Castigos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
clara campos
Moderadora
Contato:

Castigos

Mensagem por clara campos »

Hoje assisti a uma cena dum filme que achei curiosa.

Numa qualquer aldeia africana remota, um juiz inglês era quem tratava das questões legais nessa aldeia.

Algumas mulheres haviam cometido um crime (n apanhei qual) sendo que o castigo tradicional era a chicotada.

Um ancião nativo foi falar com o juiz inlgês e este disse que nem pensar em chicotear as mulheres, pois isso seria uma barbaridade.

O ancião perguntou-lhe que deveriam então fazer, e o juiz respendeu que elas deveriam ser presas.

A isto o ancião respondeu que prendê-las seria uma crueldade e que elas morreriam de vergonha.

Esta cena remeteu-me para a velha história dos "castigos" e "punições", da sua finalidade, da sua eficiência, das suas consequências.

Do ponto de vista pedagógico, por exemplo, os castigos corporais a crianças e jovens têm sido recentemente considerados inapropriados e bárbaros. Opta-se contudo, muitas vezes, por castigos mais "psicológicos".

Vieram-me então à mente diversas questões:

-Do ponto de vista pedagógico até que ponto castigos físicos são mais bárbaros que castigos psicológicos? (privação de comida, humilhações, privação da liberdade ou de algo que se gosta, chantagem emocional...)

-Como saber quais castigos cumprirão o principal objectivo, e qual seria este (a não reincidência? o arrependimento? a simples "paga"?)
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

betossantana
Contato:

Re.: Castigos

Mensagem por betossantana »

Clara, alguns castigos psicológicos que você citou, como a privação de comida e as humilhações são realmente mais agressivos do que um ou dois tapas. Pra mim são tão bárbaros quanto.

Bjs.
É um problema espiritual, chupe pau!

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Na minha opinião, os castigos mais fortes são os psicológicos (óbvio que não estou falando de coisas como mutilações, muito embora certas torturas psicológicas também possam fazer pessoas praticamente nem serem mais humanas...).
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Na minha opinião, a tortura psicológica ainda é pior que a que envolve agressão física... porque pode ser prolongada e eventualmente destruir a vítima sem que haja provas palpáveis de tal investida.
Imagem

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Assunto bom ein? :emoticon16:

O problema do castigo não é apenas a ação que se escolhe, mas o conjunto entre motivo/intenção/ação/efeito.

Este é segredo. Antes de aplicar um castigo, conte até 10, 20, 30...e pense o mais emocionalmente possível colocando-se no papel de ser humano e educador. MAS, coloque-se principalmente no lugar da pessoa que vai receber o castigo. E pense que ele JAMAIS deve ser um ato de vingança, uma forma de descarregar suas tensões e que o objetivo deve estar focado na criança e não em você.

Violência física nunca. Privações ligadas a necessidades básicas JAMAIS. Chantagem emocional é uma saída covarde, nem sempre entendida e que gera mágoa e confusão.

Se a conversa ou o exemplo não resolvem, abaixe-se na altura dos olhos da criança e olhe para ela para falar firmemente. SE ela se debater ou estiver descontrolada, segure-a firme e sem sacudir, mostrando que você é capaz de tirá-la do estado emocional e trazê-la para a realidade da conversa de volta.
Combinar antes também funciona, quanto alguma regra é geralmente quebrada por repetição.
Sempre que aplicar um castigo , dê a explicação claramente do por que está fazendo. Faça na hora, não deixe para depois.

Crianças pequenas entendem melhor castigos limitados pelo tempo, geralmente mais curto.
Nunca ameace com coisas que a assustam ( tipo ficar no escuro com monstros).

Tirando isso, objetos que a criança gosta, ou algo que pediu e fez por merecer, pode ser suprimido por falta de merecimento, voltar mais cedo de uma festa que ela está gostando, se ela fizer alguma coisa desagradável no local, etc.Afastar temporariamente do convívio com o grupo, tipo sentar e ficar longe "pensando" no que fez, também pode resolver.

Sempre que a criança demonstrar arrependimento verdadeira ( a gente conhece a criança que tem...), perdoe. Se ela demonstrar que está mudando o comportamento e quiser deixar isso claro para você, dê atenção especial, e elogie.

Nunca diga que a criança é má, feia ou chata. Diga que ela está agindo errado. Ou fazendo uma coisa que não está certa e que não é correta.
Não deixe a criança no vácuo, apresente soluções alternativas ao erro, mostrando como seria o acerto.

Conte a ela que as outras pessoas têm sentimentos como os dela: medo, vontades, dores e alegrias. Se ela magiar você, diga que aquilo o deixou triste.

Crianças pequenas estão desenvolvendo a capacidade de empatizar. Ajude.

Dê o exemplo. Não a castigue se você erra na frente dela.

Cada criança é uma. Cada situação merece ser examinada separadamente.

Adolescente é o seguinte: se você não segurou a peteca lá atrás, segure o rojão agora!!!
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

E se você é pai ou mãe,ou responsável, pode ser que esteja precisando de um corretivo também...ponha a mão na consciência. :emoticon4:

´
UFA! Educar não é nada fácil!!!!

Beijos!
Editado pela última vez por Apocaliptica em 26 Fev 2007, 03:38, em um total de 2 vezes.

betossantana
Contato:

Re: Re.: Castigos

Mensagem por betossantana »

Poindexter escreveu:((...)embora certas torturas psicológicas também possam fazer pessoas praticamente nem serem mais humanas...).

RDD.

Bjs.
É um problema espiritual, chupe pau!

clara campos
Moderadora
Contato:

Nunca diga que a criança é má, feia ou chata. Diga que ela está agindo errado.

brilhante pokinha.
quando se educa é essencialíssimo distinguir o acto da pessoa.
e mais, nuca jamais em tempo algum se diz a uma criança "já não gosto de ti" ou "se fizeres isto deixo de gostar de ti".

chatagem emocional é baixaria da pior
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Apocaliptica

Re: Re.: Castigos

clara campos escreveu:
Nunca diga que a criança é má, feia ou chata. Diga que ela está agindo errado.

brilhante pokinha.
quando se educa é essencialíssimo distinguir o acto da pessoa.
e mais, nuca jamais em tempo algum se diz a uma criança "já não gosto de ti" ou "se fizeres isto deixo de gostar de ti".

chatagem emocional é baixaria da pior

É tem muitas coisas ali no meu post que aprendi por experiência própria, com a observação de minha educação e a de minha filha.
Como os adultos e educadores erram... :emoticon8:

clara campos
Moderadora
Contato:

sim... adultos e educadores têm sempre muito que aprender

Hugo

Mensagem por Hugo »

Imagem

clara campos
Moderadora
Contato:

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Apocaliptica

ótimo!

Trancado