Carta Aberta aos Cidadãos Brasileiros

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Carmen

Carta Aberta aos Cidadãos Brasileiros

Mensagem por Carmen »

CARTA ABERTA AOS CIDADÃOS BRASILEIROS

ONGs pedem socorro para conter a farra do boi em SC

A Quaresma e a Páscoa são períodos do ano amaldiçoados pelos protetores de
animais em Santa Catarina, pois é nessa época que ocorre com maior
freqüência a famigerada "farra do boi". Essa prática especista, covarde e
violenta se constitui na soltura de um ou mais bois - na falta destes
usam-se novilhos(as), bezerrões ou cavalos -, que são perseguidos por
dezenas, às vezes uma centena de pessoas, sendo que a maior parte dos
adultos que dela participam estão totalmente embriagados. É uma cena
realmente deprimente. Embora a "farra do boi" tenha sido expressamente
proibida por meio de Recurso Extraordinário, por força de acórdão do Supremo
Tribunal Federal, na Ação Civil Pública de nº023.89.030082-0, e prevista
como crime pela Lei 9.605/98, muitos
setores da sociedade catarinense defendem a manutenção dessa prática como
parte de uma "tradição cultural".

Polícia para quem precisa...

Estamos cansados de chamar a polícia para o cumprimento da lei e ela não
fazer nada. Afirma que está indo para o local e nunca chega, provavelmente
porque deseja evitar conflitos pessoais com vizinhos ou parentes farristas.
Alega também falta de viaturas ou que há questões mais importantes para
resolver, como perseguir bandidos. Mas, recentemente, não faltou à polícia
viaturas ou contingente para reprimir violentamente um protesto contra o
aumento nas tarifas de ônibus em Florianópolis, do qual várias pessoas
saíram feridas.

Morrer e matar de fome, de raiva e de sede...

Os maus políticos também estimulam a "farra" dando bois de presente aos
farristas em troca de votos. Tais políticos são os mesmos que votam pelo
aumento de passagens, pela ocupação urbana desenfreada, pela destruição do
meio ambiente. Destroem a vida dos farristas e lhes dão bois para expiar
seus pecados, bois para pagar pelo exercício de seus "podres poderes".

Apologia ao crime

Há menos de um mês um jornalista manifestou em sua coluna, num jornal de
ampla circulação, o desejo de assistir a uma farra. Quanta deseducação! Mas
pior mesmo foi o diretor de marketing da Santur ter declarado publicamente
ser a favor da "farra" e que - pasmem! - esta poderia se constituir numa
atração turística! Este último já foi notificado judicialmente pela
Procuradoria da República em Santa Catarina e deverá ser processado por
apologia ao crime.

"Ignorância culta"

Também alguns professores universitários, sobretudo das áreas de
Antropologia e História, defendem publicamente a "farra do boi" como
tradição cultural. Além de paternalista e demagógica, tal postura expressa
uma visão de ciência reducionista, pois não vêem seus defensores que estão
justificando tal prática tomando como parâmetro o paradigma especista e
antropocêntrico que domina nossa cultura e, é claro, suas áreas de
conhecimento. Imersos nessa racionalidade antropocêntrica, esquecem-se esses
doutores e doutoras de que aquele mesmo paradigma, responsável pela
destruição das condições de vida no planeta, é apenas uma visão de mundo,
uma razão, entre tantas outras. E se esquecem, sobretudo, de que o problema
da razão é que por meio dela é possível justificar qualquer coisa, menos o
seu próprio fundamento. A ciência deve questionar seus pressupostos
filosóficos, rever suas "verdades" e redefinir as metáforas sobre as quais
se ergue seu corpo de conhecimento. Caso contrário, não será ciência, mas
fundamentalismo.

Panis et circensis! Precisamos de qualquer cultura?

