Dúvida cruel:
Não estou discutindo se é correto ou ilegal calotar ou não, pois sabemos que é.
O que estou querendo é uma resposta para a seguinte pergunta: um país, ao calotar, pode se dar bem?
Pergunto isso porque, de fato, a Argentina fez uma moratória em grande parte de suas dívidas há uns cinco anos atrás e ninguém a invadiu, ela está recebendo novos créditos, seu risco-país está abajo del brasileño, cumplidor de las reglas internacionales e seu PIB vem crescendo há uns 3 ou 4 anos a taxas de 9% ao ano con baja inflación e seu PIB per capita já voltou a superar o do Brasil.
Valeu para a Argentina este calote?
Se valeu, será que poderia valer para a Bolívia com Evo Moralles também?
Sim... sei que as situações da Argentina e da Bolívia são diferentes... ihablemos acerca de ellas!
Moratória Argentina versus Evo Moralles
- Poindexter
Moratória Argentina versus Evo Moralles
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.
Ciertas cosas no tienen precio.
¿Dónde está el Hexa?
Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.
A child, not a choice.
Quem Henry por último Henry melhor.
O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage
Ciertas cosas no tienen precio.
¿Dónde está el Hexa?
Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.
A child, not a choice.
Quem Henry por último Henry melhor.
O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.
Lamentável...
O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.
The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage
-
Re: Moratória Argentina versus Evo Moralles
Poindexter escreveu:Dúvida cruel:
Não estou discutindo se é correto ou ilegal calotar ou não, pois sabemos que é.
O que estou querendo é uma resposta para a seguinte pergunta: um país, ao calotar, pode se dar bem?
Pergunto isso porque, de fato, a Argentina fez uma moratória em grande parte de suas dívidas há uns cinco anos atrás e ninguém a invadiu, ela está recebendo novos créditos, seu risco-país está abajo del brasileño, cumplidor de las reglas internacionales e seu PIB vem crescendo há uns 3 ou 4 anos a taxas de 9% ao ano con baja inflación e seu PIB per capita já voltou a superar o do Brasil.
Valeu para a Argentina este calote?
Se valeu, será que poderia valer para a Bolívia com Evo Moralles também?
Sim... sei que as situações da Argentina e da Bolívia são diferentes... ihablemos acerca de ellas!
Não são situações comparáveis.
A Argentina tinha débitos e simplesmente quebrou.
A história é um pouco longa, mas no seu desfecho teve uma importante participação da adiministração Bush que afirmou o risco do credor.
Antes, com os democratas, era muito fácil. Os bancos e investidores internacionacionais emprestavam recursos a taxa elevadas, o país ficava inadimplente: o FMI socorria. A administração republicana cortou o resgate financeiro e a Argentina veio abaixo, junto com toda a política implementada mais o prejuízo dos credores.
Nada mais justo. Quem arrisca a grandes lucros, arrisca-se também a prejuízos. Uma regra básica do capitalismo.
O resultado disso foi que os credores internacionais ficaram mais criteriosos na hora de conceder emprétimos e o sistema financeiro internacional ficou mais sólido. Nesse período o Risco Brasil chegou a mais de 2.400 pontos, combinação da crise argentina e a eleição do guia genial.
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.
O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.
Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche
Marilena Chauí, filósofa da USP.
O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.
Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche