Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por Benetton »

Leo escreveu:
Como se alguma coisa o fosse no espiritismo...

O máximo que vocês conseguem fazer é acreditar naquilo que pode ser defendido com meia dúzia de Ad hocs, 1 Kg de evidências anedotas e muito esforço, e rejeitar o que evidentemente não passa de uma estúpida e grosseira sandice, ainda que encontre uma certa resistência.

Talvez algumas "revelações" ateístas sejam mais verificáveis do que as Espíritas, tendo em vista determinados métodos cínicos e escusos ( isso para ser educado e evitando dizer o que você disse, mas já dizendo, "uma estúpida e grosseira sandice" ) que certos ateus usam em prol de suas crenças céticas, quando Leo Vines, Soutto Maior, da STR e o Dantas daqui mesmo do RV usam para afirmar suas posturas, mesmo usando de flagrantes mentiras. Quer ver ? Acesse :

Modus Operandi Adventista
viewtopic.php?p=283688#283688


Ou seja, vejamos um resumo sobre o caso da Sociedade da Terra Redonda. O Júlio Siqueira PROVOU que Leo Vines, diretor da STR, mentiu quando disse que existem mais ateus no mundo do que budistas, espíritas e judeus (não somados, mas individualmente). Caso semelhante aconteceu no caso do Daniel Sottomaior, também da STR, com relação à tentativa torpe de insinuar que Ian Stevenson fazia ciência de mentirinha, e que seus trabalhos não mereceram publicações em revistas científicas. Júlio não só provou que os trabalhos de Ian tinham credibilidade em vários meios acadêmicos como provou a publicação nas mais conceituadas Revistas ligadas à Ciência, como a Jama e The Lancet.

Júlio enviou essas ponderações aos diretores da STR. E qual foi a reação ou resposta deles? Silêncio estratégico... embora tenham acusado o recebimento do e-mail...E essas falsas informações dos diretores da STR continuam lá...

E aqui mesmo neste fórum há um belo exemplo. Desafiei por duas vezes o Luis Dantas a provar que os dados publicados em seu site ( http://www.dantas.com ) estavam corretos, quanto ao número de ateus livres e encarcerados nos Estados Unidos, os quais trazem erros grosseiros que só servem para dar uma falsa idéia da realidade. Dantas diz que o percentual de ateus nos EUA é de aproximadamente 10% e os ateus encarcerados lá não passa de 0,001%, tentando passar a idéia de que ateus teriam uma postura social mais correta e honesta, em relação aos religiosos. Mentira!

Primeiro : De onde ele tirou que nos EUA há 10% de ateus ou pessoas que pouco se importam se Deus existe ?

Segundo : De onde ele tirou que os ateus presos não passam de 0,001%?

Provei, em 2 posts meus que o percentual de ateus nos EUA não passa de 0,3% ( uma pequena diferença de apenas uns 3.000% em relação ao número do Dantas ... ) e os ateístas encarcerados são em média de 0,209% ( outra insignificante difereça de uns 10.000% ... pouca coisa, é claro ... ), com base em sites da Infoplase, Adherents e Federal Bureau of Prisons.

Mas o Dantas continua calado e mantendo essas falsas informações em seu site, muito provavelmente já sabendo que não são verdades. É só ver :


Imagem



- É dito pelo Dantas que "Em recente pesquisa nos EUA ..." - Pesquisa? Que pesquisa? Qual o Órgão responsável pelas divulgações? Onde e quando foi publicado?


Outra coisa ...Ele diz : "Quando você se acostuma com a integridade intelectual você pára de se enganar aos poucos e acaba não enganando os outros também"

Mas a quem ele está se referindo? A ele próprio é que não é, pois "parar de se enganar e não enganar os outros" não parecem ser características comuns de sua personalidade.




Estão aí apenas algumas "revelações" ateístas facilmente verificáveis, mas que alguns de seus séquitos procuram se abster de comentar. Por que será ?




====================




Por outro lado, nunca, neste fórum, havia afirmado que existiam provas da existências de espíritos ou experiências que provassem irrefutavelmente a mediunidade, reencarnação, etc. O que sempre deixei patente eram as evidências de que algumas áreas da ciência estavam tentando demonstrar acerca dessa fenomenologia.

Vou deixar alguns links aqui que atestam essas evidências e, mais uma vez reproduzir aquela que considero uma das mais interessantes. Perdoem-me aqueles que já estão cansados de ler isso, mas sei que daqui a algum tempo essa mensagem quotada acima vai se repetir, por outro forista que não viu ou outro novato, sem com isso querer desmerecer quem quer que seja :


Estudos e Experiências sobre a Reencarnação :

University of Virginia Health System homepage
http://www.healthsystem.virginia.edu/in ... tystudies/




Estudos e Experiências sobre a Mediunidade :

Cientista Americano admite Mediunidade - Arizona University
viewtopic.php?t=286




Estudos e Experiências sobre a existências de Espíritos :

Além do que já lancei aqui no RV, por favor, visite também minha HP :

http://us.geocities.com/jeffersonhpbr/entrada.html

No Menu, à esquerada, clique em "Textos" e depois em "Texto 10".




