Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
O argumento do design, por exemplo, é por analogia. A natureza parece concebida, logo há um criador. Õ teísta diz que a analogia aponta para um Deus racional... mas pode também apontar para algo que se calhar é uma analogia melhor: um utero cósmico.
Logo, este argumento nao prova que existe um Deus inteligente.
Estive a reler David Hume
que aliás destroça também os argumentos puramente racionais
Parece que você é um português que acessa o RV sob diferentes nick-names. Logo, é o Miguel.
Seja bem-vindo.
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Fernando Silva escreveu:Como o universo é tudo, é a totalidade, talvez não haja como provar qual a sua origem. E certamente não é importante.
Fernando... Fernando... por quê não é importante ????????
Você quis dizer q provar sua origenm não é impoetante ?
Não entendi
abraços
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não. VOLTAIRE Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ? A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos . No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.
Fernando Silva escreveu:Como o universo é tudo, é a totalidade, talvez não haja como provar qual a sua origem. E certamente não é importante.
Fernando... Fernando... por quê não é importante ???????? Você quis dizer q provar sua origenm não é impoetante ? Não entendi abraços
Não é importante porque não vai alterar em nada o decorrer da vida de ninguém.
Quer ver outro exemplo, praticamente igual:
O emmmcricri deve ser um ser-humano, portanto deve evacuar de vez em quando, mas não tenho como provar isso. Certamente não é importante.
Sim aknatom as vezes eu não entendo coisas simples.Não sou tão inteligente como a maioria dos foristas, o q é bem claro e além disso estou sob efeito de psicotrópicos.
Se sentiu bem em me humilhar ? A arrogância padrão ateista!
(com exeções claro)
Abraços
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não. VOLTAIRE Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ? A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos . No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.
emmmcri escreveu:Sim aknatom as vezes eu não entendo coisas simples.Não sou tão inteligente como a maioria dos foristas, o q é bem claro e além disso estou sob efeito de psicotrópicos. Se sentiu bem em me humilhar ? A arrogância padrão ateista! (com exeções claro) Abraços
Desculpe, não tive a intenção de humilhar ninguém. Só retirei a afirmação de padrões divinos e coloquei em padrões mundanos, pra que ficasse mais fácil pra entender usando somente a racionalidade, sem o peso emocional da palavra Deus.
Se entendeu a humilhação porque falei que vc evacua, não se preocupe, eu também evacuo... te garanto... e se realmente for necessário provas disso (o que espero que não seja), mando por sedex...
emmmcri escreveu:Sim aknatom as vezes eu não entendo coisas simples.Não sou tão inteligente como a maioria dos foristas, o q é bem claro e além disso estou sob efeito de psicotrópicos. Se sentiu bem em me humilhar ? A arrogância padrão ateista! (com exeções claro) Abraços
Desculpe, não tive a intenção de humilhar ninguém. Só retirei a afirmação de padrões divinos e coloquei em padrões mundanos, pra que ficasse mais fácil pra entender usando somente a racionalidade, sem o peso emocional da palavra Deus.
Se entendeu a humilhação porque falei que vc evacua, não se preocupe, eu também evacuo... te garanto... e se realmente for necessário provas disso (o que espero que não seja), mando por sedex...
Eh eh eh ainda tem quem me leve a sério.
Eh eh eh ainda tem quem me leve a sério.
Por que não levaria?
É em momentos assim que o Aurélio faz falta.... teríamos uma foto-postagem enorme pra te encher o saco. E aquela mané que queria te bater de verdade, como era o nome mesmo? Por onde anda?
A bola de ping pong é redonda, e o homem a criou! A terra é redonda, e só é por pura sorte, e muita logica... :emoticon13:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Vito Álvaro escreveu:O apelido dele era Mr. Hammond. O antigo é Niels. O nome verdadeiro é Aurélio Moares.
Não, o Aurélio não é tão doente a ponto de querer bater no emmmcricri. Tô falando do cara que quase bateu nele no shopping. Acho que ele usava o avatar do cara do 24h, pelo menos é a imagem que me vem a cabeça.
E quanto a bola do videomaker, já viu que formato um material líquido adquire quando gira no espaço??
docdeoz escreveu: "Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS... PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
Usuário deletado escreveu:Não há como saber se Deus existe ou não
Isso não é exatamente verdade. Mas... deixa pra lá.
Se Deus vai além do que nossos sentidos podem captar como podemos saber se ele existe ou não?
Nossos sentidos não captam um monte de coisas, como determinadas cores e sons, e nós sabemos que essas coisas existem. Não sabíamos antes, faltava alguém se interessar em conhecer mais do que os sentidos podiam informar.
Deus não será conhecido através do aparato científico. Não ainda. Mas seria muita ingenuidade nossa concluir que isso encerra o assunto. A pergunta é: pode existir um outro meio? Podemos ter consciência de algo que está além dos sentidos?
