Tabu do sexismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Narkus
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Dez 2007, 12:36

Tabu do sexismo

Mensagem por Narkus »

Recentemente participei de debates sobre o tema em outro fórum e infelizmente o nível não foi dos melhores. Poucos materiais científicos foram apresentados, muitos espantalhos e ataques pessoais, principalmente na abordagem do comportamento sexual feminino em níveis "instintivos".

Os materiais que apresentei sobre o tema são:

1) Documentário “Human instinct – Deepest desires”
(Instinto humano – Desejos mais profundos)
http://www.guba.com/watch/3000082236

2) Trecho inicial do capítulo "A batalha dos sexos" do livro "O Gene Egoísta" de Richard Dawkins
A BATALHA DOS SEXOS

Se há conflitos de interesses entre pais e filhos que compartilham 50 por cento dos genes, quão mais severos devem ser os conflitos entre parceiros sexuais, que não têm parentesco? Tudo que eles têm em comum é um investimento, nos mesmos filhos, de 50 por cento de ações genéticas. Como tanto o pai como a mãe estão interessados no bem-estar de diferentes metades dos mesmos filhos, poderá haver alguma vantagem para ambos em cooperar entre si na criação desses filhos. Se um dos pais conseguir investir em cada filho menos do que seu quinhão de recursos dispendiosos, no entanto, ele levará vantagem, pois terá mais para investir'em outros filhos com outros parceiros sexuais, e assim propagar mais seus genes. Pode-se imaginar, portanto, que cada parceiro tenta explorar o outro, tenta forçar o outro a investir mais. Teoricamente, o que um indivíduo "gostaria" de fazer(não quero dizer desfrutar fisicamente, embora isto também possa acontecer) seria copular com o maior número possível de elementos do sexo oposto, deixando, em cada caso, que o parceiro criasse os filhos. Como veremos, essa situação é conseguida pelos machos de várias espécies, mas em outras os machos são obrigados a compartilhar uma porção igual da carga de criar os filhos. Essa visão da parceria sexual como uma relação de desconfiança e exploração mútuas foi especialmente enfatizada por Trivers. É uma visão comparativamente nova para os etólogos. Normalmente havíamos pensado no comportamento sexual, copulação e a corte que a precede, como um empreendimento essencialmente de cooperação, realizado para benefício mútuo ou mesmo para o bem da espécie!



Bom...
Ninguém ainda me respondeu se o documentário "Human Instincts" é de fato confiável.

Eu ainda tenho outros materiais interessantes de pesquisas de comportamento sexual presentes em livros de Steven Pinker e Richard Dawkins que se utilizam das conclusões de trabalhos de Robert Trivers (Um dos fundadores da sociobiologia).

Infelizmente não tive tempo de citar pois fui suspenso deste outro fórum (medida que não concordei, totalmente "parcial") sob acusação de "trollismo".

Eu também gostaria de saber se o pessoal aqui considera este assunto um tabú a ser debatido. Eu não quero mais uma vez sofrer ataques pessoais do tipo: "você é inseguro", "não pega ninguém", "tem pau pequeno" e blá blá blá...

Se tudo ocorrer bem devo digitar algumas passagens interessantes de outros livros que talvez já sejam de conhecimento de muitos por aqui.
Editado pela última vez por Narkus em 17 Dez 2007, 21:33, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: Tabú do sexismo

Mensagem por Apáte »

"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Re: Tabu do sexismo

Mensagem por zencem »

Narkus escreveu:Bom...
Ninguém ainda me respondeu se o documentário "Human Instincts" é de fato confiável.

Eu ainda tenho outros materiais interessantes de pesquisas de comportamento sexual presentes em livros de Steven Pinker e Richard Dawkins que se utilizam das conclusões de trabalhos de Robert Trivers (Um dos fundadores da sociobiologia).

Infelizmente não tive tempo de citar pois fui suspenso deste outro fórum (medida que não concordei, totalmente "parcial") sob acusação de "trollismo".

Eu também gostaria de saber se o pessoal aqui considera este assunto um tabú a ser debatido. Eu não quero mais uma vez sofrer ataques pessoais do tipo: "você é inseguro", "não pega ninguém", "tem pau pequeno" e blá blá blá...

Se tudo ocorrer bem devo digitar algumas passagens interessantes de outros livros que talvez já sejam de conhecimento de muitos por aqui.


O que eu acho é que o controle social perverteu o instinto sexual humano.

O homem é um doente da repressão.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Narkus
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Dez 2007, 12:36

Re: Re.: Tabú do sexismo

Mensagem por Narkus »


"Baú", "Maraú" também são oxítonas e são acentuadas...

"Tabu" não é acentuado por que é oxítona terminada em "u" sendo este "u" precedido por uma consoante.

Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Mensagem por m¥g »

não me agrada muito debater o assunto porque aparecem sempre caricaturas...

