A direita se esbaldando

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Kissinger

A direita se esbaldando

Mensagem por Kissinger »

http://soaressilva.wunderblogs.com/archives/021064.html

A Folha hoje publicou um texto sobre, aparentemente, o súbito e assustador surgimento de pessoas que não são de esquerda. Começa assim:

De repente passou a ser bacana o sujeito, numa festa ou numa mesa de bar, rodopiar a taça de vinho e desfilar frases do tipo "essa canalha bolchevique do PT não sabe nem falar português", seguidas de elogios à atuação de George W. Bush no Iraque ou de incursões "teóricas" das quais a principal lição a ser retirada é que só é pobre quem quer.

Pulando a parte de "rodopiar a taça de vinho" (por que não dizer "rebolando languidamente"?), e pulando o mau estilo também ("desfilar frases", etc), esse direitista hipotético não tem muita graça nem estilo, pelo que eu reclamo. Mas a parte que me chama atenção é o "não sabe nem falar português".

O repórter não tem pai nem mãe? Não tem um tio Jurandir? O tio Jurandir dele nunca mencionou, rindo, o fato de que Lula não sabe nem falar português? Porque o meu vive mencionando. Pela minha experiência, todo mundo normal diz isso. Seus pais, seus irmãos, o taxista, e tal. Todo mundo normal, com a exceção de professores de cursinho, que não são normais, ué, e gente que usa boina.

Esse é um dos problemas das esquerdas, daqui e de toda parte: o isolamento completo em que vivem. O repórter consegue estranhar que existam pessoas que façam piada do português canhestrinho de Lula, como se nunca tivesse ouvido os próprios pais e tios fazendo a mesma coisa. Será que a família dele é tão diferente da minha? São todos de esquerda? Meu Deus, até os meus amigos de esquerda riem dos erros do Lula. Mas o repórter parece que atribui historicamente a noção de que essas coisas são engraçadas a Diogo Mainardi, circa 2004.

"Agora é bacana" rir de erros de gramática. C´est le bordel! Se não impedirmos esses direitecas, logo vão estar rindo de gente que tropeça quando anda, de fanhos e de gente gaguinha e coisas assim.

Adiante. Pulando a parte do "teórico" entre aspas e da redução do pensamento de Hayek, Mises e Friedman a "só é pobre quem quer", que são umas infantilidades um tanto abaixo da minha crítica adultinha e seriona, o que principalmente me chama a atenção no texto todo é como a esquerda fica espantada com a simples existência de pessoas de direita. Sério.

Eu, por exemplo, sei que existem pessoas de esquerda. Juro, eu sei. Sei disso mais ou menos desde criança - até porque, como todo mundo, fui criado por professores de OSPB que faziam aspas com os dedos quando diziam "democracia", e professores de história que achavam que o Paraguai antes da guerra era, sei lá, Nárnia, com Solano Lopez como Aslan. Não escreveria um texto para dizer que existem pessoas de esquerda. Mas a Folha escreve um pra dizer que existem pessoas de direita. E depois diz isso:

Cada vez mais à vontade no país que se seguiu à estabilização monetária e, principalmente, ao tombo ético da administração petista, uma nova direita esbalda-se no Brasil de Luiz Inácio Lula da Silva.

Esse "mais à vontade" chega a dar raiva desses direitistas, hein? Eles ficam se esbaldando aí. Não pode, não pode. Tipo, eles escrevem textos em jornais e revistas, têm blogs, falam suas opiniões durante festas... Se deixar eles vão acabar achando que são uma corrente legítima de pensamento ou coisa assim.

Lê mais:

Antes "oprimida" pela hegemonia cultural de esquerda -vigente no país desde pelo menos a década de 60-, a nova direita foi crescendo em desembaraço e afetação...

Vamos pular o "oprimida" entre aspas (está citando quem? é paráfrase?) e agradecer o simples fato de que todo esse trecho depois de "pela" não está entre aspas. A "hegemonia cultural de esquerda", diz o repórter, não citando ningém ainda mas, pelo contrário, reconhecendo por si mesmo, é "vigente no país desde pelo menos a década de 60". Thank you! Era só isso que eu queria ouvir desde, sei lá, anos.

