CHICO BENTO XVI/VATICANO, QUER O DE CÉSAR E O SEU.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
carlo
Gênero: Masculino

CHICO BENTO XVI/VATICANO, QUER O DE CÉSAR E O SEU.

Mensagem por carlo »

Vaticano cobra de Dilma que preserve acordo bilateral sancionado por

Lula - politica - Estadao.com.br
Emissário da eleita, o petista Gilberto Carvalho tem encontro com representante do papa, em Roma, e entrega carta com pedido de \"trégua\" à Igreja após \"tensão\" eleitoral envolvendo a questão do aborto; petista e Bento XVI agendam encontro para 2012

Jamil Chade, de O Estado de S.Paulo

GENEBRA - O Vaticano cobra do novo governo de Dilma Rousseff um compromisso para que não reabra o acordo que rege as relações bilaterais e que foi alvo de muita polêmica. O assunto foi debatido ontem em uma reunião entre o secretário da Santa Sé para Relações com os Estados, Dominique Mamberti, e Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No mesmo encontro, fixou-se que Dilma fará uma viagem ao Vaticano em 2012 para se reunir com o papa Bento XVI. A visita já está sendo organizada pelo Palácio do Planalto e pela Santa Sé e faz parte da tentativa de se estabelecer uma "trégua" entre o Vaticano e Dilma depois das polêmicas entre Dilma e a Igreja durante a campanha eleitoral.

No contato com o emissário de Dilma, o Vaticano solicitou que o acordo feito com o governo brasileiro, conhecido como "concordata", entre em vigora partir do próximo mandato. O primeiro acordo proposto pela Igreja em 2007 falava na obrigatoriedade do ensino de religião em escolas públicas, acesso às reservas naturais para missionários e isenção de impostos.

O Itamaraty reduziu o acordo a uma mera declaração de boas relações entre a Santa Sé. A concordata já foi aprovada pelo governo Lula e pelo Congresso, mas esbarrou em um processo e está no Supremo Tribunal Federal. "Não acreditamos que isso ofereça um risco para sua entrada em vigor", garantiu Carvalho.

Trégua

Dilma decidiu na última quinta-feira aproveitar a ida de Carvalho a Roma para mandar um recado à Igreja de que seu governo não abrirá guerra contra a Santa Sé. Enviou por meio de Carvalho uma carta ao papa, pedindo que a Igreja "não recue" em relação ao Brasil, estabelecendo uma trégua e insistindo que o futuro governo conta com a Santa Sé para aplicar o seu projeto de erradicação da pobreza.

A carta, ainda mantida em sigilo até amanhã, quando será lida pelo Papa, pede sua bênção ao governo e assegura que a eleita quer diálogo com o Vaticano.

"O que nós queríamos e acho que conseguimos era limpar de uma vez por todas o mal estar da campanha eleitoral", admitiu Gilberto Carvalho.

Aborto

Nem na carta e nem durante a reunião foi tratada a questão do aborto. Mas, Carvalho admitiu que a campanha de Dilma viveu "momentos de grande tensão" diante dos comentários do Papa sobre o assunto, poucos dias antes do segundo turno.

Bento XVI, em uma reunião com bispos do Maranhão, condenou a descriminalização do aborto e da eutanásia e recomendou aos bispos brasileiros que emitissem "juízo moral" sobre essas questões, mesmo em "matérias políticas". Embora não tenha feito referência direta à eleição, o papa pediu aos bispos que orientassem os fiéis a usar o voto para a "promoção do bem comum".

"Não sabíamos que direção esses comentários tomariam", admitiu. Carvalho acusou "forças no Brasil" de terem influenciado o papa a fazer tais declarações e garantiu que para Dilma o assunto é "parte do passado".

Viagem

Do lado do Vaticano, Mamberti confirmou que o Brasil é de "importância fundamental" para a Santa Sé e que uma visita de Dilma já em 2011 ao Papa seria relevante para mostrar o compromisso na relação bilateral. Carvalho, porém, explicou que dificilmente a viagem poderia ocorrer em 2011.

"O primeiro ano é sempre um período para amarrar o governo", explicou o emissário. "A data que se trabalha é 2012 para a visita de Dilma", apontou.

"Minha principal mensagem e objetivo foi a de tranquilizar o Vaticano em relação ao que será o governo Dilma", disse ao Estado por telefone Carvalho, ao sair da reunião. Na conversa, ele informou que a eleita não tem intenção de rever o acordo com o Vaticano, mas ressaltou a necessidade de manter o caráter laico do Estado. "Não podemos esquecer que 22,5% da população brasileira é composta de evangélicos." Segundo Carvalho, "não haverá diferença qualitativa entre o governo Dilma e o governo de Lula em relação à Igreja".

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Em 2011 a Dilma, irá mandar para o encontro com o Papa, o padim padre Çerra.
Ele usou isto ae da foto para crescer em uma eleição.