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Re.: Tabú do sexismo

Mensagem por Apáte »

Narkus escreveu:

"Baú", "Maraú" também são oxítonas e são acentuadas...

"Tabu" não é acentuado por que é oxítona terminada em "u" sendo este "u" precedido por uma consoante.

Baú não é acentuado por ser oxítona, e sim por formar um hiato.
Caso não houvesse o acento, seria um ditongo, como 'mau'.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Mensagem por m¥g »

não tarda muito estamos a discotir o sexo dos anjos

Avatar do usuário
Narkus
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Dez 2007, 12:36

Re: Re.: Tabú do sexismo

Mensagem por Narkus »

Apáte escreveu:
Narkus escreveu:

"Baú", "Maraú" também são oxítonas e são acentuadas...

"Tabu" não é acentuado por que é oxítona terminada em "u" sendo este "u" precedido por uma consoante.

Baú não é acentuado por ser oxítona, e sim por formar um hiato.
Caso não houvesse o acento, seria um ditongo, como 'mau'.

Ok... Mas ninguém disse que baú é acentuado por ser oxítona. :emoticon19:

Avatar do usuário
Narkus
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Dez 2007, 12:36

Mensagem por Narkus »

m¥g escreveu:não me agrada muito debater o assunto porque aparecem sempre caricaturas...

Exemplos?

Vamos ver se coincidem com os que já sofri e testemunhei... :emoticon12:

Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por m¥g »

bem... começa com a definição de natureza humana... como se esta se opusesse (não é assium que se escreve pois não? :emoticon16: ) á cultura. Nature Vs nurture é um debate onde normalmente se pode ver uma quantidade enorme de erros (o gene egoista é um bom antidoto para isto). Outro livro muito bom é Emoção de Dylan Evans onde ele explica a relação entre instinto e plasticidade do comportamento...
Editado pela última vez por m¥g em 17 Dez 2007, 22:18, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re: Re.: Tabú do sexismo

Mensagem por Apáte »

Apáte escreveu:
Narkus escreveu:

"Baú", "Maraú" também são oxítonas e são acentuadas...

"Tabu" não é acentuado por que é oxítona terminada em "u" sendo este "u" precedido por uma consoante.

Baú não é acentuado por ser oxítona, e sim por formar um hiato.
Caso não houvesse o acento, seria um ditongo, como 'mau'.

Então... oxítonas terminadas em "u" não são acentuadas a não ser neste caso especial do hiato.

Quanto ao tópico, tinha imaginado outra coisa. Explique-se melhor...
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Narkus
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Dez 2007, 12:36

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Narkus »

Por exemplo... Eu seria facilmente tachado de machista ao dizer que biologiamente mulheres possuem mais tendência a instrumentalizar o sexo para conseguir proteção, recursos e um "pai" para ajudar na criação dos filhos.

Todo debate sobre sexo parece exigir um cuidado extremo em relatar possíveis tendências de comportamento sexual, principalmente de mulheres.

Eu nunca disse que mulher não gosta de sexo. Mas quando digo que a mulher, muito do mais do que o homem, tende a usufruir do sexo como ferramenta de sedução (ao contrário do homem que geralmente tem o sexo mais como um "fim") muitas pessoas já "caricaturizam" dizendo que estou dizendo que mulher é tudo prostituta e não gosta de sexo :emoticon12:

O fato de especular que mulheres, muito mais do que homens, utilizam-se do sexo como um "meio" de sedução não quer dizer que eu esteja especulando que mulheres não gostem de sexo.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Apáte »

"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por m¥g »

uma coisa é certa. As mulheres adoram homens com a puta da mania

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por zumbi filosófico »

Narkus escreveu:Por exemplo... Eu seria facilmente tachado de machista ao dizer que biologiamente mulheres possuem mais tendência a instrumentalizar o sexo para conseguir proteção, recursos e um "pai" para ajudar na criação dos filhos.


Eu não acho que estaria sendo machista, apenas estaria dando um tipo de opinião de "filósofo de biologia de botequim" que assistiu alguns programas interessantes no Fantástico ou um Globo Repórter sobre o tema.

Uma coisa é afirmar que as mulheres tendem a instrumentalizar o sexo para conseguir proteção, recursos, etc. OK fazer isso.

Mas especular se isso é uma característica biológica, se intrínseca das mulheres, ou se é viral, se varia biologicamente nas diferentes populações, se as que não agem assim são mutantes ou estão infectadas por um vírus que anula esse comportamento, etc, é simplesmente achismo totalmente dispensável.

