O sentido da vida

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alter-ego
Gênero: Masculino

O sentido da vida

Mensagem por Alter-ego »

Desde o abrir da lona, durante toda a passagem da espécie humana pelo palco da existência, tem sido levantas proposições para discorrer sobre os mais diversos aspectos da vida humana, e do universo ao redor, com o qual a nossa vida se entrelaça.

Crer, não-crer, descrer. Amar, odiar, lutar, esperar, sofrer, vencer. Ser liberal, conservador, anacrônico, estatal-desenvolvimentista. Católico, protestante. Sunita, Xiita, Sufista. Espiritualista, materialista. Gnóstico, esotérico. Deísta, Agnóstico, ateu. Budista, hinduísta, Hare.

Jesus, Mohamed, Prometeu. Ghandi, Mandela, Luther-King. Adam, Marx, Gramsci. Nietzsche, Kant, Schoppenhauer, wittgenstein. Kundera, kafka, Harendt.

Céu, Inferno, Limbo, purgatório, renascer, reencarnar, aniquilamento.

Correr, pular, voar, ser livre! Liberdade? Verdade? Felicidade? Ah! Que vaidade!

E enquanto navegamos em idéias, pessoas, doutrinas, crenças, suposições e sentimentos, será alguém capaz de encontrar o sentido da vida?

Imagem
"Noite escura agora é manhã..."

emmmcri

Re: O sentido da vida

Mensagem por emmmcri »

Alter-ego escreveu:Desde o abrir da lona, durante toda a passagem da espécie humana pelo palco da existência, tem sido levantas proposições para discorrer sobre os mais diversos aspectos da vida humana, e do universo ao redor, com o qual a nossa vida se entrelaça.

Crer, não-crer, descrer. Amar, odiar, lutar, esperar, sofrer, vencer. Ser liberal, conservador, anacrônico, estatal-desenvolvimentista. Católico, protestante. Sunita, Xiita, Sufista. Espiritualista, materialista. Gnóstico, esotérico. Deísta, Agnóstico, ateu. Budista, hinduísta, Hare.

Jesus, Mohamed, Prometeu. Ghandi, Mandela, Luther-King. Adam, Marx, Gramsci. Nietzsche, Kant, Schoppenhauer, wittgenstein. Kundera, kafka, Harendt.

Céu, Inferno, Limbo, purgatório, renascer, reencarnar, aniquilamento.

Correr, pular, voar, ser livre! Liberdade? Verdade? Felicidade? Ah! Que vaidade!

E enquanto navegamos em idéias, pessoas, doutrinas, crenças, suposições e sentimentos, será alguém capaz de encontrar o sentido da vida?

Imagem

Jah ouvi de uma biologa ateia q para ela a vida nao precisava ter sentido.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: O sentido da vida

Mensagem por Aurelio Moraes »

Cada um dá o sentido que quer à vida.

emmmcri

Re: Re.: O sentido da vida

Mensagem por emmmcri »

Mr.Hammond escreveu:Cada um dá o sentido que quer à vida.

A pergunta acho q nao foi no sentido de sua resposta seu burraldo. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

Eu respondo o que eu quiser, sua mula bíblica! :emoticon12:
O tópico é sobre sentido da vida, então eu falo a minha opinião do jeito que eu quiser, seu estúpido! :emoticon12:

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

O sentido da vida é caminhar sobre a terra e deixar suas marcas nela.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Gon

Mensagem por Gon »

Perguntem aos Monty Phyton. Eles sabem...
Pensar doi...

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Igor, não seja chorão. Hoje eu estava falando de um assunto relacionado com umas amigas, não sobre o "sentido da vida" (uma questão que não faz sentido), mas sobre as necessidades da vida.

Uma delas, que é católica, estava endeusando o amor (católicos são mesmo românticos). E eu estava lhe explicando que o amor não é a vida, é apenas uma parte dela. Eu usei a pirâmide de Maslow para ilustrar a busca do ser humano pela satisfação, seja no aspecto religioso, profissional ou sentimental.

O "sentido" da vida ninguém sabe, mas o que faz com que valha a pena é vivê-la com sabedoria.
Editado pela última vez por Flavio Costa em 07 Fev 2006, 20:29, em um total de 1 vez.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Gon

Mensagem por Gon »

Eu sinceramente nao sei o que é pior: a vida ter um sentido, ou nao ter nenhum sentido. Se a vida tiver um sentido, entao nós nao passamos de meios para um fim. Sei lá... somos como a chave que vai abrir a porta. Se nao tiver sentido nenhum, entao estamos entregues á nossa sorte.

Se calhar nao haver sentido nenhum até é melhor, porque assim podemos criar o sentido que queremos. Ou podemos ver que as coisas pelo lado do amore. Nao faz sentido nenhum, mas ainda assim faz mais sentido do que qualquer filosofia do sentido...
Pensar doi...

Rina

Mensagem por Rina »

Do ponto de vista biológico, fisico, etc, a vida não precisa ter sentido mesmo. Mas mesmo sem ter, e até por não ter, nada impede que demos a ela um sentido. Como somos seres vivos, que de alguma forma interdependemos, agirmos com fraternidade, amor, respeito, amizade, é um caminho para dar sentido a vida.
ImagemImagem

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

O sentido da vida está, simplesmente, em aprender a estar em paz com o que é possível e a escolher possibilidades que inspirem e cooperem com a felicidade de outros.

