Taqui ó... agora vamos parar com esta
palhaçada de culpar o povo pela eleição de Lula.
http://eleicoes.uol.com.br/2006/ultnot/ ... 58722.jhtm
30/10/2006 - 18h04
FHC culpa PSDB e diz que partido precisa de uma "chacoalhada"
Por Fernanda Ezabella
SÃO PAULO (Reuters) - Um dia depois da derrota de seu partido nas urnas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso culpou nesta segunda-feira a falta de comunicação do PSDB com o povo. Segundo ele, o partido precisa passar por uma "chacoalhada" e continuar na oposição, que foi a escolha democrática dos eleitores.
"Nós, o PSDB, os aliados não fomos capazes de convencer o povo", disse o ex-presidente em um evento em São Paulo com cerca de 300 empresários.
"O PSDB precisa ser mais afirmativo nas suas propostas e mais próximo do povo, não pode deixar passar essa idéia de que nós não nos preocupamos com a população. (...) Faltou a capacidade de fazer com o que o povo sentisse que nós tínhamos melhores condições."
Sobre suas expectativas para os próximos quatro anos do presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Henrique afirmou que "não é pessimista", mas que o segundo mandato é sempre mais "difícil e apertado".
"É preciso que ele volte a ter respeitabilidade, e não popularidade. Ficou abalada (...) muitos escândalos (...) Como você vai confiar? Governar não é ter voto, é você ter o respeito dos outros (...)", disse.
Em relação aos desafios que Lula irá enfrentar, Fernando Henrique citou a reforma eleitoral e já adiantou que não está de acordo com alguns dos pontos defendidos por aliados do governo, como o sistema eleitoral de lista fechada, na qual o eleitor vota no partido e não no candidato.
"Isso dá um poder imenso à burocracia partidária. Quem mandar nos partidos, vai decidir quem vai ser eleito. (...) É um visão (...) um germenzinho autoritário burocrático, do que aliás o PT gosta muito", disse.
O ex-presidente também duvidou da promessa de Lula de crescimento do país a cinco por cento em 2007, dizendo que se tratava de uma "bazófia".
"Ninguém cresce cinco por cento com investimento abaixo de 20 por cento. O nosso está abaixo, é difícil, (mas) pode haver um milagre, por exemplo, pode ser que os produtos primários cresçam muito de valor (...) Mas, olhando para dentro, não vejo que haja condições", declarou.
ELEIÇÃO 2010
Questionado sobre a corrida presidencial de 2010, da possibilidade do candidato de PSDB ser José Serra, governador eleito de São Paulo, Aécio Neves, reeleito em Minas Gerais, ou Tasso Jereissati, presidente da sigla, Fernando Henrique desconversou e afirmou que isso só será discutido daqui a dois anos.
"Isso vai depender do caminho, do percurso de cada um", disse o ex-presidente. "Qualquer um deles pode perfeitamente ser presidente da República. Qual deles? Eu, de minha parte, vou dizer em alto e bom som, eu não sei. E não vou me jogar por ninguém agora, porque se eu fizer isso eu estou atrapalhando o Brasil, o PSDB", disse FHC.
Ele voltou a criticar o uso das privatizações na campanha do presidente Lula, que acusou a oposição de querer vender a Petrobras e o Banco do Brasil.
"Nunca ninguém cogitou privatizar o Banco do Brasil (...) Isso é fantasma. Mas um país que usa fantasmas para poder encobrir os desafios reais e as decisões a serem tomadas, não amadureceu ainda. E quando quem faz esses fantasmas crescerem é o próprio governo, ai dá medo", disse FHC.
Fernando Henrique foi irônico em relação a Lula em diversos momentos de seu discurso aos empresários, arrancando algumas risadas da platéia.
Ele afirmou que o presidente abusou de seu poder no Palácio do Planalto ao receber pessoas e fazer campanha indiretamente. "Nunca imaginei que um presidente fosse abusar tanto do poder quanto abusou o presidente Lula", disse, citando as visitas de efeito simbólico que recebeu de mulheres, negros e catadores de papel no final do segundo turno.
Enfiem suas cabeças na terra como fazem as avestruzes.. pelo menos Júpiter, oops, FHC soube reconhecer aonde houve o problema.