Sério, meu Deus. Existem pessoas de direita. Vão se acostumando com isso. E se vamos falar disso, seria bom tocar pelo menos de leve na existência de Burke, Bastiat, Hayek, Mises, Oakeshott, Kirk, T.S.Eliot, Paul Johnson, Roger Scruton, Rothbard - e talvez até uma menção en passant (rodopiando uma taça de vinho, por assim dizer) a Roger Kimball, hein? E aproveitar para fazer alguma menção às correntes diferentes dentro da direita? Eu sei que é só um texto de jornal, mas não dá para reduzir a existência da direita a uns brasileiros que resolveram ser chatos e não gostar do Lula. É, like, tipo assim, uma tradição intelectual do ocidente - como a esquerda, só que com melhor estilo.

Posted by Alexandre S. at fevereiro 15, 2006 12:38 PM

Perseus

Re.: A direita se esbaldando

Mensagem por Perseus »

O engraçado, é que Lula abandonou a esquerda a muito tempo atrás, com a "Carta aos Brasileiros".

Depois que pagou a divida com os filhos da puta do FMI então... A direita soltou fogos.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Kissinger

Re: Re.: A direita se esbaldando

Mensagem por Kissinger »

Perseus escreveu:O engraçado, é que Lula abandonou a esquerda a muito tempo atrás, com a "Carta aos Brasileiros".

Depois que pagou a divida com os filhos da puta do FMI então... A direita soltou fogos.

Abandonou a esquerda onde? O governo Lulla é a cara da esquerda, corrupta e autoritária. E são os petistas quem estão soltando fogos e ainda por cima usarão como propaganda eleitoral o caso da "quitação" da dívida com o fundo.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Um governo de esquerda que mantem superávit fiscal, paga divídas com o FMI e gasta muito mais com credores do que com programas sociais?

É engraçado, porque essa cultura golpista e sem vergonha, herdada de gente da laia de Carlos Lacerda, é a cara da direita.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Kissinger escreveu:
Perseus escreveu:O engraçado, é que Lula abandonou a esquerda a muito tempo atrás, com a "Carta aos Brasileiros".

Abandonou a esquerda onde? O governo Lulla é a cara da esquerda, corrupta e autoritária. E são os petistas quem estão soltando fogos e ainda por cima usarão como propaganda eleitoral o caso da "quitação" da dívida com o fundo.

Um governo que se diria de esquerda no Brasil, independente disto ser correto ou não, rapidamente trabalharia em prol da estatização de empresas, redução do abismo entre ricos e pobres e quiçá, senão negociar novos prazos, deixaria de pagar a dívida externa.

A única esquerda desse governo é a figura de Lula, que não deixa de ser uma peça de retórica.

Liquid Snake

Mensagem por Liquid Snake »

Perseus escreveu:Um governo de esquerda que mantem superávit fiscal

Política keynesiana, de esquerda.

Perseus escreveu:paga divídas com o FMI

Ué? Você quer o que? Dar o calote? Os poderosos da esquerda brasileira não são tão estúpidos assim, como seus primos argentinos que o fizeram e se deram mal, quebrando de vez o país e perdendo o poder.

Perseus escreveu:e gasta muito mais com credores do que com programas sociais?

Gasta mais? Você tem os números para podermos ver?

Perseus escreveu:É engraçado, porque essa cultura golpista e sem vergonha, herdada de gente da laia de Carlos Lacerda, é a cara da direita.

Carlos Lacerda, esquerdista nato, cabeça chave da Frente Ampla que lutou contra o governo militar. A cultura golpista é intrínseca a esquerda, que sempre liderou golpes contra governos estabelecidos para gerar suas ditaduras genocidas habituais.
Imagem

"O Brasil me parece ser o único País do mundo onde ser de esquerda ainda dá uma conotação de prestígio." (Roberto Campos, 1993)

"How do you tell a Communist? Well, it's someone who reads Marx and Lenin. And how do you tell an anti-Communist? It's someone who understands Marx and Lenin." - Ronald Reagan

No Brasil, os notáveis o são pela estupidez.

Liquid Snake

Samael escreveu:
Kissinger escreveu:

Um governo que se diria de esquerda no Brasil, independente disto ser correto ou não, rapidamente trabalharia em prol da estatização de empresas, redução do abismo entre ricos e pobres e quiçá, senão negociar novos prazos, deixaria de pagar a dívida externa.

