Viper escreveu:Saudações, Vitor!
Bom, vou te passar as minhas impressões acerca das fotos. Não que elas importem muito, afinal não sou perito em análise de fotos e vídeos. Bom, mais uma vez, temos em mãos um material de qualidade lastimável (fotos muito ruins). Na primeira foto, parece apenas que o cara está com um tecido sobre parte do seu corpo.
Ok, mas veja que o cientista está na frente acompanhando...
Viper escreveu:A segunda é tão ruim que eu sinceramente não consegui identificar o que é aquilo ali. Até os rostos das pessoas saíram negros.
É uma entidade se materializando no meio da sala e parece estar irradiando luz na cabeça (veja, a entidade não saiu de lugar nenhum....começou a se materializar no meio da sala!) Os cientistas estão em volta observando.
Viper escreveu:Na terceira (a mais interessante das fotos postadas), parece que temos alguém coberto por um lençol. Contudo, não consegui identificar o que é aquele borrão negro onde deveria estar a cabeça da forma materializada.
No meu entender, é o cabelo, a entidade parece estar de costas. Se não for o cabelo, é a própria cabeça, a cabeça dos cientistas também saiu escura, perceba.
Viper escreveu: Aliás, o material branco envolta do borrão negro parece ser diferente do resto do tecido.
E é mesmo, é o véu! O véu tem textura mais fina!
Viper escreveu: Já os borrões brancos na foto suponho que se refiram ao tal do "ectoplasma voando pra tudo quanto é lado" que você mencionou em sua mensagem.
Exatamente!
Viper escreveu: Bom, acho que só com uma perícia poderíamos falar algo embasado a respeito desta foto. Deveria ficar claro em tal perícia se os borrões brancos são defeitos da foto ou se foram captados no próprio ambiente onde transcorria a sessão.
Tem as atas. Várias delas vc encontra no livro "Prodígios da Biopsíquica obtidos com o Médium Mirabelli".
Viper escreveu: Também deveria ser identificado o que é aquele borrão negro. Por último, com relação à quarta foto, não dá para ver braço desmaterializado algum! A única coisa que parece meio desmaterializada é a própria foto...hehe...
Se o braço está desmaterializado, vc não vai ver mesmo, hehe
Viper escreveu: Bom, agora com relação às pessoas que acompanhavam a sessão e atestaram a autenticidade das materializações. Formalmente, o que muitos céticos colocam está correto. Apelar aos números (quantidade de testemunhas) e à autoridade (qualificação das testemunhas em determinada área de atuação) não se constitui num argumento válido para assegurar a autenticidade de tais fenômenos.
Mas é um experimento controlado, na frente de cientistas. Supor fraude do pesquisador (e de tantos assim!) é simplesmente impedir qualquer progresso científico! A Ciência não avança!Se pra qualquer coisa de novo for alegado fraude, sem provar, e dos próprios pesquisadores, nada de novo será descoberto!
Viper escreveu: É isso o que a maior parte dos céticos aqui coloca: pode ter sido fraude, independentemente do número de testemunhas envolvidas e de sua qualificação. Bom, de fato, isso é uma possibilidade, mas até que ponto esta possibilidade é razoável?! Aí entra o seu comentário sobre teorias da conspiração. Particularmente, tenho minhas dúvidas quanto à razoabilidade da hipótese de conluio generalizado em todos os casos reportados (muito embora eu tenha me valido da mesma até há bem pouco tempo atrás, em várias discussões com o Arduin). Por outro lado, não me parece que ela possa ser descartada formalmente com o material auxiliar que se tem em mão, no caso, estas fotos que você postou. Por isso, reforço o ponto que sempre coloquei nas discussões com o Arduin (e do qual não abro mão até hoje): essas comunicações passadas servem, no máximo, para levantar a dúvida quanto à existência de tais fenômenos. Novas pesquisas DEVEM NECESSARIAMENTE ser conduzidas, dispondo de meios modernos de registro, como gravações em fitas de vídeo, DVD's, etc. Este tipo de processo, quando acompanhado do descarte de montagem via laudos periciais, se constitui num registro OBJETIVO do suposto fenômeno, ou seja, algo INDEPENDENTE DE TESTEMUNHOS, que é o ideal. Contudo, por algum motivo, não vemos tal tipo de pesquisa sendo conduzida.
Está enganado. Recentemente fiquei sabendo da ocorrência de novos fenômenos de materialização, inclusive estando disponível agora a primeira sessão pública de efeitos físicos de um novo médium, Warren Caylor. Nessa sessão, além das formas materializadas, houve algumas presenças ilustres, como Winston Churchill e a Princesa Diana. Os espíritos disseram ainda que isso é só o começo, e que muito mais é esperado
deste médium. Detalhes completos podem ser vistos no site
http://www.physicalmediumship.co.uk/sea ... 91105.html Há ainda um relato feito por Montague Keen, da SPR britânica, sobre a sessão física que ele assistiu, com o médium inglês David Thompson. É muito parecido com os feitos há mais de 100 anos atrás. Foi publicada, se não me engano, no Proocedings da SPR.
http://www.survivalafterdeath.org/artic ... ompson.htmNota: a sessão ocorreu em 2003.
Além disso, a Zerdin Fellowship é uma sociedade criada para tentar unificar o movimento do médiuns de efeitos físicos, servindo tanto para a descoberta de novos médiuns, como o saudável desenvolvimento de sua mediunidade, através da experiência com pessoas que já vivenciam esses fenômenos. Ela edita o "Zerdin Bullsheet", que é um jornal periódico somente sobre efeitos físicos. Para maiores informações,
entrar no site
http://www.zerdinfellowship.com/O responsável chama-se Dennis Spearman.
A 3ª edição do boletim dessa sociedade mostra uma fotografia do ectoplasma emanado pelo médium David Thompson, com luz vermelha. Essa informação está disponível no site, na seção "artigos". Contudo, tanto a foto como o artigo completo somente se encontram no boletim.
Portanto, médiuns de efeitos físicos atuais:
1)Warren Caylor
2)David Thompson
3)Stewart Alexander
Viper escreveu:Uma parte da culpa (se não ela toda) recai sobre os próprios centros kardecistas, como por exemplo, o Lar de Frei Luiz, que não possibilita tal tipo de investigação nas sessões de materialização que alegam ocorrer por lá. Infelizmente, como já ficou claro, as coisas simplesmente não podem e não vão sair do lugar desta forma...
Vitor, eu já tentei há algum tempo atrás, mas não consegui permissão para assistir às materializações do Frei Luiz. Como você é espírita, talvez tenha alguns contatos que te possibilitem participar das tais sessões de materialização. Você não quer tentar um contato com os caras?! Se você conseguir um lugar para você, peço para que tente descolar um para mim também...
O problema é que fica em Jacarepaguá, longe pra caramba aqui de casa...dá trabalho!