A "farra do boi" é uma prática moralmente indefensável que estimula a
violência e a covardia, pois submete seres sencientes ao sofrimento físico e
psicológico. Mesmo quando não é severamente ferido ou mutilado, como ocorre
na esmagadora maioria dos casos, o pobre animal, em sofrimento psicológico,
tenta fugir e acaba morrendo afogado, por queda em despenhadeiro, ou abatido
a tiros pela polícia. Além disso, já houve casos de perdas de vidas humanas
(farristas e não farristas), destruição do patrimônio de pessoas contrárias
à farra etc. A "farra" é, enfim, um grande "circo", cuja energia poderia ser
canalizada para a reivindicação de direitos, expressões artísticas etc. Quem
estimula a "farra" não é "amigo" do povo. Quem ama seu povo, dá-lhe
educação, não "pão e circo". Lamentamos ter que protestar contra atitudes
que desrespeitam leis, estimulam a
violência e a covardia, tudo supostamente em nome do "gosto", da cultura, de
alguns seres humanos. Mas essas pessoas defenderiam, com igual isenção, a
manutenção de uma tradição cultural, caso fossem aprisionadas por algum povo
canibal para lhe servirem de refeição? Vale a máxima: "pimenta nos olhos dos
outros é colírio". Manifestações culturais envolvendo sofrimento sempre
existiram. E sempre houve quem as defendesse. A manutenção de manifestações
culturais desprovidas de preocupações de ordem ética não nos ajudará,
entretanto, a construir um mundo melhor.

Profª Paula Brügger
Projeto "Amigo Animal" / Deptº de Ecologia e Zoologia / UFSC - Universidade
Federal de Santa Catarina

Poindexter

Re.: Carta Aberta aos Cidadãos Brasileiros

Mensagem por Poindexter »

Concordo que a Polícia tem que reprimir isso aí, mas, ANTES, deve atender mais e melhor aos chamados que são feitos pelo 190 e que não envolvem violência física, que TAMBÉM têm dificuldades de serem atendidos por estarem em grau de prioridade inferior a dos chamados que a envolvem.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Carmen

Re: Re.: Carta Aberta aos Cidadãos Brasileiros

Mensagem por Carmen »

Poindexter escreveu:Concordo que a Polícia tem que reprimir isso aí, mas, ANTES, deve atender mais e melhor aos chamados que são feitos pelo 190 e que não envolvem violência física, que TAMBÉM têm dificuldades de serem atendidos por estarem em grau de prioridade inferior a dos chamados que a envolvem.

Por definição, a polícia TEM que atender a TODOS os chamados que sugiram crime recém-ocorrido, em andamento ou prestes a ocorrer. Se o Estado não quer ou não pode suprir isto, então tem algo muito podre acontecendo.

Ainda sobre o mesmo assunto, fico me perguntando o que padres e pastores fazem (ou não, tudo indica...) a respeito, nestas comunidades malditas.
Quanto mais ignorante é o sujeito, em geral mais medo o dito cujo tem de inferno, purgatório e que tais. A não ser que ele ache que não há nada errado na farra, o que mostra o quanto as religiões são omissas em orientação moral básica.
Fico pasma ao ver a mudez da igreja católica, em especial. Das seitas evangélicas não espero nada, mas dos padres e parasitas mais hierarquizados, sim.

Ayyavazhi
Gênero: Masculino

Mensagem por Ayyavazhi »

Poindexter, leva a mal, não, mas eu vou ser contundente.

Toda vez que a Carmen, ou outro usuário, abre um tópico em defesa dos animais, sempre aparece alguém para falar das crianças carentes, dos pobres não-sei-da-onde e um monte de outras coisas que, segundo ele, seriam prioridades em relação aos animais.

Em primeiro lugar, acho bem difícil que dez por cento dos que fazem essas intervenções humanistas liguem a mínima para a causa que defendem, quando não estão argumentando tão fluentemente. O objetivo principal, tudo leva a crer, é desmerecer ou acusar a condição secundária de um problema ao qual não dão importância e, fazendo isso, encontram algum conforto íntimo quando a consciência lhes cobra.

Em segundo, não existe cota limitada para a ajuda que podemos e devemos prestar aos seres, sejam humanos ou não, que dela necessitam. Somos mais de seis bilhões de pessoas e não podemos, todos, nos envolver em uma só atividade. Tem gente suficiente neste mundo para que existam médicos, engenheiros, varredores de rua, veterinários e empregadas domésticas. O que seria do mundo se todos resolvessem hierarquizar quem ou o que merece nossa atenção?

Os problemas sociais são muitos e são graves, é fato. Como também é fato que eles são conseqüências diretas de nossas ações erradas. A existência desses problemas não justifica que os animais devam sofrer em silêncio, relegados a um segundo ou terceiro plano que não escolheram. Somos nós os maiores causadores de danos e maus tratos ao planeta mas, quando alguém se preocupa com esse estado de coisas, surge a imagem poderosa das causas sociais que necessitam muito mais de nossa atenção e esforço do que ursos morrendo na China ou bois indefesos no Brasil.

