Hipótese para estudo
Postado em 2/9/2003 15:48:09
Por Acauan
Hipótese
Suponhamos que no dia 30 de abril de 1945, Adolf Hitler, em seus últimos momentos de vida, após atirar em si próprio, se arrependesse de todos os seus pecados, aceitasse Jesus como seu senhor e salvador pessoal e logo em seguida morresse.
Segundo o fundamentalismo cristão, nestas circunstâncias, o ditador nazista iria para o paraíso, onde passaria toda a eternidade, enquanto aqueles cujo assassinato sistemático ele comandou, os seis milhões de judeus, por não terem sido em vida cristãos, veriam do inferno o nome Adolf Hitler ser escrito na glória.
A isto os fundamentalistas chamam de "a justiça de Deus".
Proposta de estudo
Analisar a idéia fundamentalista cristã de “justiça de Deus”, sem cair na conclusão simplista ou no preconceito barato é um desafio interessante.
A premissa básica do fundamentalismo, de que o único e obrigatório pré-requisito para obtenção da graça divina é a aceitação de Jesus como agente da salvação individual, valida a hipótese proposta.
O problema é que a hipótese é absurda. Se a hipótese é absurda a premissa que a valida também é.
Igualmente absurdo é associar a hipótese com “justiça”, uma vez que a hipótese contraria todas as definições aceitas sobre o que “justiça” significa.
Um argumento (se é que se pode chamar assim) fundamentalista típico é alegar não ser possível aos homens compreender “a justiça divina”.
Talvez não, o problema é que o adjetivo divino, também por definição, deveria elevar o conceito humano de justiça, e não rebaixa-lo, como claramente faz a hipótese alvo desta proposta de estudo.
Por que então os fundamentalistas aceitam este conceito?
As respostas fáceis seriam “por incapacidade intelectual” ou “por deficiência moral”, o que, além de fáceis, seriam respostas erradas.
Fundamentalistas não são, necessariamente, menos inteligentes ou menos morais do que qualquer outro grupo (embora alguns se considerem mais, mas esta é outra história).
Se o absurdo e a imoralidade da hipótese são explícitos, como os fundamentalistas podem aceita-la sem abrir mão da inteligência ou da moralidade?
Hipótese para Estudo
Hipótese para Estudo
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Aranha
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re.: Hipótese para Estudo
- O Dogma da salvação pela graça atende a 2 diferenciais mercadológicos que o Cristianismo oferece:
1. Salvação a qualquer tempo: ou seja, não importa o quão crápula eu fui durante toda a vida ou q eu esteja no fim da mesma, sempre é tempo de me converter e me salvar, assim o cristianismo garante acesso a todos.
2. Não há salvação fora do Cristianismo: quer dizer, não adianta voce ser bonzinho, se não se converter vai pro inferno e pronto!!! - Assim o cristianismo se firma como único cartório com autorização de carimbar SALVO no passaporte além-túmulo.
Um Abraço,
1. Salvação a qualquer tempo: ou seja, não importa o quão crápula eu fui durante toda a vida ou q eu esteja no fim da mesma, sempre é tempo de me converter e me salvar, assim o cristianismo garante acesso a todos.
2. Não há salvação fora do Cristianismo: quer dizer, não adianta voce ser bonzinho, se não se converter vai pro inferno e pronto!!! - Assim o cristianismo se firma como único cartório com autorização de carimbar SALVO no passaporte além-túmulo.
Um Abraço,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
Re: Re.: Hipótese para Estudo
A boa notícia é que Jesus não tem nada a ver com isso.
Graças a Deus.