E é este item que vou reproduzir aqui pela 8ª ou 9ª vez. Quem quiser ver o vídeo completo sobre essa matéria, é só acessar :

http://video.google.com/videoplay?docid ... 2234&hl=en



Vou citar pesquisas que fiz relatando dois casos que propiciaram investimentos nesses estudos e a criação de uma Fundação, The Horizon Research Foundation. Tais relatos que se seguem, já foram objeto de um tópico meu aqui no RV, já faz um bom tempo, ou seja :


MEDICINA EUROPÉIA E A PRESENÇA DE ESPÍRITOS EM NOSSO MEIO
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=2199



Adianto ainda que, os Médicos europeus não estão preocupados com a Doutrina Espírita. Suas pesquisas em nada se relacionam ao que Kardec disse ou deixou de dizer. Porém, e indiretamente, há colaboração para que a comunidade acadêmica reflita quanto à possibilidade da consciência poder existir fora do corpo. É só isso.

Por fim, por que certos indivíduos sentem tanta necessidade de desacreditar e obscurecer algo que, para eles, já não passa de simples engodo ? Se ainda assim, o impulso de tentar denegrir algo que desconhecem, ou conhecem por ouvir falar ( salvo raríssimas excessões aqui no Fórum ) ainda move sentimentos desprovidos do equilíbrio e neutralidade que é marca de um verdadeiro cientista, então analisem com seriedade, com base na ciência médica, as pesquisas que se seguem.




A linha tênue que separa a vida da morte. Ciência e Espiritualidade :


Atenção : Mais abaixo, após os o relatos dessa Reportagem, você poderá assistir a um vídeo que registra os depoimentos das pessoas envolvidas e os locais das Experiências.

É um dos maiores enigmas da Ciência. Um ponto de interrogação que pesa sobre a cabeça de todos aqueles que não têm uma Religião ou simplesmente não acreditam em Deus : Afinal, existe ou não, vida após a morte ? A pesquisa feita em 10 hospitais da Holanda analisou 1500 pessoas no leito de morte. Pelo menos 63 delas voltaram para contar o que viram. É a primeira vez que a ciência assinala esse tipo de experiência.

O médico Sam Parnia, do Hospital Geral de Southampton, no sul da Inglaterra, foi um dos chefes da pesquisa feita na Holanda :

“Entrei descrente, não acreditava em Deus, muito menos na existência da alma. Agora, tenho minhas dúvidas. Acho que algo muito maior do que nós existe e nos espera depois da morte”, diz.


As salas de ressuscitação dos hospitais serviram de laboratório para os pesquisadores. Noventa por cento das pessoas analisadas tiveram ataques cardíacos. Os outros 10% eram vítimas de acidentes :

“Zerávamos o cronômetro assim que o paciente era posto sobre a maca, dessa forma analisamos casos de pessoas que ficaram de 15 segundos a 43 minutos clinicamente mortas”, conta o Médico.


E como eles sabiam que as pessoas estiveram realmente sem vida ?

“Porque tudo parou. O coração, a respiração, os impulsos do cérebro. Nada mais funcionava. Era gente que estava morta, mesmo que momentaneamente”, afirma Sam Parnia.


E o que acontecia ?

"Eles enxergavam nossa luta para trazê-los de volta à vida. Era como se a mente se desligasse do corpo e ficasse flutuando ao lado da maca. Alguns chegavam a tentar nos avisar que não adiantava mais continuar dando choque, pois o corpo já estava morto", relata.



Imagem O cinema sempre usou e abusou desse tema: mortos que voltam ou que jamais vão para o céu ou para o inferno. Mas será que é possível continuar vivendo sem um corpo ? Será que existe consciência independente do cérebro ?

"Para saber o que é normal, precisamos estudar o anormal”, acredita o Médico.


Mas quem garante que nesses casos estudados existiu uma energia realmente fora do corpo ?

"Os fatos. De alguma forma a mente e a consciência continuaram existindo separados do cérebro dos pacientes estudados. Eles garantem que viam tudo de cima, quase do teto do hospital. E o mais interessante é que eles viram coisas que aconteceram exatamente no momento em que seus cérebros estavam temporariamente inativos. Os ouvidos não poderiam estar ouvindo e nem os olhos poderiam estar vendo”, afirma.


Mas a mente não pode ter criado essas imagens depois que os pacientes voltaram do coma ?

“Também pensamos nisso. Foi aí que descobrimos algo de arrepiar. Alguns pacientes viram coisas em outros cômodos do hospital. Um, por exemplo, vagou pelos corredores enquanto nós lutávamos para evitar a morte do seu corpo. Ele disse que foi até a sala ao lado e conversou com uma mulher. Deu o nome dela, a idade. Fomos investigar e descobrimos que naquela hora a tal mulher também estava clinicamente morta. Isso só nos faz acreditar que a mente dele falou com a mente dela”, conta Sam Parnia.


O caso que mais surpreendeu os Médicos pesquisadores aconteceu fora do hospital. Enquanto do lado de dentro a Equipe Médica trabalhava para ressuscitar um corpo, o dono desse mesmo corpo disse que saiu para fora das instalações. Foi até a um parque perto do hospital, viu um conhecido que depois confirmou que estava lá naquela hora.

E o mais impressionante: na hora de voltar, o paciente diz que presenciou um acidente na rua. Um homem foi atropelado. Os dois chegaram a conversar. Até que de repente, o paciente sentiu uma forte atração para voltar para o hospital. O homem atropelado teria desaparecido num facho de luz.