O que torna esse caso ainda mais imperdoável, é que não é necessário fazer nada, nenhum esforço, nenhum centavo a ser gasto, nenhum grande recurso humano ou financeiro para salvar espécies em perigo. Basta não matar o animal. Basta deixá-lo em paz, para viver sua vida pacífica de animal doméstico. Basta reduzir o nível de estupidez. Nós estamos infligindo grande sofrimento aos animais e soberbamente deixando para depois as ações que nos cabem para estancar tanta dor e sangue derramado. Primeiro nós, claro, mas então que tenhamos o bom senso, honestidade e humanidade para não causar o sofrimento que nos negamos a acolher como prioridade.

Poder traz consigo responsabilidades. É obrigação do homem, como espécie dominante, cuidar de todos os seres vivos, incluindo ele próprio, e zelar para que as condições de vida sejam dignas para aqueles que habitam o planeta conosco e que, por infelicidade, cruzaram suas vidas e seus destinos com um ser tão cruel e egoísta.

Editado pela última vez por Ayyavazhi em 22 Mar 2006, 18:53, em um total de 2 vezes.

Poindexter

Não disse que animais devem sofrer. O que digo, e repito, é que o Ser Humano deve ter a preferência.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Poindexter escreveu:Não disse que animais devem sofrer. O que digo, e repito, é que o Ser Humano deve ter a preferência.

Eu sei que você não disse isso. Entendi sua argumentação e jamais diria que ela está errada. Nós temos necessidades e elas devem ser atendidas, tão urgentemente quanto a gravidade da situação o impuser.

Muitos colegas deixam sua colaboração em tópicos como este, só para lembrarem que existem preocupações maiores e mais urgentes que bobagens como animais morrendo. Embora meu texto tenha sido dirigido a você, ele atinge ostensivamente a todos os que estabelecem essas preferências quando, na verdade, não é uma questão de prioridade.

É exatamente dessas PREFERÊNCIAS que eu estou falando e, salvo quando estivermos diante de uma escolha, onde um homem e um animal se encontrem sob ameaça, eu sempre as tomarei por egoísmo.

Perseus

Mensagem por Perseus »

PD, a um tempinho atrás um vizinho meu aqui colocou um pratinho com frango desfiado para meu gato comer (moro em um condomínio fechado com mais de 1000m² de área verde).

Eu vi o cara colocando o pratinho no chão, debaixo de uma árvore e achei que não havia problema.
Bem... tinha 'chumbinho' no prato de comida.
É um veneno que destrói as hemoglobinas rapidamente mata por asfixia depois de horas de definhamento da vitíma.

Sabe qual foi a justificativa do vizinho depois do B.O.?

Que o gato outro dia estava dormindo no canto da porta dele (do lado de fora é claro), e isso para ele, por um sinal um adventista, foi motivo suficiente para dar um fim no animal.

Sei que não tem nada muito haver com a discussão aqui, mas serve para eu fazer uma ponte e responder à sua menssagem acima:
- Quem exatamente é o animal?
Editado pela última vez por Perseus em 22 Mar 2006, 18:43, em um total de 1 vez.

Carmen

Mensagem por Carmen »

Poindexter escreveu:Não disse que animais devem sofrer. O que digo, e repito, é que o Ser Humano deve ter a preferência.

Poindexter, parece que voce não entendeu absolutamente nada do que o Avatar explicou com tanto bom-senso e clareza.

Na prática, segundo o que voce afirma acima: se só houver uma das possibilidades de socorro, é preferível a polícia ir atrás do batedor de carteiras ao invés de coibir mais uma "farra"...?

Curiosidade: porque "Ser Humano" em maiúsculas ?

Poindexter

Avatar escreveu:Eu sei que você não disse isso. Entendi sua argumentação e jamais diria que ela está errada. Nós temos necessidades e elas devem ser atendidas, tão urgentemente quanto a gravidade da situação o impuser.

Beleza.

Avatar escreveu:Muitos colegas deixam sua colaboração em tópicos como este, só para lembrarem que existem preocupações maiores e mais urgentes que bobagens como animais morrendo.