A única esquerda desse governo é a figura de Lula, que não deixa de ser uma peça de retórica.

O que seria isso?

http://www.pt.org.br/site/assets/jornal_pt_noticias.pdf
Imagem

"O Brasil me parece ser o único País do mundo onde ser de esquerda ainda dá uma conotação de prestígio." (Roberto Campos, 1993)

"How do you tell a Communist? Well, it's someone who reads Marx and Lenin. And how do you tell an anti-Communist? It's someone who understands Marx and Lenin." - Ronald Reagan

Botanico

Mensagem por Botanico »

Liquid Snake escreveu:
Perseus escreveu:Um governo de esquerda que mantem superávit fiscal

Política keynesiana, de esquerda.
Na verdade esse fato não tem nada ver com ser de esquerda ou direita. Vários governos de direita, sobretudo os militares recentes, praticavam a total irresponsabilidade de detonar os recursos com obras faraônicas, caras e desnecessárias e com gastos demagogos para fazerem felizes os caciques que apoiavam o governo. A manutenção do superávit primário evita essa tolice. Ao menos nisso o governo Lula está certo.

Perseus escreveu:paga divídas com o FMI

Ué? Você quer o que? Dar o calote? Os poderosos da esquerda brasileira não são tão estúpidos assim, como seus primos argentinos que o fizeram e se deram mal, quebrando de vez o país e perdendo o poder.
Bom, entra aqui a mediocridade lulista de nem ao menos questionar aquele tal de risco país. Exceto no governo Sarney, depois que este detonou tudo o que o Brasil tinha de dinheiro para sustentar o eleitoeiro Plano Cruzado, resolveu decretar moratória, o Brasil tem pago corretamente os seus compromisso. No entanto, a nota de risco Brasil é mais alta do que a da Argentina. Vai entender esse cálculo. Que se pague as dívidas, é o certo a fazer, mas só que o medíocre Palocci faz essa política de juros altíssimos, que nada mais faz do que produzir mais dívida. A Dilma estava certíssima em dizer que assim só se enxuga gelo. Porém, no governo Lula, se um ministro tiver coragem de manter sua posição, aí dança. Lula e Palocci só querem saber de gente de diga muuu! Cristóvão Buarque ficou puto da vida quando conseguia que projetos e verbas eram acertadas e aprovadas, mas na hora da liberação, aí vinha a negativa de Palocci, pois precisava tranquilizar os credores... Chiou horrores e foi pro olho da rua. Assim é o Lula

Perseus escreveu:e gasta muito mais com credores do que com programas sociais?

Gasta mais? Você tem os números para podermos ver?
Ô se tem. Com juros se gasta 180 bilhões de reais por ano (para beneficiar cerca de 20.000 famílias muito ricas) e para o Fome Zero, gasta-se só 7 bi para umas 5 milhões de famílias. A diferença é gritante, não acha?

Perseus escreveu:É engraçado, porque essa cultura golpista e sem vergonha, herdada de gente da laia de Carlos Lacerda, é a cara da direita.

Carlos Lacerda, esquerdista nato, cabeça chave da Frente Ampla que lutou contra o governo militar. A cultura golpista é intrínseca a esquerda, que sempre liderou golpes contra governos estabelecidos para gerar suas ditaduras genocidas habituais.
Esse cara está mais por fora que asa de penico. Lacerda, aos vinte anos até deu uma de comunistóide, mas a partir dos 25 ficou um direitista roxo, lutando contra Getúlio e integrando a UDN (anti-getulista). Quando o cretino do Jânio condecorou Guevara, lá saiu ele às ruas gritando que o Jânio ia botar o comunismo no Brasil. E quando o Jango falou em reforma agrária, fez a mesma coisa. Quando os milicos deram o golpe de 64 e liquidou com qualquer pretensão eleitoeira que Lacerda tinha (ele queria ser governador da Guanabara), aí então ele dediciu engolir o sapo dendrobrata e se aliou aos esquerdistas na Frente Ampla, mas para variar, não deu em nada.
É isso.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Liquid Snake escreveu:Carlos Lacerda, esquerdista nato, cabeça chave da Frente Ampla que lutou contra o governo militar. A cultura golpista é intrínseca a esquerda, que sempre liderou golpes contra governos estabelecidos para gerar suas ditaduras genocidas habituais.