“Checamos a história na delegacia e o atropelamento aconteceu mesmo. Só podemos acreditar numa coisa: as almas, ou seja lá o que for, se encontraram e depois tomaram rumos diferentes. A do nosso paciente voltou para o corpo. A do homem atropelado se foi”, diz o médico


Imagem " Essa energia pode ficar vagando eternamente, pode durar somente algum tempo e depois acabar. Nem se sabe ainda se essa energia é alimentada pelo cérebro ou se é o cérebro que se alimenta dela. Talvez, admitem os cientistas, sejam mesmo almas criadas por Deus, e que voltam para junto dele quando o corpo já não funciona mais..." Diz Sam Parnia.


Obs : Texto obtido do Sistema Globo. Para assistir ao vídeo que registra as experiências acima, Você precisará do Programa : Real Player Basic - versão 8 ( mínima ). Se Você não tiver um, clique aqui :

http://us.geocities.com/jeffersonhpbr/Real-Player.html

Esta versão 8, de 5 Mb, não é a mais moderna, porém é suficiente para rodar o vídeo a seguir. Se Você quiser uma versão mais atualizada, de 11 Mb, deverá acessar o Site : http://www.realnetworks.com.br , e procurar o link : "Grátis - RealPlayer" / Obter o Player Básico. Para os que usam Servidor Proxy e LAN ( Local Area Network ) poderá haver problemas de conexão com o vídeo, o que requer configuração especial para computadores que trabalham em rede. Após ter o Real Player instalado em seu micro, click no link abaixo. Se não der certo, copie e cole, no campo apropriado do Programa Real Player ( Versão 8 mínima ), o endereço a seguir, seguido de "enter" :


Imagem rtsp://real01.globo.com/~tvglobo-d/vide ... 3/mat08.rm





OUTRO FATO QUE SURPREENDEU A CIÊNCIA MÉDICA E A COMUNIDADE ACADÊMICA


Transcrição do site :

http://www.near-death.com/experiences/evidence01.html



Imagem O Dr. Michael Sabom é um Cardiologista, cujo o Livro mais recente, “Luz e morte”, inclui uma análise médica e científica detalhada de uma experiência surpreendente próximo-da-morte, de uma mulher chamada Pam Reynolds. Ela se submeteu a uma operação rara para remover um aneurisma gigante da artéria basilar em seu cérebro, que ameaçava sua vida.

O tamanho e a posição do aneurisma, entretanto, impossibilitaram sua remoção segura usando as técnicas neurocirúrgicas padrões. Foi consultado um outro Médico que abrisse caminho a um procedimento cirúrgico audaz, conhecido como “apreensão hipotérmica cardíaca”. Isso permitiu que o aneurisma de Pam Reynolds fosse eliminado com uma possibilidade de sucesso razoável. Esta operação, nomeada de "paralisação" pelos doutores que a executaram, exigia que a temperatura de corpo de Pam estivesse abaixo de 60 graus, seu batimento cardíaco e respiração pararam, suas ondas de cérebro se mantiveram aplainadas, e o sangue foi drenado de sua cabeça. Em termos atuais, foi posta à “morte” aparente.

Após ter removido o aneurisma, a paciente foi restaurada à vida. Durante o tempo que Pam estava em paralisação temporária, experimentou uma NDE ou EQM ( Experiência Quase-Morte ). Suas observações verídicas, notavelmente detalhadas, enquanto se encontrava “out-of-body” durante sua cirurgia, foram verificadas mais tarde e constatadas exatas. Este caso é considerado um dos exemplos os mais fortes da evidência veridica na pesquisa de NDE por causa da habilidade de Pam ao descrever os instrumentos e os procedimentos cirúrgicos originais usados e sua habilidade ao descrever em detalhe estes eventos quando estava clínicamente “morta” e com o cérebro inoperante.


Imagem Uma espécie de escova de dentes elétrica ou “socket wrench case” – “ Chave inglesa de encaixe ”, vista na mão do Cirurgião. Esta foi a ferramenta que Pam viu enquanto estava fora de seu corpo.

Quando todos os sinais vitais do Pam foram paralizados, o Doutor manipulando uma serra cirúrgica, começou a cortar completamente o crânio de Pam. Quando este procedimento estava em execução, Pam relatou que se sentiu "estalar" fora de seu corpo e pairar acima da mesa de operação.


Então, ela prestou atenção aos doutores trabalhando em seu corpo sem vida, por algum tempo. De sua posição out-of-body, observou o doutor verificando seu crânio através de uma espécie de escova de dentes elétrica. Pam ouviu e relatou mais tarde o que as enfermeiras tinham dito e exatamente o que estava acontecendo durante a operação na sala de cirurgia. Neste período, cada monitor ligado ao corpo do Pam não registrou "nenhum sinal de vida" qualquer.


Em algum momento, a “consciência” de Pam flutuou para fora do quarto, e viajou em um túnel que tinha uma luz em sua extremidade, onde seus parentes e amigos falecidos estavam esperando incluíndo sua avó a longo tempo falecida. A NDE de Pam terminou quando seu tio falecido lhe conduziu para trás de seu corpo para que ela o retomasse. Pam comparou o sentimento de reentrada em seu corpo inerte como "mergulhar em uma piscina gelada”.




Essas experiências acima já foram objeto de matéria publicada no "The Lancet" :



REVISTA ELETRÔNICA "THE LANCET" SUBMETE A EQM À APRECIAÇÃO MÉDICA MUNDIAL.