Ao menos eu jamais tachei isso de "bobagem".

Avatar escreveu:É exatamente dessas PREFERÊNCIAS que eu estou falando e, salvo quando estivermos diante de uma escolha, onde um homem e um animal se encontrem sob ameaça, eu sempre as tomarei por egoísmo.

Só que hoje estamos com esse problema de escolha. Muitas vezes, a Polícia não está dando conta de problemas com humanos e com outros animais por causa dos homicídios, e pode acabar havendo uma briga, sim, pela posição de segundo lugar na lista de prioridades. Defendo que em segundo lugar venha os outros problemas com seres humanos, e em terceiro, aí sim, os com animais. Eu acharia um absurdo, por exemplo, a Polícia não atender a um chamado meu e no mesmo horário mandar efetivo reprimir a Farra do Boi.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Poindexter

Carmen escreveu:Na prática, segundo o que voce afirma acima: se só houver uma das possibilidades de socorro, é preferível a polícia ir atrás do batedor de carteiras ao invés de coibir mais uma "farra"...?

Sim.

Carmen escreveu:Curiosidade: porque "Ser Humano" em maiúsculas ?

Por eu não estar falando de apenas um indivíduo, mas de todos os representantes da espécie humana. Claro que estou falando em um contexto brasileiro. Desta forma, também se vê muito escrito "o Homem evoluiu", "a Humanidade", "a Sociedade". É nesse sentido.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Carmen

Mensagem por Carmen »

Poindexter escreveu:
Carmen escreveu:Na prática, segundo o que voce afirma acima: se só houver uma das possibilidades de socorro, é preferível a polícia ir atrás do batedor de carteiras ao invés de coibir mais uma "farra"...?

PD escreveu:Sim.

Lamentável.
Além de não diferir em nada dos políticos corruptos que também consideram mais importantes os votos que vão conseguir ao doarem os animais para a farra. Como gostam de dizer aqui: um baita relativismo moral (ou ético, tanto faz).

Poindexter

Carmen escreveu:Lamentável.

No dia em que os demais animais pagarem impostos da mesma forma que os seres humanos, talvez possamos chegar a um entendimento sobre a escala de prioridades.

Carmen escreveu:Além de não diferir em nada dos políticos corruptos que também consideram mais importantes os votos que vão conseguir ao doarem os animais para a farra. Como gostam de dizer aqui: um baita relativismo moral (ou ético, tanto faz).

Eu não ligo para a Polícia para ganhar voto. Eu nem concorro. Analogia esdrúxula.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Poindexter

Avatar escreveu:É exatamente dessas PREFERÊNCIAS que eu estou falando e, salvo quando estivermos diante de uma escolha, onde um homem e um animal se encontrem sob ameaça, eu sempre as tomarei por egoísmo.

Então, tamos discutindo o quê? Talvez a única diferença entre nós neste assunto é que eu já vou dizendo logo que acho que tenho que ter preferência com relação aos não-humanos no atendimento da Polícia, enquanto você não é muito de sair alardeando isso.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Perseus escreveu:PD, a um tempinho atrás um vizinho meu aqui colocou um pratinho com frango desfiado para meu gato comer (moro em um condomínio fechado com mais de 1000m² de área verde).

Eu vi o cara colocando o pratinho no chão, debaixo de uma árvore e achei que não havia problema.
É um veneno que destrói as hemoglobinas rapidamente mata por asfixia depois de horas de definhamento da vitíma.

Que o gato outro dia estava dormindo no canto da porta dele (do lado de fora é claro), e isso para ele, por um sinal um adventista, foi motivo suficiente para dar um fim no animal.

Sei que não tem nada muito haver com a discussão aqui, mas serve para eu fazer uma ponte e responder à sua menssagem acima:

na minha opinião, o animal é o dono do gato. Na boa.

As pessoas precisam saber que nem todo mundo é obrigado a gostar de bicho. Se quer ter um, que cuide dele e não o deixe solto.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

A Carmem está no direito dela. E acho importante que existam pessoas como ela. Não sou vegetariano mas acho um absurdo oque fazem com os animais por divertimento.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Perseus

Mensagem por Perseus »

O ENCOSTO escreveu:
Perseus escreveu:PD, a um tempinho atrás um vizinho meu aqui colocou um pratinho com frango desfiado para meu gato comer (moro em um condomínio fechado com mais de 1000m² de área verde).

na minha opinião, o animal é o dono do gato. Na boa.

