Natal

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Washington

Natal

Mensagem por Washington »

http://www.midiasemmascara.com.br/artig ... anguage=pt

O que o Natal significa para mim
por C. S. Lewis em 22 de dezembro de 2006

Resumo: Uma crítica de C.S. Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia e A Abolição do Homem) ao excessivo viés comercial surgido em torno do Natal.

© 2006 MidiaSemMascara.org

Há três coisas que levam o nome de "Natal". A primeira é a festa religiosa. Ela é importante e obrigatória para os cristãos mas, já que não é do interesse de todos, não vou dizer mais nada sobre ela. A segunda (ela tem conexões histórias com a primeira, mas não precisamos falar disso aqui) é o feriado popular, uma ocasião para confraternização e hospitalidade. Se fosse da minha conta ter uma "opinião" sobre isso, eu diria que aprovo essa confraternização. Mas o que eu aprovo ainda mais é cada um cuidar da sua própria vida. Não vejo razão para ficar dando opiniões sobre como as pessoas devam gastar seu dinheiro e seu tempo com os amigos. É bem provável que elas queiram minha opinião tanto quanto eu quero a delas. Mas a terceira coisa a que se chama "Natal" é, infelizmente, da conta de todo mundo.

Refiro-me à chantagem comercial. A troca de presentes era apenas um pequeno ingrediente da antiga festividade inglesa. O Sr. Pickwick levou um bacalhau a Dingley Dell [1]; o arrependido Scrooge [2] encomendou um peru para seu secretário; os amantes mandavam presentes de amor; as crianças ganhavam brinquedos e frutas. Mas a idéia de que não apenas todos os amigos mas também todos os conhecidos devam dar presentes uns aos outros, ou pelo menos enviar cartões, é já bem recente e tem sido forçada sobre nós pelos lojistas. Nenhuma destas circunstâncias é, em si, uma razão para condená-la. Eu a condeno nos seguintes termos.

1. No cômputo geral, a coisa é bem mais dolorosa do que prazerosa. Basta passar a noite de Natal com uma família que tenta seguir a 'tradição' (no sentido comercial do termo) para constatar que a coisa toda é um pesadelo. Bem antes do 25 de dezembro as pessoas já estão acabadas – fisicamente acabadas pelas semanas de luta diária em lojas lotadas, mentalmente acabadas pelo esforço de lembrar todas as pessoas a serem presenteadas e se os presentes se encaixam nos gostos de cada um. Elas não estão dispostas para a confraternização; muito menos (se quisessem) para participar de um ato religioso. Pela cara delas, parece que uma longa doença tomou conta da casa.

2. Quase tudo o que acontece é involuntário. A regra moderna diz que qualquer pessoa pode forçar você a dar-lhe um presente se ela antes jogar um presente no seu colo. É quase uma chantagem. Quem nunca ouviu o lamento desesperado e injurioso do sujeito que, achando que enfim a chateação toda terminou, de repente recebe um presente inesperado da Sra. Fulana (que mal sabemos quem é) e se vê obrigado a voltar para as tenebrosas lojas para comprar-lhe um presente de volta?

3. Há coisas que são dadas de presente que nenhum mortal pensaria em comprar para si – tralhas inúteis e barulhentas que são tidas como 'novidades' porque ninguém foi tolo o bastante em adquiri-las. Será que realmente não temos utilidade melhor para os talentos humanos do que gastá-los com essas futilidades?

4. A chateação. Afinal, em meio à algazarra, ainda temos nossas compras normais e necessárias, e nessa época o trabalho em fazê-las triplica.

Dizem que essa loucura toda é necessária porque faz bem para a economia. Pois esse é mais um sintoma da condição lunática em que vive nosso país – na verdade, o mundo todo –, no qual as pessoas se persuadem mutuamente a comprar coisas. Eu realmente não sei como acabar com isso. Mas será que é meu dever comprar e receber montanhas de porcarias todo Natal só para ajudar os lojistas? Se continuar desse jeito, daqui a pouco eu vou dar dinheiro a eles por nada e contabilizar como caridade. Por nada? Bem, melhor por nada do que por insanidade.

Publicado originalmente em God in the dock -- Essays on Theology and Ethics (Deus no banco dos réus – Ensaios sobre Teologia e Ética), 1957.

[1] Samuel Pickwick é o personagem principal de Pickwick Papers, romance de Charles Dickens no qual suas aventuras são narradas. Dingley Dell é o nome de uma fazenda, um dos cenários do romance. (N. do T.)

[2] Referência ao avarento milionário Ebenezer Scrooge, personagem da obra Um Conto de Natal, de Charles Dickens. (N. do T.)

Tradução: MSM
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Johnny
Gênero: Masculino

Re.: Natal

Mensagem por Johnny »

Eu gosto do Natal. É uma forma forçada da gente nos presentear indiretamente. E uma forma também de revermos amigos, descontrair, "trocar comida" entre outras coisas. Gosto de reuniões entre amigos, churrascos, etc mas não é todo mundo que pode ou tenha tempo para fazer e o Natal assim como o Ano Novo é uma folga forçada e que se encaixa perfeitamente nisso.

Quem não gosta que Zidane.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Rennan
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Natal

Mensagem por Rennan »

Johnny escreveu:Eu gosto do Natal. É uma forma forçada da gente nos presentear indiretamente. E uma forma também de revermos amigos, descontrair, "trocar comida" entre outras coisas. Gosto de reuniões entre amigos, churrascos, etc mas não é todo mundo que pode ou tenha tempo para fazer e o Natal assim como o Ano Novo é uma folga forçada e que se encaixa perfeitamente nisso.

Também gosto muito desse clima festivo de fim de ano, troca de presentes, festa na casa dos amigos com muita comida e bebida. Nessas horas eu nem ligo se estamos comemorando o nascimento de Jesus ou de Mitras, se o papai-noel simboliza o impulso consumista de um capitalismo selvagem, ou, como disse Lewis, é algum tipo de "condição lunática" advinda do apelo comercial à essa data.

Hugo

Re.: Natal

Mensagem por Hugo »

Imagem

Apocaliptica

Re: Re.: Natal

Mensagem por Apocaliptica »

Johnny escreveu:Eu gosto do Natal. É uma forma forçada da gente nos presentear indiretamente. E uma forma também de revermos amigos, descontrair, "trocar comida" entre outras coisas. Gosto de reuniões entre amigos, churrascos, etc mas não é todo mundo que pode ou tenha tempo para fazer e o Natal assim como o Ano Novo é uma folga forçada e que se encaixa perfeitamente nisso.

Eu também gosto. É só dissociar as coisas.
Se eu puder aproveito todo feriado religioso para isso.
Está todo mundo parado mesmo.

Rebelar-se demais é imaturidade.
Nada como o bem senso e a ponderação.
Não ajoelho aos pés da árvore e nem compareço à novenas.... :emoticon12:
Mas presenteio e recebo presentes de bom grado.
Demonstrações de amor e afeto são sempre bem vindas.
Os cantos natalinos em alemão, por exemplo, podem ser encarados de forma prosaica.

Trancado