Carlos Lacerda ESQUERDISTA?????

Puta que pariu! De todas as merdas que eu ja ouvi as olavetes falarem, nessa você se superou! Pqp!

Eu nem vou responder essa idiotice agora pq vai que eu me esqueço de colocar todos os fatos na refutação devido a exaltação perante uma afirmação tão cretina...
Mais tarde eu refuto.

E você vai precisar de um livro de história. De um bom livro de história.

Meu deus do céu... se deixar daqui a pouco as olavetes vão dizer que Hitler era de esquerda e que o Carlos Heitor Cony é comunista..
Editado pela última vez por Perseus em 19 Fev 2006, 21:55, em um total de 2 vezes.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Perseus escreveu:Um governo de esquerda que mantem superávit fiscal.

Uma diferença importante, nem sempre citada, de que o governo (este ou os anteriores) não apresentou até o momento superávit fiscal e sim superávit fiscal primário.

O superávit fiscal primário não contabiliza os pagamentos de juros e amortizações da dívida interna e externa.
Como é sabido por todos que o pagamento destes encargos tem um peso enorme no orçamento federal, excluí-lo da conta torna o superávit fiscal primário antes um número para propaganda do que um resultado econômico positivo, uma vez que mesmo apresentando superávit primário o Estado brasileiro continua deficitário e o déficit aumenta ano a ano.
Editado pela última vez por Acauan em 19 Fev 2006, 21:59, em um total de 1 vez.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Perseus escreveu:
Liquid Snake escreveu:Carlos Lacerda, esquerdista nato, cabeça chave da Frente Ampla que lutou contra o governo militar. A cultura golpista é intrínseca a esquerda, que sempre liderou golpes contra governos estabelecidos para gerar suas ditaduras genocidas habituais.

Carlos Lacerda ESQUERDISTA

Puta que pariu! De todas as merdas que eu ja ouvi as olavetes falarem, nessa você se superou! Pqp!

Eu nem vou responder essa idiotice agora pq vai que eu me esqueço de colocar todos os fatos na refutação devido a exaltação perante uma afirmação tão cretina...
Mais tarde eu refuto.

Eu já ignorei. Não sei porque você ainda se dá ao trabalho, cara.

A situação é bem simples: teça alguma definição arbitrária para o que vem a ser esquerda e direita, colocando na esquerda todos os atributos mais repugnantes segundo a moral vigente e na direita tudo aquilo que você politicamente defende.

Simples assim.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Samael escreveu:Eu já ignorei. Não sei porque você ainda se dá ao trabalho, cara.

A situação é bem simples: teça alguma definição arbitrária para o que vem a ser esquerda e direita, colocando na esquerda todos os atributos mais repugnantes segundo a moral vigente e na direita tudo aquilo que você politicamente defende.

Simples assim.

Pois é cara, eu jamais imaginei que a religião Olavista fosse capaz de causar tantas sequerlas mentais no elemento, a ponto do neguinho falar que o Carlos Lacerda era de esquerda!

Perseus

Mensagem por Perseus »

Acauan escreveu:
Perseus escreveu:Um governo de esquerda que mantem superávit fiscal.

É importante lembrar uma diferença importante, nem sempre citada, de que o governo (este ou os anteriores) não apresentou até o momento superávit fiscal e sim superávit fiscal primário.

O superávit fiscal primário não contabiliza os pagamentos de juros e amortizações da dívida interna e externa.
Como é sabido por todos que o pagamento destes encargos tem um peso enorme no orçamento federal, excluí-lo da conta torna o superávit fiscal primário antes um número para propaganda do que um resultado econômico positivo, uma vez que mesmo apresentando superávit primário o Estado brasileiro continua deficitário e o déficit aumenta ano a ano.

É verdade. Bem lembrado Acauan.

Mas em minha citação ali no quote, me referia principalmente ao pagamento de juros aos pouquissimos milhares sortudos e felizardos, abastados de grana distribuida que nem agua por nosso governo de direita.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Eu sabia que o Liquid não era la muito esperto, principalmente quando o assunto é história.