O Períodico "The Lancet" é considerado hoje uma referência em diagnósticos e pareceres da área médica em todo mundo. Sua credibilidade e isenção garantem uma ampla divulgação de conhecimentos aprofundados em disciplinas-chave da medicina, assinados por Médicos conceituados internacionalmente.

Para acessar os links dessa Revista Eletrônica, é necessário ser assinante. Porém, para o caso em questão, a assinatura é totalmente gratuita, bastando ao interessado fazer um pequeno cadastro no site : http://www.thelancet.com



http://www.thelancet.com/journals/lance ... 9/abstract


Imagem


A natureza da relação Mente-Cérebro e a possibilidade da vida após a morte são algumas das mais profundas questões que estabelecem relação para situar o gênero humano no Universo.

O relatório de hoje [ dez/2001 ] do “Lancet”, por Pim van Lommel e colaboradores das Experiências próximas da morte ( EQM) em sobreviventes de ataques cardíacos propicia dados intrigantes que são de suma importância para essas questões. Neles está a segunda perspectiva que estuda esse modelo. A primeira sendo uma pequena escala feita em Southampton, por Parnia e colegas colaboradores. Ambos os grupos de Pesquisadores pensam que suas descobertas indicam uma necessidade de revisão radical das atuais proposições sobre as relações entre consciência e função cerebral.


Van Lommel [ Médico Cardiologista ] e colegas perguntam :


Como poderia uma consciência vívida [ evidente ] fora de um corpo ser sentida [ percebida ] no momento que o cérebro não mais funciona durante um período de morte clínica com o EEG [eletroencefalograma] plano ?”.




==================



Em 2005 fiz contatos com o Cardiologista Pim Van Lommel objetivando mais detalhes das últimas experiências acerca da N.D.E - Near-Death Experience. Em resposta, Van Lommel gentilmente enviou-me um anexo com as mais recentes metodologias empregadas nesta área para torná-la cientificamente robusta.
Editado pela última vez por Benetton em 25 Fev 2008, 09:16, em um total de 8 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

.
Voltar no processo de fim, significa que não se chegou ao fim, e, portanto, todos esses relatos tem um cheiro de conclusões apressadas.

Será que os espíritos não poderiam esperar um pouco, até os vermes terem terminado o seu banquete, e estabelecessem um contacto com nós ateus, céticos por precaução, ou mesmo aproveitassem os inventos modernos de comunicação, como a televisão, criando o "Jornal do Além", que entraria, aleatoriamente, em rede compulsória de todos os canais, no meio de cada programação.

O que não dá é pra se sair correndo atrás da vara, toda a vêz em que se solta um foguete.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Benetton »

zencem escreveu:.
Voltar no processo de fim, significa que não se chegou ao fim, e, portanto, todos esses relatos tem um cheiro de conclusões apressadas.

Será que os espíritos não poderiam esperar um pouco, até os vermes terem terminado o seu banquete, e estabelecessem um contacto com nós ateus, céticos por precaução, ou mesmo aproveitassem os inventos modernos de comunicação, como a televisão, criando o "Jornal do Além", que entraria, aleatoriamente, em rede compulsória de todos os canais, no meio de cada programação.

O que não dá é pra se sair correndo atrás da vara, toda a vêz em que se solta um foguete.

Talvez os Cientistas e Médicos Europeus aprendam alguma coisa com suas argumentações "tão precisas e detalhadas" a respeito desse vasto assunto, face à extensão e abrangência do mesmo e, cujo teor foram por mim deixadas aqui no formato de um breve resumo, em meu post anterior.

Então, brinde-nos com um contato formal com eles e poste as respostas aqui. Para facilitar, aí vão alguns endereços para aqueles que não se conformam com essas experiências realizadas em PAÍSES DE 1º MUNDO. Assim, poderão acessar o site da Horizon Research Foundation ( http://www.horizon-research.co.uk/ ), cujo Presidente é o Dr. Sam Parnia ( Chairman & Trustee ) ou então enviar seus protestos tupiniquins diretamente a :


Dr Sam Parnia, Senior Research Fellow, University of Southampton, England - U.K. Tel: 023 8079 5026. E-mail : parnis@soton.ac.uk

Kim d'Arcy, External Relations, University of Southampton, England - U.K. Tel: 023 8059 4993. E-mail : kimda@soton.ac.uk


Note for Editors :

· The Horizon Research Foundation can be contacted by phone on 0870 3333722 or by writing to Mailpoint 888, Southampton General Hospital, Tremona Road, Southampton SO16 6YD.




E também :


Pim Van Lommel, Cardiologist. N.D.E - Near Death Experience - Informations :

pimvanlommel@wanadoo.nl



Michael Sabom, M.D. Cardiologist. He founded the Atlanta Study which is the first comprehensive investigation of its kind into N.D.Es :

MSabom@aol.com


Editado pela última vez por Benetton em 08 Jan 2008, 08:19, em um total de 1 vez.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por O ENCOSTO »

Benetton escreveu:
Vou deixar alguns links aqui que atestam essas evidências e, mais uma vez reproduzir aquela que considero uma das mais interessantes. Perdoem-me aqueles que já estão cansados de ler isso, mas sei que daqui a algum tempo essa mensagem quotada acima vai se repetir, por outro forista que não viu ou outro novato, sem com isso querer desmerecer quem quer que seja :


Estudos e Experiências sobre a Reencarnação :

University of Virginia Health System homepage
http://www.healthsystem.virginia.edu/in ... tystudies/




Estudos e Experiências sobre a Mediunidade :

Cientista Americano admite Mediunidade - Arizona University
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=286




Estudos e Experiências sobre a existências de Espíritos :

Além do que já lancei aqui no RV, por favor, visite também minha HP :

http://us.geocities.com/jeffersonhpbr/entrada.html

No Menu, à esquerada, clique em "Textos" e depois em "Texto 10".




