesouro, o proprio dizimista até aos levitas e sacerdotes, bem como os órfãos, viúvas, peregrinos ou estrangeiros.
Desta forma se instituia ai uma união de todas as classes sociais, veja que o propósito do dizimo até aqui era de cunho recíproco.
Fica claro que o dizimo era Mantimento, E NÃO DINHEIRO, muito embora já naquela época, se cobrasse, em dinheiro ou metais preciosos, algumas taxas ou contribuições para implementação ou manutenção do tabernáculo (Êxodo 35:4-9; Levítico 24:1-4, 27:1-18; Números 3:40-51, 18:15-16, 31:28-30 e 48-54), mas para beneficio dos levitas ou sacerdotes, quer sob a forma de dízimos, ofertas, votos, holocaustos, sacrifícios, ou de coisas consagradas, exigia-se produtos agropecuários (Êxodo 29:28, 31-34; Levítico 6:1, 24-30; 7:6-21, 28-36; 23:29; Números 18:8-14, 18-19; e Deuteronômio 18:1-18).
Entre os israelitas existiam duas classes sociais, os latifundiarios os que tinham herdado terras, e os sem terra incluiam os levitas, sacerdotes, pobres, escravos e servos, os orfao e as viuvas, e ate os estrangeiros, ou seja ser levita nao era profissao, mas o dizimo era um instrumento de distribuicao de renda.
Era um instrumento social.
Os latifundiarios supriam as necessidades sociais, atraves do dizimo, porque estabelecia uma justica social, da classe forte financeiramente para os sem renda.
Agora o cavalo de ferro usado contra os cristãos, está em Malaquias.
Usa-se trechos da biblia de forma distorcida, para se arrecadar dizimos para fins altamente questionaveis.
A mensagem de Malaquias 3.8-10, era para os sacerdotes, e não para nós, como relata o contexto, Malaquias 2.1 " AGORA, ó sacerdotes, este mandamento é para vós. "
Nada tem a ver com os cristãos, mas sim com os sacerdotes infiéis.
Entretanto, mesmo que toda a nação estivesse roubando a Deus, não pagando dízimos, a responsabilidade ainda era dos sacerdotes conforme declarado no verso 8 do capítulo 2 : “Mas vós vos desviastes do caminho, a muitos fizestes tropeçar na lei”.
Malaquias pregava para os israelitas, e não para nós.
E tem outro detalhe os dizimos de malaquias são Alimentos, E NÃO DINHEIRO.
Outro problema que a igreja não é casa do tesouro, mas casa do tesouro era um Um compartimento na igreja, para guardar os alimentos arrecadados.
Malaquias 3.8 foi pregado para os SACERDOTES corruptos que roubavam a Deus, nada tem a ver com os fiéis.
É uma confusão muito grande, um principio a ser analisado é de fundamental importância : Para quem se destina aquela mensagem?
Não podemos tomar o que não é para nós, veja este exemplo :
Se aplicarmos o mesmo raciocínio para a ordem que Deus deu a Moisés logo, logo veremos alguns cristãos loucos conversando com pedras pois Deus lhe disse: “Fala à Rocha” (Números 20:8). É para nós este mandamento? Devemos sair por aí dialogando com os rochedos? Ou deveria alguém começar a construir uma arca só porque a Bíblia ordenou a Noé “Faze para ti uma arca de madeira” (Gênesis 6:14) ?
Quando Deus fala com Abraão é com Abraão. Quando Ele fala com Moisés é com Moisés. Com Noé, Noé. Com sacerdotes, sacerdotes. É claro que a Bíblia está repleta de grandes conselhos que os cristãos podem e devem tomar para si, mas precisamos submetê-los aos princípios de analise adequados.
Cada mensagem deve ser analisada a quem se destina.
Roubará o homem a Deus? Dinheiro não! Ninguém está roubando o dinheiro de Deus quando se abstém de dar para a igreja dez por cento de seus salários.
Os que adoram a Deus hoje o fazem em espírito e em verdade. Quem deixa de entregar à igreja dez por cento de sua renda não está cometendo nenhum furto.
- Não existe esta possibilidade!
Por exemplo um bem é meu, se eu nao der, estou roubando?
Roubar é subtrair do proximo algum bem, como eu subtrairei um coisa minha? Enquanto eu não der é meu, não faz o minimo sentido.
Roubar de alguém uma coisa que é minha.
O texto de Malaquias 3:8-10 foi completamente deturpado em seu propósito para se chegar a uma teologia tão distorcida.
A casa do tesouro estava sem mantimento porque era administrada por sacerdotes desonestos. A casa do tesouro, era um enorme compartimento do templo destinado à armazenagem da comida santa, passava por problemas administrativos.
- Malaquias então se levanta e envia uma dura mensagem ao clero judaico.
Roubar a Deus é deixar os órfãos, as viúvas e os pobres sem comida ( porque roubaram os frutos já adquiridos ).
