Maioria do eleitorado de HH e Cristovam tende para Alckmin

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
King In Crimson

Maioria do eleitorado de HH e Cristovam tende para Alckmin

Mensagem por King In Crimson »

Dos 9.365.999 eleitores que votaram nos candidatos que não vão ao segundo turno, a maioria declarou que votaria no candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, num eventual segundo turno, indica pesquisa Datafolha realizada no último dia 30 de setembro --um dia antes da eleição.

Segundo a pesquisa, 53% dos eleitores de Heloísa Helena (PSOL) pretendia votar em Alckmin, contra 29% que planejavam votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na eleição, Heloísa conseguiu 6.575.393 votos --ou 6,85% dos votos válidos. Se a distribuição apontada pela pesquisa se confirmasse, Alckmin obteria mais 3,5 milhões de votos, contra 1,9 milhão que migrariam para Lula.

A candidata do PSOL já declarou que não vai apoiar nem Lula nem Alckmin no segundo turno: "Seria rasgar 12 anos de história e confronto político com o projeto neoliberal do PSDB e contra a gangue partidária que virou o governo Lula. Nossos eleitores são homens e mulheres livres. Não precisam da nossa indicação para escolher em quem votar", disse.

Uma distribuição similar ocorre no caso dos eleitores de Cristovam Buarque (PDT), que recebeu 2.538.844 votos (2,64% dos válidos) no primeiro turno. Alckmin herdaria 1,3 milhão --o correspondente a 52% do total--, enquanto Lula ficaria com aproximadamente 660 mil --ou 26% do eleitorado do candidato pedetista. Cristovam tende a apoiar o tucano.

Outros

No primeiro turno, Ana Maria Rangel (PRP) alcançou 126.404 votos (0,13% dos válidos), José Maria Eymael (PSDC) conseguiu 63.294 (0,07%) e Luciano Bivar (PSL) ficou com 62.064 (0,06%). Ao todo, os três conseguiram 251.762 votos. Alckmin também ficaria com 52% desses eleitores (ou 131 mil), enquanto Lula herdaria 34% (86 mil).

Ao todo, Alckmin tenderia a receber cerca de 4,9 milhões de votos, enquanto Lula obteria 2,7 milhões. Caso não houvesse nenhuma mudança nas demais intenções de voto que o presidente e o ex-governador de São Paulo conseguiram no primeiro turno, a diferença entre Lula e Alckmin diminuiria, mas o petista venceria a eleição. Lula, que obteve 46,7 milhões de votos no primeiro turno, terminaria com cerca de 49,4 milhões de votos, enquanto Alckmin, que alcançou quase 40 milhões, ficaria com 44,9 milhões.

Brancos e nulos

Resta ainda um contingente substancial de votos: aqueles que votaram em branco --ao todo, 2.866.205 (ou 2,73%)-- ou anularam o voto --5.957.207 (ou 5,6%)-- na eleição presidencial. Nesse grupo, a pesquisa Datafolha constatou que, num eventual segundo turno, 25% tenderiam a votar em Alckmin, e 17% em Lula.

A diferença favorável ao presidenciável tucano, neste caso, se resumiria a um saldo de 331 mil votos --insuficiente para mudar o resultado da eleição.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bras ... 4591.shtml

Hrrr

Re.: Maioria do eleitorado de HH e Cristovam tende para Alck

Mensagem por Hrrr »

Imagem
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

spink
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por spink »

Depois do Rio Grande do Sul e da Bahia eu estou com um pé atrás com as pesquisas de opinião.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Eu queria só saber como a maioria de 9.365.999 eleitores (50% +1) foi entrevistada pelo datafolha. :emoticon5:

spink
Contato:

Mensagem por spink »

"A margem de erro é a margem de lucro das pesquisas".
Ulysses Guimarães
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Poindexter

Re: Re.: Maioria do eleitorado de HH e Cristovam tende para

Mensagem por Poindexter »

Spitfire escreveu:Eu queria só saber como a maioria de 9.365.999 eleitores (50% +1) foi entrevistada pelo datafolha. :emoticon5:

Funciona assim, Spitfire:

Digamos que, às 16:00 do dia 03/10/2006, y% dos eleitores do Cristovam têm a intenção de votar no Alckmin no segundo turno. Tá bom? Esse y pode ser 30%, 40%, 53,48%... não importa.

Se um instituto selecionasse aleatoriamente uns 2,5 mil desses eleitores e perguntasse a todos às 16:00 do dia 03/10/2006 em quem eles pretendem votar, a probabilidade de esse percentual se situar entre y-2% e y+2% é de no mínimo 95%. Entendeu?