E é este item que vou reproduzir aqui pela 8ª ou 9ª vez. Quem quiser ver o vídeo completo sobre essa matéria, é só acessar :

http://video.google.com/videoplay?docid ... 2234&hl=en



Vou citar pesquisas que fiz relatando dois casos que propiciaram investimentos nesses estudos e a criação de uma Fundação, The Horizon Research Foundation. Tais relatos que se seguem, já foram objeto de um tópico meu aqui no RV, já faz um bom tempo, ou seja :


MEDICINA EUROPÉIA E A PRESENÇA DE ESPÍRITOS EM NOSSO MEIO
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=2199



Adianto ainda que, os Médicos europeus não estão preocupados com a Doutrina Espírita. Suas pesquisas em nada se relacionam ao que Kardec disse ou deixou de dizer. Porém, e indiretamente, há colaboração para que a comunidade acadêmica reflita quanto à possibilidade da consciência poder existir fora do corpo. É só isso.



E eu vou deixar um link e um comentário bem basico sobre Ciência:

O fato de um relato de pesquisa ter sido avaliado e finalmente publicado não significa que esteja isento de qualquer defeito ou equívoco. Portanto, é importante que cada leitor mantenha postura crítica. Ele é, em última instância, o revisor (FISCHER, 2000). Todos somos revisores, ou deveríamos sê-lo. Não podemos cair na tentação do mero consumismo em busca de uma revisão bibliográfica pretensamente extensa.

Para que a comunidade científica possa realizar a sua avaliação de um relato de pesquisa, após a sua publicação, é essencial que seja elaborado de maneira a garantir a replicação do estudo realizado. A replicabilidade é uma condição essencial na pesquisa científica, quando o fenômeno sob estudo pode ocorrer repetidas vezes, já que nenhuma investigação, por mais completa que possa ser, pode esclarecê-lo cabalmente. Portanto, um aspecto para o qual os revisores precisam direcionar especial atenção, na avaliação de relatos de pesquisa, é a replicabilidade do estudo reportado.



http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S14 ... ci_arttext
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Mr. Crowley
Mensagens: 7612
Registrado em: 22 Out 2005, 10:48
Gênero: Masculino
Localização: Londrina/São José dos Campos - PR/SP
Contato:

Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por Mr. Crowley »

Revista Espírita - Março/1858


Onde tu conseguiu isso? :emoticon5:
Imagem

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por Benetton »

O ENCOSTO escreveu:E eu vou deixar um link e um comentário bem basico sobre Ciência:

O fato de um relato de pesquisa ter sido avaliado e finalmente publicado não significa que esteja isento de qualquer defeito ou equívoco.


E quem disse que o estudo realizado por Parnia e Cols. estão isentos de qualquer coisa? O próprio Parnia disponibiliza os estudos em sua Fundação, deixada como referência em link, para comentários e críticas, as quais só corroboram para que a mesma se torne mais robusta a críticas sérias. Eu disse críticas "sérias", e não choramingos e tentativas de desqualificar os Médicos em evidência, ataques esses muito comuns e vindos de gente inconformada com o desenvolvimento das pesquisas.







O ENCOSTO escreveu:Para que a comunidade científica possa realizar a sua avaliação de um relato de pesquisa, após a sua publicação, é essencial que seja elaborado de maneira a garantir a replicação do estudo realizado.


Mas justamente a replicação foi AMPLAMENTE utilizada por outros Médicos como Pim Van Lommel, Michael Sabom M.D. Cardiologista e outros que até ensaiaram refutações, tornando os estudos falseáveis e, portanto, científicos. Você não leu a pesquisa toda? Huuummm ...


Editado pela última vez por Benetton em 04 Jan 2008, 08:50, em um total de 2 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por chagas »

Talvez os Cientistas e Médicos Europeus aprendam alguma coisa com suas argumentações "tão precisas e detalhadas" a respeito desse vasto assunto....

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por chagas »

Então, brinde-nos com um contato formal com eles e poste as respostas aqui....

Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por chagas »

...esse Benneton.

Avatar do usuário
zencem
Mensagens: 4452
Registrado em: 29 Out 2005, 19:41

Mensagem por zencem »

Benetton escreveu:
zencem escreveu:.
Voltar no processo de fim, significa que não se chegou ao fim, e, portanto, todos esses relatos tem um cheiro de conclusões apressadas.

Será que os espíritos não poderiam esperar um pouco, até os vermes terem terminado o seu banquete, e estabelecessem um contacto com nós ateus, céticos por precaução, ou mesmo aproveitassem os inventos modernos de comunicação, como a televisão, criando o "Jornal do Além", que entraria, aleatoriamente, em rede compulsória de todos os canais, no meio de cada programação.

O que não dá é pra se sair correndo atrás da vara, toda a vêz em que se solta um foguete.