Seria mais interessante que escrevesse algum conto de ficção científica do que defender que é isso (e similares, frenologia, fisionomia, etc) simplesmente porque poderia ser e que tem impressão que é.
Imagem

Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por m¥g »

quando penso que grandes cientistas se esforçaram tanto para compreender o comportamento de animais (supostamente mais simples que os seres humanos), e depois vejo filosofos biologos de boteco, como diz o impio danniel, a falar sobre comportamento humano... tsc tsc

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Apáte »

O comportamento humano masculino é fácil de ser observado tanto quanto uma bactéria. As mulheres que são complicadas demais.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Mensagem por m¥g »

RACISMO

Avatar do usuário
Narkus
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Dez 2007, 12:36

Re: Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Narkus »

zumbi filosófico escreveu:
Narkus escreveu:Por exemplo... Eu seria facilmente tachado de machista ao dizer que biologiamente mulheres possuem mais tendência a instrumentalizar o sexo para conseguir proteção, recursos e um "pai" para ajudar na criação dos filhos.


Eu não acho que estaria sendo machista, apenas estaria dando um tipo de opinião de "filósofo de biologia de botequim" que assistiu alguns programas interessantes no Fantástico ou um Globo Repórter sobre o tema.

Uma coisa é afirmar que as mulheres tendem a instrumentalizar o sexo para conseguir proteção, recursos, etc. OK fazer isso.

Mas especular se isso é uma característica biológica, se intrínseca das mulheres, ou se é viral, se varia biologicamente nas diferentes populações, se as que não agem assim são mutantes ou estão infectadas por um vírus que anula esse comportamento, etc, é simplesmente achismo totalmente dispensável.

Seria mais interessante que escrevesse algum conto de ficção científica do que defender que é isso (e similares, frenologia, fisionomia, etc) simplesmente porque poderia ser e que tem impressão que é.

Pois é... Muitos tomam as tendências culturais como base, mas também falta PROVAR que as diferenças entre homens e mulheres sejam por motivos culturais.

A cultura sem dúvidas exerce influências no comportamento, mas me parece absurdo a tendência do "politicamente correto" de responsabilizar a cultura por todos os padrões de comportamentos humanos.

Eu confio muito mais nas analogias comparando comportamentos de outros primatas com o dos humanos do que essa atribuição de responsabilidade para a cultura humana. Como se a "culpa" de todos os problemas de relacionamento homem/mulher fosse da cultura existente. Infelizmente muitos estudos, principalmente os de sociobiologia, contrareiam esse excesso de atribuição cultural ao comportamento humano.

Que o humanos são diferentes de todos os outros animais não temos dúvidas, mas duvido que sejamos "tábulas rasas" no que diz respeito à nossa natureza comportamental, inclusive a sexual.

Avatar do usuário
Narkus
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Dez 2007, 12:36

Re: Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Narkus »

Apáte escreveu:O comportamento humano masculino é fácil de ser observado tanto quanto uma bactéria. As mulheres que são complicadas demais.

Falar sobre o comportamento masculino não é tabu... Que homens tendem a trair mais, priorizar a beleza feminina em suas escolhas sexuais, evitar compromissos quase todo mundo já sabe, embora, evidentemente, existam as exceções.

Agora falar sobre o comportamento feminino, principalmente nas características tidas como "promíscuas" é um grande tabu em nossa sociedade.

A tendência do "politicamente correto" é estabelecer uma certa "igualdade" entre os sexos, inclusive no comportamento sexual, o que acho uma "forçassão de barra". Agora é moda as mulheres dizer que tomam mais iniciativa, que buscam mais pelo sexo casual. Mas será que naturalmente elas são assim? Ou isso não seria uma forma delas se sentirem "mais livres e aceitas" na soceidade moderna?

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Apáte »

O politicamente correto estabelece uma igualdade onde uns são mais iguais que os outros.

Ou seja, como diria o Zencém:
Imagem
De homem póóóódji!
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
Alenônimo
Mensagens: 961
Registrado em: 19 Out 2005, 02:00
Gênero: Masculino
Localização: Birigüi - SP
Contato:

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Alenônimo »

Narkus, você é muito chorão. Sua suspensão do CC foi só de dois dias e foi por causa de umas frases nada felizes:

Eu acho sim as mulheres menos inteligentes, mas não tiro o crédito delas como seres humanos.

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg261164

E a ciência não diz sobre homem ser mais "inteligente" do que a mulher propriamente dito. Mas é bastante evidente (embora as diferenças não sejam tão gritantes) de que homens tem raciocínio melhores que as mulheres. Mas eu acredito que homens sejam mais inteligentes sim

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg261130

Eu não to sendo machista... Leiam FRIAMENTE meus textos, interpretem como seres humanos e não como mulheres.

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg261098

Não estou falando de conspiração, mas é fato que as mulheres não tem a mesma tendência a procurar profissões que exijam raciocínio.

Não se trata de um machismo, nem feminismo, mas sim a verdade... E é prerrogativa masculina pensar logicamente.


É visível que o papel da mulher na sociedade é "cuidar" e não "raciocinar".