Malaquias coloca estes criminosos no mesmo patamar dos feiticeiros e adúlteros. ( Mal. 3:5 ). Os dízimos do Senhor estavam sendo desviados das bocas destes excluídos para as “contas bancárias” dos sacerdotes corruptos.
Por isso a ordem: “Trazei todos os dízimos”. Uma boa parte não estava chegando ao templo e o Senhor dos Exércitos enviaria as maldições.
- DIZIMO NÃO ERA DINHEIRO, ERA MANTIMENTO.
Até aqui o leitor pode perceber a finalidade do dizimo, e o que era realmente o dizimo, o que é praticado atualmente é totalmente diferente do propósito inicial segundo o velho testamento.
************************
AGORA VAMOS ANALISAR O DIZIMO NO NOVO TESTAMENTO
Aqueles que pretendem defender o dízimo no Novo Testamento, ancoram-se em uma única passagem bíblica, a qual encontra-se em Mateus 23:23, e sua repetição em Lucas 11:42:
" Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas ".
Em primeiro lugar nós não somos fariseus.
- Deve se considerar que os fariseus ainda viviam sob a Velha Aliança e que certamente deviam ter como prática todas as ordenanças das leis mosaicas; o que temos aqui não se trata de elogio ao ato de dizimar a hortelã, o endro e o cominho, mas o que há aqui é uma enorme repreensão por não estarem praticando o principio fundamental da doutrina dos dízimos (“a saber, a justiça, a misericórdia e a fé”), isto é a justiça social estabelecida, ou seja a ajuda humanitária aos pobres, propiciada pelo antigo sistema.
“Então virá o levita pois nem parte nem herança têm contigo), o peregrino, o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda obra que as tuas mãos fizerem”.
Jesus não estava validando a aplicação desta doutrina em nossos dias, mas estava simplesmente realçando que o mais importante no antigo preceito não era a contribuição do dizimo, mas o resultado, isto é, em que se estava aplicando todos aqueles recursos, se para satisfazer privilégios de uma aristocracia dominante, ou para suprir as necessidades dos menos favorecidos.
Lucas 11.42 não é justificativa para se aplicar o dizimo, é uma reprensao aos fariseus hipocritas.
Até aqui não existe necessidade do recolhimento do dizimo na Nova Aliança, pois não estamos agora debaixo da Lei mas da Graça.
- ALGUM PADRE OU PASTOR JÁ SE PERGUNTOU POR QUE JESUS E SEUS 12 APÓSTOLOS NÃO PAGAVAM O DÍZIMO ???
Ora, Jesus e os discípulos não davam o dízimo, porque eles não eram proprietários de terras.
************************
PASSAGENS BÍBLICAS QUE NÃO DÃO RESPALDO A ENTREGAS DE BENS E SUSTENÇÃO DE OUTREM :
GÊNESES :
03:19 - "Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás."
II TESSALONICENSES
03:08 – 10 - "Nem comemos de graça o pão de ninguém, antes com labor e fadiga trabalhávamos noite e dia para não sermos pesados a nenhum de vós. Não porque não tivéssemos direito, mas para vos dar nós mesmos exemplo, para nos imitardes. Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos : Se alguém não quer trabalhar, também não coma."
************************
RESUMO DA ÓPERA : Só mesmo distorcendo as interpretações bíblicas é que esses canalhas travestidos de santos conseguem ENGANAR os ingênuos fiéis. CAMBADA! Um dia terão o que merecem!
Editado pela última vez por Benetton em 05 Nov 2009, 16:37, em um total de 4 vezes.
" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "
Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.
_________________
"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."
Autor Desconhecido.
- Fernando Silva
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Re: Porque devemos dar o dízimo
2 Coríntios 9:7
"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria".
"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria".
- Benetton
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Re: Porque devemos dar o dízimo
DÍZIMO NÃO É OBRIGAÇÃO - PARTE 1
DÍZIMO NÃO É OBRIGAÇÃO - PARTE 2
" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "
Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.
_________________
"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."
Autor Desconhecido.
Re: Porque devemos dar o dízimo
Benetton escreveu:RESUMO DA ÓPERA : Só mesmo distorcendo as interpretações bíblicas é que esses canalhas travestidos de santos conseguem ENGANAR os ingênuos fiéis. CAMBADA! Um dia terão o que merecem!
Deus te ouça.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
Re: Porque devemos dar o dízimo
Let me escreveu:Benetton escreveu:RESUMO DA ÓPERA : Só mesmo distorcendo as interpretações bíblicas é que esses canalhas travestidos de santos conseguem ENGANAR os ingênuos fiéis. CAMBADA! Um dia terão o que merecem!
Deus te ouça.
Que ridículo Benetton! Fazer uma acusação sem fundamento dessas. Prove que distorcem as interpretações biblicas? Como pode uma interpretação ser distorcida, se depende de INTERPRETAÇÃO.

"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