Talvez os Cientistas e Médicos Europeus aprendam alguma coisa com suas argumentações "tão precisas e detalhadas" a respeito desse vasto assunto, face à extensão e abrangência do mesmo e, cujo teor, foram por mim deixadas aqui no formato de um breve resumo, em meu post anterior.

Então, brinde-nos com um contato formal com eles...


Quando uma resposta simples se torna tão vasta e complexa, mais me leva a concluir que não é assunto pra um pobre mortal, como eu, visto que me tornaria uma presa fácil de intelectuais e erudítos.

O argumento é a arma de quem busca e pergunta, esperando a resposta dos fatos, não de deduções.

Além do mais, o mundo esteve até agora aprisionado por superstições e obscuratismos, e a pedida atual é um mundo menos confuso e complexo que se baseie no simples, na liberdade e na razão.

Eu acho uma temeridade acreditar no que não se tem capacidade de compreender
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".


500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:


Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Benetton »

zencem escreveu:
Benetton escreveu:
zencem escreveu:.
Voltar no processo de fim, significa que não se chegou ao fim, e, portanto, todos esses relatos tem um cheiro de conclusões apressadas.

Será que os espíritos não poderiam esperar um pouco, até os vermes terem terminado o seu banquete, e estabelecessem um contacto com nós ateus, céticos por precaução, ou mesmo aproveitassem os inventos modernos de comunicação, como a televisão, criando o "Jornal do Além", que entraria, aleatoriamente, em rede compulsória de todos os canais, no meio de cada programação.

O que não dá é pra se sair correndo atrás da vara, toda a vêz em que se solta um foguete.

Talvez os Cientistas e Médicos Europeus aprendam alguma coisa com suas argumentações "tão precisas e detalhadas" a respeito desse vasto assunto, face à extensão e abrangência do mesmo e, cujo teor, foram por mim deixadas aqui no formato de um breve resumo, em meu post anterior.

Então, brinde-nos com um contato formal com eles...


Quando uma resposta simples se torna tão vasta e complexa, mais me leva a concluir que não é assunto pra um pobre mortal, como eu, visto que me tornaria uma presa fácil de intelectuais e erudítos.

O argumento é a arma de quem busca e pergunta, esperando a resposta dos fatos, não de deduções.

Além do mais, o mundo esteve até agora aprisionado por superstições e obscuratismos, e a pedida atual é um mundo menos confuso e complexo que se baseie no simples, na liberdade e na razão.

Eu acho uma temeridade acreditar no que não se tem capacidade de compreender

A resposta torna-se válida desde que seja revestida de seriedade, e não de sarcasmo. Torna-se segura e de valor, desde que tenha um mínimo de base e demonstre-se estruturada no assunto sob análise.

Se não conhecemos razoavelmente um assunto, como poderemos criticar os parâmetros que o caracterizam? Melhor seria, primeiro, aprender suas premissas e, a partir daí, iniciarmos as especulações. Mas o que costumo ver, principalmente nos "crentes na descrença" é o desconhecimento, zombaria, sarcasmo, tentativas de denegrir as pesquisas e pesquisadores e por aí vai. Isso só demonstra, no mínimo ( e para ser bem-educado ) um nível duvidoso de argumentação e despreparo para o debate.

Não estou me referindo a ninguém em especial. Tenho observado fatos assim em muitos dos debates que leio e participo, não só aqui no RV, como nas minhas páginas.

E ninguém tem obrigação de acreditar naquilo que não compreende. Isso seria um absurdo total! Este tipo de comportamento é muito comum entre os fanáticos religiosos que dizem amém a qualquer bobagem pronunciada por padres, pastores e dirigentes espíritas! Contudo, independente da religião ou da descrença, o estudo é a principal arma contra a ignorância e a fé cega.

Perguntar sobre um assunto é uma coisa, digna e louvável. Agora, tentar refutar sem ter a mínima noção sobre as bases dos estudos ... Bom, aí deixa de ser produtivo e proveitoso, tornando-se um simples procedimento de ataque, movido por inconformismo e imaturidade.

Portanto, o que se espera daqueles que não entendem, é simples : Que procurem entender, estudar, pesquisar, para depois, eu disse DEPOIS apresentarem seus pontos de vista, críticas e conclusões. Simples assim!



" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
chagas
Mensagens: 613
Registrado em: 01 Nov 2007, 21:02
Gênero: Masculino

Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por chagas »

E ninguém tem obrigação de acreditar naquilo que não compreende.

Pow.

Leo
Mensagens: 2784
Registrado em: 01 Nov 2005, 12:29
Contato:

Re: Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por Leo »

Benetton escreveu:Talvez algumas "revelações" ateístas sejam mais verificáveis do que as Espíritas, tendo em vista determinados métodos cínicos e escusos ( isso para ser educado e evitando dizer o que você disse, mas já dizendo, "uma estúpida e grosseira sandice" ) que certos ateus usam em prol de suas crenças céticas, quando Leo Vines, Soutto Maior, da STR e o Dantas daqui mesmo do RV usam para afirmar suas posturas, mesmo usando de flagrantes mentiras. Quer ver ? Acesse :

Modus Operandi Adventista
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=283688#283688



Benetton escreveu:Ou seja, vejamos um resumo sobre o caso da Sociedade da Terra Redonda. O Júlio Siqueira PROVOU que Leo Vines, diretor da STR, mentiu quando disse que existem mais ateus no mundo do que budistas, espíritas e judeus (não somados, mas individualmente).