As pessoas precisam saber que nem todo mundo é obrigado a gostar de bicho. Se quer ter um, que cuide dele e não o deixe solto.

Então o jeito é envenenar o gato ou cachorro de outra pessoa quando este passar por perto de mim e eu não gostar?

Humm, certo.

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Perseus escreveu:Então o jeito é envenenar o gato ou cachorro de outra pessoa quando este passar por perto de mim e eu não gostar?
Óbvio, mas só quando esse estiver no seu terreno, senão seria dano à propriedade alheia.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

King In Crimson escreveu:
Perseus escreveu:Então o jeito é envenenar o gato ou cachorro de outra pessoa quando este passar por perto de mim e eu não gostar?
Óbvio, mas só quando esse estiver no seu terreno, senão seria dano à propriedade alheia.

Exatamente.

As pessoas não se mancam. Tem gente que resolve ter gato, cachorro, elefante, etc e acabam deixando os bichos ao "deus dará".

E a coisa é pior ainda quando resolvem ter animais em apartamentos.
O ENCOSTO

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Poindexter escreveu:
É exatamente dessas PREFERÊNCIAS que eu estou falando e, salvo quando estivermos diante de uma escolha, onde um homem e um animal se encontrem sob ameaça, eu sempre as tomarei por egoísmo.

Então, tamos discutindo o quê? Talvez a única diferença entre nós neste assunto é que eu já vou dizendo logo que acho que tenho que ter preferência com relação aos não-humanos no atendimento da Polícia, enquanto você não é muito de sair alardeando isso.

NÃO!

Você tem razão quando aponta as necessidades humanas, mas perde-a quando coloca essas necessidades tão acima dos direitos das demais espécies. Em sua opinião, a polícia deveria dar preferência no atendimento a uma simples ocorrência de furto enquanto um animal está a mercê da selvageria humana. Isso não é preferência, é egocentrismo em alto grau. Por que somos tão especiais que a morte de um animal é menor que o menor dos nossos problemas?

Não sei se você dá demasiada importância ao ser humano ou nega-a ao animal. Seja como for, na escala dos seus valores a diferença entre “nós” e “eles” é incrivelmente acentuada. Aceito priorizar o ser humano quando for uma questão de escolha inquestionável. Se um homem e um animal estiverem sob ameaça de morte e eu puder salvar apenas um deles, darei preferência ao ser humano (embora lamente a perda da outra vida). Além desse exemplo e de raríssimos outros, a vida sempre estará em primeiro lugar.

Qualquer bem que lhe for subtraído, como sua carteira, pode ser recuperado ou reconquistado. Mas quem poderia devolver a vida a um ser, depois que essa fosse extinta? Por aí fica bem claro quem é mais importante.

O Perseus deu um bom exemplo da arrogância humana, quando um sujeito atribui a si mesmo tanta importância que uma vida deva ser tirada para poupar-lhe alguns pequenos incômodos.

Carmen

Mensagem por Carmen »

Poindexter escreveu:
Carmen escreveu:Lamentável.

PD escreveu:No dia em que os demais animais pagarem impostos da mesma forma que os seres humanos, talvez possamos chegar a um entendimento sobre a escala de prioridades.

Já ouvi todas as desculpas esfarrapadas, mas sempre se aprende novas...
Então deduzo que, pelo seu ponto de vista, uma criança de rua (esta não paga impostos) molestada não deva procurar socorro.
Compreedi, só que eu felizmente não penso assim.
Quem sabe se voce parar de ter apenas seu bem-estar em vista, possa entender que nós obtemos dos animais impostos bem mais elevados do que os boletos que voce paga no banco. Tiramos tudo deles.

Interessante constatar também que em países civilizados e adiantados (que voce defende tanto), a proteção legal (eficiente) aos animais (cadeia, multas, proibição de criá-los ao infrator, etc, etc), caminha junto com os direitos civis.

Carmen escreveu:Além de não diferir em nada dos políticos corruptos que também consideram mais importantes os votos que vão conseguir ao doarem os animais para a farra. Como gostam de dizer aqui: um baita relativismo moral (ou ético, tanto faz).

PD escreveu:Eu não ligo para a Polícia para ganhar voto. Eu nem concorro. Analogia esdrúxula.