Mas não imaginava que fosse tão toupeira a ponto de afirmar que Carlos Lacerda (ídolo do Poindexter inclusive) fosse de esquerda...

Ah se eu achar a menssagem em que o PD praticamente da o rabo pra esse sujeito...
"Uau! O Brasil é grande"

Jack Torrance
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Perseus escreveu:Ah se eu achar a menssagem em que o PD praticamente da o rabo pra esse sujeito...

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Perseus escreveu:É verdade. Bem lembrado Acauan.

Mas em minha citação ali no quote, me referia principalmente ao pagamento de juros aos pouquissimos milhares sortudos e felizardos, abastados de grana distribuida que nem agua por nosso governo de direita.

A maioria dos partidos socialistas atuais evitam confrontar as regras básicas da economia, como não gastar mais do que arrecada.
Os socialistas governam a Espanha seguindo este princípio e tudo indica que farão o mesmo no Chile.

Só dinossauros ideológicos como Chavez e Morales insistem, contraditoriamente, em desafiar a História.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Perseus

Mensagem por Perseus »

De certo.

É possível sim diminuírmos os gastos em função do que arrecadamos.

Mas não acho que HOJE esse seja o nosso principal problema.
O problema é realmente saber gastar bem o dinheiro.
"Uau! O Brasil é grande"

Liquid Snake

Perseus escreveu:

Carlos Lacerda ESQUERDISTA?????

Mais tarde eu refuto.

Como você é café-com-leite, não pegarei pesado. {Alterado por Cláudio - Violação regras do fórum}. Por isso lhe desculparei por não saber o significado da palavra nato. Mais ainda: Como também sei que nas escolas brasileiras se ensina apenas História alternativa com ênfase em marxismo, não levarei em conta o fato de você desconhecer completamente qual foi a ideologia base de Carlos Lacerda durante sua formação intelectual.

Como sei que você está {Alterado por Cláudio - Violação regras do fórum}, quando é comum todo {Alterado por Cláudio - Violação regras do fórum}revoltadinho e agressivo, ignorarei suas ofensas e malcriações.

Meu deus do céu... se deixar daqui a pouco {Alterado por Cláudio - Violação regras do fórum}vão dizer que Hitler era de esquerda e que o Carlos Heitor Cony é comunista..

Quando você crescer, aprenderá que são. Tenha paciência, jovem Skywalker.
Imagem

Perseus

Mensagem por Perseus »

{Alterado por Cláudio - Violação regras do fórum}

Vou começar com uma pergunta simples, que qualquer mula de tênis responde: Você pode citar 2 ou 3 nomes de politicos dos anos 90 que foram do partidinho de merda do golpista Lacerda?

Vou ser bonzinho e até lhe apontar o nicho em que deve procurar os nomes: Severino Cavalcanti.
Que tal? Severino Cavalcanti é de esquerda também?

Se não souber, avise.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Kissinger escreveu:

Não liga não, Kissinger. É frequente neste fórum a difusão de mensagens de baixo nível. Como a moderação faz de tudo para não expulsar ninguém, problemas como esse vão se perpetuando...
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Poindexter

Samael escreveu:Um governo que se diria de esquerda no Brasil, independente disto ser correto ou não, rapidamente trabalharia em prol da estatização de empresas, redução do abismo entre ricos e pobres e quiçá, senão negociar novos prazos, deixaria de pagar a dívida externa.

Para mim, isso não é "esquerda", mas sim "esquerda radical". Esquerda é um Tony Blair, por exemplo.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Poindexter

Acauan escreveu:Uma diferença importante, nem sempre citada, de que o governo (este ou os anteriores) não apresentou até o momento superávit fiscal e sim superávit fiscal primário.

Pô, Acauan... com essa dureza toda você destrói muito cruelmente os sonhos do rapaz...

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Poindexter escreveu:
Samael escreveu:Um governo que se diria de esquerda no Brasil, independente disto ser correto ou não, rapidamente trabalharia em prol da estatização de empresas, redução do abismo entre ricos e pobres e quiçá, senão negociar novos prazos, deixaria de pagar a dívida externa.