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg259892

As mulheres dificilmente procuram estudar ciências exatas... Bem... Talvez dentro de uns 60 anos, após algumas gerações "feministas", eu me certifique do contrário, e as mulheres provem ser capazes de pensar logicamente tão bem quanto os homens.

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg259638

Casamento sempre foi negócio para a mulher e dor de cabeça para homens.

Estou me baseando por princípios da biologia.

A mulher tem mais poder de persuasão pq tende a apelar a emoções e menos à razão, como o caso dos homens.

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg259632

Acho muitíssimo coerente uma mulher "lógica" que sabe admitir as tendências do seu sexo. Uma mulher "lógica" que admite que cerca de 90% de suas conhecidas são "ilógicas" ganha respeito por sua coerência e acaba tendo sua "logicidade" reconhecida também.

Não é questão apenas de machismo e preconceito... É biologia...


O que estava querendo dizer é que mulher é intere$$eira.

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg266106

O homem confuso não raciocina direito e a especialidade das mulheres é sim confundir o homem.

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg266068

Mulheres normalmente só conseguem ser justas se tiver maridos rigorosamente justos.

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg266068

Embora muitas mulheres já estejam acostumadas com a idéia de que "sexo também é bom para mulheres", eu digo que o sexo é negócio para mulher, quer ela saiba disso ou não!
E eu não diria apenas o sexo... Induzir homens a sentirem culpa, pena e frustração também favorece em muito as mulheres.

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg266065

É só pensar um pouco... Como as mulheres teriam sobrevivido se não fosse o sentimento protecionista do homem? Os homens sempre reprimiram as mulheres "na medida certa" se é que podemos dizer assim.

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg266065

Praticamente todas as mulheres tem tendências a perversão, se apaixonam por caras que demonstram "não precisar delas", se sentem atraídas por caras com aquele "tempero" de arrogância, prepotência. E claro, gostam de caras seguros, evidentemente.

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg265920

Tá cheio de homens enganados aí, todos cheios de si, e que caem na falácia de que "defender as atitudes femininas" é prova de homem bem resolvido.

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg265886

É claro que ter só dinheiro não basta, você precisa ser interessante como um todo. Mas dinheiro sempre foi, instintivamente, um atrativo para mulheres.

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg265854

Querem esclarescer ou me deixar confuso? Isso é artimanha feminina...

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg264938

Eu, como membro deste fórum e interessado em uma discussão decente, convido os usuários Mutação, Suyndara e Alegra a simplesmente abandonar esta discussão

http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg266922

Só na cabeça de seres muito ignorantes é que esse tipo de coisa é correta. Não dei motivos pra ser atacado dessa maneira, apenas me expuis minha opinião sobre um assunto polêmico. E se eu estivesse especulando que haveria répteis em mercúrio? Eu seria atacado dessa forma mesmo que eu insistisse nesse absurdo?

Pura parcialidade, e na "minha opinião" quem insiste na parcialidade é porque é irracional.

Chamando o barata de irracional por tabela
http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg266456

Dentre todos os usuários de "estrada" neste fórum com certeza você é a que vêm demonstrando a maior imaturidade, insensatez, e vários e vários espantalhos.

E ofensas a Suyndara
http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg270463

EU ESPERO ESTAR ERRADO, mas você está se encaixando muito bem no "esteriótipo" que eu descrevi no meu post naquele seu tópico: http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg259632

Mais ofensas...
http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg270463

Uma mulher facilmente pode instrumentalizar a incerteza da paternidade em níveis que não permitem que o homem tenha a ousadia de questionar sua própria paternidade.

De novo... a conspiração da mulher manipuladora e perversa...
http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... #msg271937

Já vi gente ser banida por muito menos.

Avatar do usuário
m¥g
Mensagens: 83
Registrado em: 17 Dez 2007, 02:02

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por m¥g »

conclusão da sociobiologia pop de Narkus:

mulhé tem mais é que ter pala de burro e açaime de Bulldog

Avatar do usuário
Alenônimo
Mensagens: 961
Registrado em: 19 Out 2005, 02:00
Gênero: Masculino
Localização: Birigüi - SP
Contato:

Re: Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Alenônimo »

Usuário deletado escreveu:Ele não ofendeu ninguém, aqui não se bane quem tem idéias conspiracionistas, se caso assim fosse, vários foristas estariam banidos.


Ele faltou com respeito várias vezes, mesmo que não intencionalmente. Aliás, é pelo "não intencionalmente" que ele foi suspenso e não banido.

Amanhã ele já deve conseguir postar no CC se ele quiser.

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: Tabu do sexismo

Mensagem por Apáte »

Propaganda mais tosca!
Por que assíu do díalgo32?
E ainda por cima, você não entende porra nenhujma de mulher!
enter não passa a mensagem porawe
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Trancado