Tá bom, vou aguardar até que comece com sua campanha eleitoral então.
Voce afirmou (com outras palavras) que ter seu CD-player roubado requer atendimento mais urgente por parte da polícia do que coibir uma "farra" onde um ser senciente está sendo torturado de maneiras inimagináveis.
Sei que isto não significa nada, mas quero deixar registrado que me enganei sobre sua pessoa. Continuo lamentando.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Poindexter escreveu:No dia em que os demais animais pagarem impostos da mesma forma que os seres humanos, talvez possamos chegar a um entendimento sobre a escala de prioridades.

E qual a importância dos impostos para o conjunto dos seres vivos? Poindexter, você parece a versão direitista do Cláudio, relaxa.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Carmen escreveu:Quem sabe se voce parar de ter apenas seu bem-estar em vista, possa entender que nós obtemos dos animais impostos bem mais elevados do que os boletos que voce paga no banco. Tiramos tudo deles.

Excelente argumento. Eu não havia pensado nisso e, agora, me parece tão óbvio. Por mais que examinemos uma questão detidamente, sempre ficará faltando algo, alguma coisa que escapou. Quanto mais nos falta compreender sobre o valor da vida desses seres e de nossa obrigação para com eles?

O caminho é esse. A convivência com pessoas que tenham muito a oferecer é garantia certa de novos aprendizados.

Um beijo, minha linda.

Carmen

Mensagem por Carmen »

Carmen escreveu:Quem sabe se voce parar de ter apenas seu bem-estar em vista, possa entender que nós obtemos dos animais impostos bem mais elevados do que os boletos que voce paga no banco. Tiramos tudo deles.

Avatar escreveu:Excelente argumento. Eu não havia pensado nisso e, agora, me parece tão óbvio. Por mais que examinemos uma questão detidamente, sempre ficará faltando algo, alguma coisa que escapou. Quanto mais nos falta compreender sobre o valor da vida desses seres e de nossa obrigação para com eles?

Meu amigo, se tem algo que me consome os pensamentos com mais intensidade e frequencia, é a situação que impomos aos não-humanos. Como seria bom se houvessem resultados práticos proporcionais !

Avatar escreveu:O caminho é esse. A convivência com pessoas que tenham muito a oferecer é garantia certa de novos aprendizados.

Um beijo, minha linda.

Agradecendo, e devido a concordar com essa afirmação é que leio atentamente tudo o que voce escreve e que senti tanta falta em seu longo período ausente do fórum.

Beijão !

Poindexter

Bah... os leões comem gente nas florestas e a gente tem que ficar se preocupando com "oh... nós tiramos tudo deles..."? Vamos piorar nossos serviços a nós próprios priorizando o que daremos à eles...

Ser mau não é dizer o que estão dizendo, mas sim promover e/ou participar de uma Farra do Boi. Só que a Polícia é humana, paga por seres humanos, regida pelas normas dos seres humanos e, desta forma, atender ao Ser Humano é sua obrigação primordial, ora essa!

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Carmen

Mensagem por Carmen »

Poindexter escreveu:Bah... os leões comem gente nas florestas e a gente tem que ficar se preocupando com "oh... nós tiramos tudo deles..."? Vamos piorar nossos serviços a nós próprios priorizando o que daremos à eles...

OK, PD. Se o nível de oposição às minhas idéias é este, vamulá...
Não entre na floresta, oras.

PD escreveu:Ser mau não é dizer o que estão dizendo, mas sim promover e/ou participar de uma Farra do Boi.

Dizer que a polícia tem mais o que fazer e só deve "se meter" na farra em seus momentos de ócio, é ser mau, sim, muito embora tenha sido voce a dizê-lo primeiro. Mas concordo.

PD escreveu:Só que a Polícia é humana, paga por seres humanos, regida pelas normas dos seres humanos e, desta forma, atender ao Ser Humano é sua obrigação primordial, ora essa!

Os bois e demais animais só estão aqui à disposição dos pervertidos por causa dos humanos, esqueceu deste fato.
Outra, eu e muitos outros pagamos seus preciosos salários na mesma proporção que voce. Como somos igualmente "Seres Humanos", e temos o direito nato de divergir em nosso valores, exigimos que as autoridades priorizem o combate aos maus-tratos animais. Ora essa digo eu.

Trancado