Benetton, e o que eu tenho a ver com isso?

Benetton escreveu:Por outro lado, nunca, neste fórum, havia afirmado que existiam provas da existências de espíritos ou experiências que provassem irrefutavelmente a mediunidade, reencarnação, etc. O que sempre deixei patente eram as evidências de que algumas áreas da ciência estavam tentando demonstrar acerca dessa fenomenologia.


Isso não é uma novidade para mim.

Leo
Mensagens: 2784
Registrado em: 01 Nov 2005, 12:29
Contato:

Re: Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por Leo »

chagas escreveu:E ninguém tem obrigação de acreditar naquilo que não compreende.

Pow.


Que gracinha...

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por Benetton »

Leo escreveu:
Benetton escreveu:Talvez algumas "revelações" ateístas sejam mais verificáveis do que as Espíritas, tendo em vista determinados métodos cínicos e escusos ( isso para ser educado e evitando dizer o que você disse, mas já dizendo, "uma estúpida e grosseira sandice" ) que certos ateus usam em prol de suas crenças céticas, quando Leo Vines, Soutto Maior, da STR e o Dantas daqui mesmo do RV usam para afirmar suas posturas, mesmo usando de flagrantes mentiras. Quer ver ? Acesse :

Modus Operandi Adventista
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=283688#283688



Benetton escreveu:Ou seja, vejamos um resumo sobre o caso da Sociedade da Terra Redonda. O Júlio Siqueira PROVOU que Leo Vines, diretor da STR, mentiu quando disse que existem mais ateus no mundo do que budistas, espíritas e judeus (não somados, mas individualmente).


Benetton, e o que eu tenho a ver com isso?

O fato de declarar que uma Comunidade, Grupo Social, Ideológico, religioso, ou o que quer que seja, não possui revelações verificáveis, atinge, de um modo ou de outro, os membros integrantes.

O fato de Eu ter mencionado a forma como um conhecido Grupo de Céticos atua, traça um paralelo mostrando que, se pode haver falhas numa certa Comunidade religiosa, quem a critica deveria estar ciente de que, os formadores de opinião cética que, de certa forma amealham seguidores, também possuem suas falhas, as quais nunca são lembradas por quem pertence a mesma, porém estão sempre a lembrar das falhas dos outros Grupos que têm ideologias diferentes. É só isso.






Leo escreveu:
Benetton escreveu:Por outro lado, nunca, neste fórum, havia afirmado que existiam provas da existências de espíritos ou experiências que provassem irrefutavelmente a mediunidade, reencarnação, etc. O que sempre deixei patente eram as evidências de que algumas áreas da ciência estavam tentando demonstrar acerca dessa fenomenologia.


Isso não é uma novidade para mim.

Ótimo. Então creio que Você seja um cético sério, ciente das limitações da ciência, e da qual muitos outros céticos ainda não se atualizaram quanto ao que a mesma afirma, ou seja, na verdade, a ciência não pode estabelecer “verdade” ou “fato” no sentido em que um enunciado científico pode ser inquestionável. Todos os enunciados científicos e conceitos estão abertos à reavaliação conforme novos dados são adquiridos e novas tecnologias emergem. Uma “prova”, então, só existe no reino da matemática e da lógica.


Editado pela última vez por Benetton em 09 Jan 2008, 10:57, em um total de 1 vez.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por betossantana »

Eu acho o Benetton pior do que o Pug.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por Benetton »

betossantana escreveu:Eu acho o Benetton pior do que o Pug.

Obrigado. Vindo de você, não me surpreenderia algo diferente disso.



" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por betossantana »

Benetton escreveu:
betossantana escreveu:Eu acho o Benetton pior do que o Pug.

Obrigado. Vindo de você, não me surpreenderia algo diferente disso.


Eu te amo, Benetton. E está errado, é "vindo de você, ME SURPREENDERIA algo DIFERENTE disso", ou "NÃO ME SURPREENDERIA algo EQUIVALENTE a isso".
Editado pela última vez por betossantana em 07 Jan 2008, 11:59, em um total de 1 vez.
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por betossantana »

Mas e aí, Benetton, você acha que tem espíritos nos outros planetas ou não?
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Benetton
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Nov 2005, 10:35
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por Benetton »

betossantana escreveu:
Benetton escreveu:
betossantana escreveu:Eu acho o Benetton pior do que o Pug.

Obrigado. Vindo de você, não me surpreenderia algo diferente disso.


Eu te amo, Benetton.

Sinto muito, mas sou casado. Minha praia é outra.

Cruz credo Ave-Maria!!!!!!!!


" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

_________________

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.


Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por betossantana »

Benetton escreveu:Sinto muito, mas sou casado. Minha praia é outra.
Cruz credo Ave-Maria!!!!!!!!


É amor ÁGAPE, TUDO as pessoas maldam, logo você, um espírita!
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por Tranca »

DarkWings escreveu:Revista Espírita - Março/1858

Urano: habitantes com moral mais elevada do que a dos terrestres;


Puxa vida, que bênção.

Então, psicólogos não devem ter muito o que fazer por lá...


Júpiter: o mais avançado dos planetas do Sistema Solar.


Lá, com certeza, livros de auto-ajuda não figuram nas listas de mais vendidos (principalmente os de autores espíritas)...