Não há nenhum verdadeiro mistério nisso.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Acauan escreveu:O sentido da vida é caminhar sobre a terra e deixar suas marcas nela.

Flavio Costa escreveu:O sentido da vida ninguém sabe, mas o que faz com que valha a pena é vivê-la com sabedoria.

Duas frases que resumem exatamente o que eu penso. E além de vivê-la com sabedoria e deixar nossas marcas sobre a terra, o importante é aproveitar cada dia e que todas as experiências são válidas, elas nos dão a dimensão exata do nosso crescimento seja emocional, profissional, familiar e social.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Cris escreveu:
Acauan escreveu:O sentido da vida é caminhar sobre a terra e deixar suas marcas nela.

Flavio Costa escreveu:O sentido da vida ninguém sabe, mas o que faz com que valha a pena é vivê-la com sabedoria.

Duas frases que resumem exatamente o que eu penso. E além de vivê-la com sabedoria e deixar nossas marcas sobre a terra, o importante é aproveitar cada dia e que todas as experiências são válidas, elas nos dão a dimensão exata do nosso crescimento seja emocional, profissional, familiar e social.

:emoticon45:

É tão bom quando já escreveram por mim o que eu penso... :emoticon16:

Beijos
Imagem

Nadja
Contato:

Mensagem por Nadja »

Viver com sabedoria... deixar marcas sobre a terra...

São ideais até bonitinhos, mas mas nada que o princípio de realidade não derrube por terra.
Não apenas a razão, mas também a nossa consciência, se submetem ao nosso instinto mais forte, ao tirano que habita em nós.

Friedrich Nietzsche

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Nadja escreveu:São ideais até bonitinhos, mas mas nada que o princípio de realidade não derrube por terra.

E poderia fazer o favor de informar o que seria o suposto "princípio de realidade"?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Aurelio Moraes
Contato:

Gon escreveu:Perguntem aos Monty Phyton. Eles sabem...

De onde tu tiras estes apelidos, Miguell?

Luis Dantas
Contato:

Gon é um personagem de quadrinhos. Um dinossauro com jeito de filhote.
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

Luis Dantas
Contato:

Nadja escreveu:Viver com sabedoria... deixar marcas sobre a terra...

São ideais até bonitinhos, mas nada que o princípio de realidade não derrube por terra.

Além da pergunta do Flávio, quero fazer outra: em que você se baseia para afirmar que não é possível viver com (mais) sabedoria (do que se tenha anteriormente), ou que não se deixa marca alguma sobre a terra? :emoticon5:

Mr. Crowley
Contato:

Mensagem por Mr. Crowley »

e quem disse que há um sentido a ser encontrado?
Imagem

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

Satisfazer minhas vontades é o sentido que encontrei prá minha vida... todas outras coisas em mim são consequências de meus ansios lapidados!!!

Megas

Mensagem por Megas »

Não ha sentido para a vida.
Os seres vivos apareceram por acaso através de processos quimicos com materiais que estavam aqui por coincidencia.
Poderia nem ter se formado vida na Terra e ficar igual a o que Titã de Saturno é hoje.

A vida não apareceu com um propósito ou por vontade de alguem.

Não existe sentido para a vida.
Morando aqui nessa cidade enfrentamos muitos delinquentes
Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais
Imagem

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Sentido da vida ? Viver de forma plena, crescer, aprender sempre, interagir com alegria, construir, curtir aquele último segundo entre o acordado e dormindo, a sensação de se estar vivo e atuante.

Bjs

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Nadja escreveu:Viver com sabedoria... deixar marcas sobre a terra...

São ideais até bonitinhos, mas mas nada que o princípio de realidade não derrube por terra.

Não consigo imaginar uma descrição mais simples e direta da realidade que caminhar sobre a terra e deixar suas marcas nela.

Ou você flutua sobre o solo e o deixa incólume à sua passagem?
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Flavio Costa escreveu:E eu estava lhe explicando que o amor não é a vida, é apenas uma parte dela. Eu usei a pirâmide de Maslow para ilustrar a busca do ser humano pela satisfação, seja no aspecto religioso, profissional ou sentimental.

O que também revela um tremedo idealismo romântico, Flavio. Sobretudo quando se confronta as possibilidade de satisfação com a realidade.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Gon escreveu:Eu sinceramente nao sei o que é pior: a vida ter um sentido, ou nao ter nenhum sentido. Se a vida tiver um sentido, entao nós nao passamos de meios para um fim. Sei lá... somos como a chave que vai abrir a porta. Se nao tiver sentido nenhum, entao estamos entregues á nossa sorte.

Se calhar nao haver sentido nenhum até é melhor, porque assim podemos criar o sentido que queremos. Ou podemos ver que as coisas pelo lado do amore. Nao faz sentido nenhum, mas ainda assim faz mais sentido do que qualquer filosofia do sentido...

Aí! Gostei Mighellito! :emoticon1:

Trancado