Imagem

Guarda do papa posa para foto no Vaticano.
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: CHICO BENTO XVI/VATICANO, QUER O DE CÉSAR E O SEU.

Mensagem por Fernando Silva »

Imagem

Imagem

Imagem

carlo

Mensagem por carlo »

Por willian

O acordo bilateral Brasil-Vaticano foi uma das piores coisas do governo Lula. Depois de ver que em muitos aspectos acordos feriam a constituição o governo recuou.

A insistência do ensino religioso confessional nas escolas é um verdadeiro absurdo. Fere totalmente o estado laico.

Na minha opinião o Vaticano quer frear a perda de membros por esses acordos do Brasil colônia. O ensino religioso deve ser para educação para a diversidade religiosa e de opinião.

Como teólogo tenho acompanhado um pouco a discussão sobre Ensino Religioso e muito tem se andando em direção a Ciências da Religião. Inicialmente é o melhor caminho do ponto de vista constitucional.

Embora também entenda que as Ciências da Religião só descreve a religião ou fenômeno religioso, portanto não tem condições de ensinar valores das diversas religiões.

Mas deixando essa discussão de lado, entendo que não há necessidade de fazer acordos com o Vaticano, pois inevitavelmente o negócio tomará contornos religiosos. E aí está o grande problema.

O Papa não abandona os dogmas tradicionais da Igreja contra a descriminalização do aborto, preservativo e anticoncepcionais, a questão das relações homoafetivas e outros. Em todos os países da Europa a Igreja Católica provoca entraves na discussão acerca destes temas.
Imagem

carlo

Mensagem por carlo »

Imagem

O PADIM PADRE ÇERRA, TEM TANTA INTIMIDADE COM OS RITUAIS DA FÉ, QUE NÃO SABE QUE EM IMAGENS DE SANTA(OS), OS FIEIS BEIJAM SÃO OS PÉS. CRUZES!!!! OLHEM O ÂNGULO.

Imagem

UM BEIJÃO NA SANTA, POR OUTRO ÂNGULO.
Imagem

Rapidfire

Mensagem por Rapidfire »

Agora quero ver o que os crentes que apoiaram a Dilma exigirão. O Malafaia ficou chupando o dedo.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Eu quero que toda esta gente que votou em quem se amiga com bandidos e religiosos se exploda daqui pra frente. Danem-se todos! Quem ganhou foi a Dilma e seus cumparsas! O Serra tá morto e enterrado! Tu quoques não adiantam mais nada! Ferrem-se!
Imagem

Judas

Mensagem por Judas »

Pior é que sobra pra quem não votou nessa gente.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

carlo

Mensagem por carlo »

Rapidfire escreveu:Agora quero ver o que os crentes que apoiaram a Dilma exigirão. O Malafaia ficou chupando o dedo.

Tá difícil advinhar cara. O Romildo Rodrigues Soares já tem rádio e tv, quem sera que concedeu hein? O Pedir mais cedo também tem tudo isto e de lambuja tem um monte de jornais. Mala do malafaia SIFU e não vai levar nadica de nada. Ministério o Pedir mais cedo já tem. Só se o resto da cambada querer tbm ministérios, o que será uma lástima.
Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:Pior é que sobra pra quem não votou nessa gente.

É sempre assim. A gente se fode por causa dos que endossam a estupidez. Fazer o quê? Dar força e se amigar não vou mesmo! Agora tudo o que acontecer de errado tenho triplo motivo pra culpar os reais culpados. Mas pode acreditar: a desfaçatez de uns e outros que não dobram o rabo de jeito algum, que ainda vão tentar se fazer de amiguinhos, quer ver? É foda esta corja. Não contem comigo!
Imagem

Rapidfire

Mensagem por Rapidfire »

carlo escreveu:
Rapidfire escreveu:Agora quero ver o que os crentes que apoiaram a Dilma exigirão. O Malafaia ficou chupando o dedo.

Tá difícil advinhar cara. O Romildo Rodrigues Soares já tem rádio e tv, quem sera que concedeu hein? O Pedir mais cedo também tem tudo isto e de lambuja tem um monte de jornais. Mala do malafaia SIFU e não vai levar nadica de nada. Ministério o Pedir mais cedo já tem. Só se o resto da cambada querer tbm ministérios, o que será uma lástima.

Acho que vai rolar ainda mais isenção fiscal. Já tão querendo ater usar dinheiro do FGTS.

O Edir quer continuar com as costas quentes.
"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)

Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.

carlo

Mensagem por carlo »

Rapidfire escreveu:
carlo escreveu:

Acho que vai rolar ainda mais isenção fiscal. Já tão querendo ater usar dinheiro do FGTS.

O Edir quer continuar com as costas quentes.

Eu acho que a crentaiada tem limites no balcão. os poderosos mesmos são outros:

Imagem

Imagem

Trancado