Os problemas que às vezes acontecem, como ocorreu no RS podem derivar dos seguintes fatores:

a) os eleitores entrevistados não são todos perguntados ao mesmo tempo, e os percentuais dos candidatos sofrem variações a cada instante... a cada conversa que um pai tem com um filho, que um irmão tem com o irmão, que o amigo tem com amigo. Em certas eleições, essas variações são lentas, mas em outras o cenário muda drasticamente de um dia para o outro, como foi o caso da subida inesperada de Rigotto de 2% para 17% em uma semana e de 17% para a liderança na semana final nas eleições de 2002, desbancando o Britto;

b) a pesquisa teve um erro de planejamento. Por exemplo, a seleção acabou não sendo aleatória, privilegiando o nicho de algum candidato;

c) aconteceu aqueles no máximo 5% de chances de os resultados de fato não estarem na margem de 2 pontos para mais ou para menos;

d) a pesquisa ter sido má conduzida intencionalmente, ou seja, com o objetivo de ajudar algum candidato, mesmo.
Editado pela última vez por Poindexter em 03 Out 2006, 15:54, em um total de 1 vez.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

o anátema

Mensagem por o anátema »

Spitfire escreveu:Eu queria só saber como a maioria de 9.365.999 eleitores (50% +1) foi entrevistada pelo datafolha. :emoticon5:

... acredito que eles fazem uma pesquisa com uma fração menor que considerem suficiente sei lá por quais razões matemáticas, uma parte que supõem poder usar como base para generalizar para o resto, como se fosse manter a mesma proporção, e dessa parte pesquisada, a maioria votaria no Alckmin.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Poindexter

ímpio escreveu:... acredito que eles fazem uma pesquisa com uma fração menor que considerem suficiente sei lá por quais razões matemáticas, uma parte que supõem poder usar como base para generalizar para o resto, como se fosse manter a mesma proporção, e dessa parte pesquisada, a maioria votaria no Alckmin.

1.96*s/raiz(n)=0.02.

Como smáx=0.5

0.98/raiz(n)=0.02

Logo, raiz(n)=49

Logo, n=2401.

n=2401 dá essa linha de 2% a mais ou a menos com probabilidade mínima de 95%. O valor 1.96 é o quantil 97,5% acumulado da distribuição Normal (0,1).

O problema, como disse antes, está nos quatro fatores que citei.
Editado pela última vez por Poindexter em 03 Out 2006, 16:01, em um total de 1 vez.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Poindexter

A distribuição Normal (0,1) pode ser utilizada devido ao Teorema do Limite Central, que garante normalidade assintótica para distribuições como a Binomial para amostras superiores a n=100 (como estamos falando de n=2401, hehe...)

O mais lindo disso é que esse n=2401 vale qualquer que seja o tamanho da população (desde que maior que 2401, lógico). Assim sendo, para se medir intenção de voto para a prefeitura de Curitiba, para o Estado de São Paulo ou para a Presidência do Brasil, para se obter esta margem o cálculo estatístico estipula n=2401.

Beleza ímpar.
Editado pela última vez por Poindexter em 03 Out 2006, 16:15, em um total de 1 vez.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Eu entendo a metodologia de pesquisa. Estava apenas criticando a formulação da frase, que foi muito mal feita e tendenciosa. :emoticon4:
Na frase deram a entender, para os mais simplórios, que a pesquisa foi feita com estes 9.365.999 e que a maioria deles declarou que... Vejam:

"Dos 9.365.999 eleitores que votaram nos candidatos que não vão ao segundo turno, a maioria declarou que votaria no candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, num eventual segundo turno, indica pesquisa Datafolha realizada no último dia 30 de setembro --um dia antes da eleição."

A maioria não declarou nada... a maioria, em uma pesquisa de amostragem, em X entrevistados, declarou que...

Depois acham ruim quando escutam um VTNC! Ou dá a notícia correta ou cala a boca e vai vender pipocas. :emoticon9:

Poindexter

Ah, tá, Spit. Tens razão neste caso, sim. Os jornalistas falaram besteira.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

Poindexter escreveu:1.96*s/raiz(n)=0.02.

Como smáx=0.5

0.98/raiz(n)=0.02

Logo, raiz(n)=49

Logo, n=2401.

n=2401 dá essa linha de 2% a mais ou a menos com probabilidade mínima de 95%. O valor 1.96 é o quantil 97,5% acumulado da distribuição Normal (0,1).

O problema, como disse antes, está nos quatro fatores que citei.

Poindexter escreveu:A distribuição Normal (0,1) pode ser utilizada devido ao Teorema do Limite Central, que garante normalidade assintótica para distribuições como a Binomial para amostras superiores a n=100 (como estamos falando de n=2401, hehe...)

O mais lindo disso é que esse n=2401 vale qualquer que seja o tamanho da população (desde que maior que 2401, lógico). Assim sendo, para se medir intenção de voto para a prefeitura de Curitiba, para o Estado de São Paulo ou para a Presidência do Brasil, para se obter esta margem o cálculo estatístico estipula n=2401.

Beleza ímpar.

ugh.. eu nao gosto de estatistica mesmo

tive em gestao ambiental e me dei bem na media final, mas ainda assim nao aprendi a gostar

Temporal

Mensagem por Temporal »

Pensei que a maioria dos eleitores da Heloísa fosse votar no Lula, e os do Cristovam no Alckmin.

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

Leonardo_Brasil escreveu:Pensei que a maioria dos eleitores da Heloísa fosse votar no Lula, e os do Cristovam no Alckmin.

eu imaginava que os que votassem num desses dois anularia o voto no segundo turno
grande parte dos eleitores dos dois nao querem nem Lulla nem Alckminho (pelo menos eu)

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Parabéns, Poind, deu um show!
"Noite escura agora é manhã..."

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Aliás, a maior parte dos erros que vi no Brasil credito às "opções" b e d. :emoticon4:
"Noite escura agora é manhã..."

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

Poin escreveu:má conduzida

sabe tanto de estatistica mas comete essa falha no portugues, poin? :emoticon8:

Trancado