Seus habitantes:

* corpos de conformação semelhante à terrena, mas de maior leveza;

* deslocam-se roçando ao solo, sem fadiga (como os peixes e as aves);


Há. Então um peido joga o cara para frente...

Enorme economia de combustível, calçados e pneus, mas tanta poluição quanto...


* na morte, os corpos não são submetidos à decomposição pútrida: dissipam-se;


Grande coisa.

Aqui os gays viram purpurina... Muito mais chiques.


* alimentam-se de frutas, plantas e emanações nutritivas do meio ambiente;


Emanações nutritivas?

Se eu fosse jupteriano, então esse bafo de pimentão que eu estou sentindo depois que almocei daria para alimentar meus passarinhos e a tartaruga?

E um arroto de kibe com coalhada alimentaria o planeta inteiro...


* expectativa de vida: cerca de 500 anos (quase não há doenças);


O INSS de lá deve ter problemas com excesso de segurados aposentados...


* infância: dura apenas alguns dos nossos meses;


Essa parte é ruim.

Lá, aquele ditado "quando criança eu era feliz e não sabia" deve fazer mais sentido...

O duro é o garanhão de meia idade contar vantagem de estar traçando uma guria de nove meses...


* linguagem: quase sempre de espírito a espírito (mas há, também, a linguagem articulada);


Se eles são tão leves, um espirro deve derrubá-los e o simples ato de falar deve fazê-los andar para trás...


* ocupações: puramente intelectuais;


Aqui temos isso também. Basta assistir o Show do Tom ou Zorra Total. Pura intelectualidade...


* vidência (segunda vista): permanente, para a maioria dos habitantes;


Pular a cerca deve dar trabalho... Como passar a perna no(a) parceiro(a) que tem esse poder?


* animais: mais inteligentes que os animais terrestres, mas sem se aproximar do nosso nível; são encarregados dos trabalhos manuais;


E eu que achava que o Rex já fazia demais trazendo o jornal...

Imagina ele cozinhando, lavando a privada e colocando o lixo na rua?


* arquitetura: na Revista Espírita de Agosto/1858, em anexo, foi distribuído detalhado desenho de uma habitação em Júpiter (a casa de Mozart), desenho esse realizado por médium desenhista, muito elogiado por Kardec; entrevistado, mediunicamente, Mozart declarou que tem Cervantes e Zoroastro por vizinhos.


Seria superchique fazer vizinhança com Chico Xavier, as irmãs Fox e Léon Denis.

O "must"...
Editado pela última vez por Tranca em 07 Jan 2008, 12:48, em um total de 2 vezes.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Mensagem por Anna »

Uma coisa importante a ser dita sobre tudo que foi postado neste tópico:

Da mesma forma que IS interpreta seus dados à luz de seu paradigma, diversos outros pesquisadores da mesma área que ele interpretam à luz de outros paradigmas. Dessa maneira, apenas terão uma visão próxima da realidade aquele buscador que for ler as refutações ao que IS propõem, e não apenas o que sugere IS para as hipóteses que construiu e acredita serem verdade. A área da psiquiatria é bem neném, muito mais do que a história natural, e estamos assistindo hoje a construção de conceitos basais nessa área.

O mesmo é verdade para as demais pesquisas sugeridas aqui. Se quem busca se prende apenas ao discurso em favor de sua crença, não vai conseguir enxergar onde está a robustez e a fragilidade dela. Seja uma crença religiosa ou física, astronômica, química ou biológica.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: Kardecistas e a vida em Júpiter e Urano

Mensagem por Botanico »

betossantana escreveu:
Benetton escreveu:
betossantana escreveu:Eu acho o Benetton pior do que o Pug.

Obrigado. Vindo de você, não me surpreenderia algo diferente disso.


Eu te amo, Benetton. E está errado, é "vindo de você, ME SURPREENDERIA algo DIFERENTE disso", ou "NÃO ME SURPREENDERIA algo EQUIVALENTE a isso".


Ainda está errado. O correto seria: "vindo de você, SURPREENDER-ME-IA algo diferente disso.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Mensagem por Botanico »

Anna escreveu:Uma coisa importante a ser dita sobre tudo que foi postado neste tópico:

Da mesma forma que IS interpreta seus dados à luz de seu paradigma, diversos outros pesquisadores da mesma área que ele interpretam à luz de outros paradigmas. Dessa maneira, apenas terão uma visão próxima da realidade aquele buscador que for ler as refutações ao que IS propõem, e não apenas o que sugere IS para as hipóteses que construiu e acredita serem verdade. A área da psiquiatria é bem neném, muito mais do que a história natural, e estamos assistindo hoje a construção de conceitos basais nessa área.

O mesmo é verdade para as demais pesquisas sugeridas aqui. Se quem busca se prende apenas ao discurso em favor de sua crença, não vai conseguir enxergar onde está a robustez e a fragilidade dela. Seja uma crença religiosa ou física, astronômica, química ou biológica.


Exatamente por isso tento ler os argumentos dos céticos e dos religiosos contra o Espiritismo, mas infelizmente não encontrei nada muito significativo que me fizesse desconsiderar a DE.

E ataques a outras correntes espiritualistas ou a besteiras eventualmente ditas por espíritas, médiuns ou "espíritos" (tá, pode ser invenção do médium _ única coisa aceita pelos céticos _ ou psi, ou inconsciente quevediano, etc e tal) nada de relevante me disseram até hoje.

Trancado