Para mim, isso não é "esquerda", mas sim "esquerda radical". Esquerda é um Tony Blair, por exemplo.

Um social democrata, não? Eu, inclusive, tinha muito apreço por ele até a Guerra do Iraque...

Poindexter

Liquid Snake escreveu:
Perseus escreveu:Carlos Lacerda ESQUERDISTA?????

Mais tarde eu refuto.

Como você é café-com-leite, não pegarei pesado. Sei que em casa de analfabetos raramente existem dicionários. Por isso lhe desculparei por não saber o significado da palavra nato. Mais ainda: Como também sei que nas escolas brasileiras se ensina apenas História alternativa com ênfase em marxismo, não levarei em conta o fato de você desconhecer completamente qual foi a ideologia base de Carlos Lacerda durante sua formação intelectual.

Como sei que você está passando pela fase adolescente, quando é comum todo adolescente ser revoltadinho e agressivo, ignorarei suas ofensas e malcriações.

Obrigado por ter pegado leve com ele, LS. Sei lá, tô num momento de extrema pena do rapaz. É bem o que você disse, mesmo: ele pode não ter tido tempo de conhecer a trajetória de Carlos Lacerda, e, ainda mais com o marxismo dominando o ensino de Humanas no país, ainda podem ter feito ele de otário vendendo para ele a idéia de que as versões de extrema esquerda dos fatos consistem nas versões "imparciais" dos mesmos.

Para Samael e LS, esses sim Jedis: não tô dizendo que Lacerda sempre foi de esquerda. Ele, de fato, apresentou-se como direitista e esquerdista dependendo do discurso que propunha e da situação vigente.

Foi golpista em 1951 e 1955? Foi. Era de direita na época? Era. Foi iniciado no golpismo pela direita? NÃO. (1935 foi uma tentativa COMUNISTA de golpe, no período em que Lacerda era COMUNISTA).

Dá para responsabilizar unicamente o comunismo pelo fato de Lacerda ter sido golpista em 1951 e 1955? NÃO.

Seu partido, a UDN, sempre foi "de direita"? NÃO NECESSARIAMENTE. Em 1946, simplesmente consistia em um depósito de políticos anti-getulistas. Até comunista tinha.

A emenda à criação da Petrobrás que criou o MONOPÓLIO ESTATAL DO PETRÓLEO foi de autoria de:

BILAC PINTO (UDN).

Pergunta hipotética I: "A emenda original da criação da Petrobrás não contou com a malandragem de Getúlio para pegar algum udenista "no contrapé"?"

PODE TER SIDO, MAS TAMBÉM PODE NÃO TER SIDO. NÃO HÁ PROVAS PARA NENHUMA AS DUAS HIPÓTESES.

Pergunta hipotética II: "Ah, mas em 1963 a UDN já era "A DIREITA", não"?

NÃO. Sua parcela Bossa Nova evidencia isso.

Em 30/03/1964, Lacerda era opção à direita? ERA.

Em 31/03/1964, Lacerda foi golpista? DEPENDE SE SE CONSIDERA O OCORRIDO NAQUELE DIA COMO UMA REVOLUÇÃO OU UM GOLPE DE ESTADO.

Em 15/04/1964, Lacerda era opção à direita? DIFÍCIL DIZER.

Em 1968, Lacerda era opção à direita? DEPENDE SE VOCÊ PROCURA DIREITISMO NA CANETA COM A QUAL COSTA E SILVA IRIA ASSINAR EM DEZEMBRO O AI-5 OU NA POLÍTICA ECONÔMICA RECÉM INICIADA POR DELFIM NETTO.

Pondere-se, logicamente, a presença de JK e Jango na Frente Ampla (tautologia: era ampla justamente porque juntava o "grande" de cada partido dissolvido pelo AI-3).

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Poindexter

Samael escreveu:Um social democrata, não? Eu, inclusive, tinha muito apreço por ele até a Guerra do Iraque...

Meio que os "sociais democratas" estão sendo, na prática, a "esquerda standard" na Europa...

Com relação à Guerra do Iraque... provaram algo do tipo "ele saber que não havia as tais armas" ou algo parecido? Não tô bem lembrado agora de como foi a estória de "tornar o relatório mais "sexy""...

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Trancado