Vou dizer uma idiotice, em um fórum ateu: Deus QUER ser conhecido. Mas Ele espera sua iniciativa. Por que é assim, eu não sei. Um dia, eu também terei essa resposta.
O que lhe faz acreditar em Deus? Algum evento que ocorreu na sua vida que o fez acreditar na existência dessa divindade?
Night, espero não parecer arrogante, mas eu nunca disse que “acredito” em Deus.
Faz parte de minha natureza ser curioso e eu sempre tive muitas perguntas sem respostas. Não precisei de muita maturidade para perceber que essas respostas não estavam em uma igreja, como não estavam nos meios convencionais de aprendizado. Assim, ficou claro que eu precisava de um outro “canal” de aprendizado.
Não tenho gurus, não tenho mestres, não tenho seitas, não leio livros. Eu apenas vivo minha vida de forma a não impedir que as respostas me sejam apresentadas. Torne-se impermeável, e nada acontecerá. As coisas que digo neste fórum são pequenos exemplos das respostas que já obtive. E nenhuma delas contou com a presença de alucinógenos. A Verdade quer ser conhecida. Não a impeça.
Usuário deletado escreveu:Entendo sua posição, e de fato é bem interessante. Eu particularmente já fui muito fechado em relação ao que transcende os âmbitos da matéria. Mas é sempre interessante procurar o conhecimento de outras formas.
Sim, Night, é muito interessante. E às vezes eu gostaria de dizer isso a vocês. O problema é que existe muita confusão com os conceitos de ceticismo e ateísmo neste fórum. Muitos agem como se o ceticismo fosse uma bandeira e não um ponto de partida. Sendo uma bandeira, ele precisa ser defendido, à custa do bom senso e da razoabilidade.
Quem não está interessado, continue assim. Eu tampouco me interesso pelos assuntos dos outros. A Vida é uma incrível descoberta e quem experimentar uma fração disso, saberá do que estou falando.
Fernando... Fernando... por quê não é importante ???????? Você quis dizer q provar sua origenm não é impoetante ? Não entendi abraços
Não é importante porque não vai alterar em nada o decorrer da vida de ninguém.
Quer ver outro exemplo, praticamente igual:
O emmmcricri deve ser um ser-humano, portanto deve evacuar de vez em quando, mas não tenho como provar isso. Certamente não é importante.
Sim aknatom as vezes eu não entendo coisas simples.Não sou tão inteligente como a maioria dos foristas, o q é bem claro e além disso estou sob efeito de psicotrópicos. Se sentiu bem em me humilhar ? A arrogância padrão ateista! (com exeções claro) Abraços
Não é importante e nem há por que perder tempo com algo que jamais saberemos. É simplesmente impossível. É imenso demais e somos apenas um inútil infinitesimal pedaço de não sabemos o quê.
E para piorar...somos mortais e nossa vida é um suspiro perdido no que chamam de Universo.
Eu, pessoalmente acho que ficar encontrando e criando explicações para estes enigmas, é muita prepotência humana. Uma falta de humildade sem tamanho. Não adianta...há coisas para as quais apenas devemos nos render. E não são as verdades divinas...mas o não saber humano.
Usuário deletado escreveu:Não há como saber se Deus existe ou não
Isso não é exatamente verdade. Mas... deixa pra lá.
Se Deus vai além do que nossos sentidos podem captar como podemos saber se ele existe ou não?
Nossos sentidos não captam um monte de coisas, como determinadas cores e sons, e nós sabemos que essas coisas existem. Não sabíamos antes, faltava alguém se interessar em conhecer mais do que os sentidos podiam informar.
Deus não será conhecido através do aparato científico. Não ainda. Mas seria muita ingenuidade nossa concluir que isso encerra o assunto. A pergunta é: pode existir um outro meio? Podemos ter consciência de algo que está além dos sentidos?
Vou dizer uma idiotice, em um fórum ateu: Deus QUER ser conhecido. Mas Ele espera sua iniciativa. Por que é assim, eu não sei. Um dia, eu também terei essa resposta.
Isso é uma má analogia... o ar que nao se ve... e que que depois se "ve". Também nao se veem duendes. Aliás, para saber como os argumentos por analogia sao maus, quando o assunto é Deus, só mesmo lendo David Hume.
Sobre a importancia ou nao de conhecer as origens... é falacia. Se quisermos ser pragmáticos, nao é importante... mas o pragmatismo nao é tudo. Há a curiosidade também...
A Lua gira incessantemente ao redor da Terra.Sabemos que isso não se deve a milagre, mas sim a lei da gravitação universal.Nada de design aqui.Mas o homem primitivo não sabia disso.Ele via que todas as coisas que estavam suspensas no ar tendiam a cair, exceto a Lua, o Sol e as estrelas.Não por acaso, muitos consideravam o Sol e a Lua como deuses.Ele usava o que não conseguia explicar, justamente para explicar a existência de algo supremo.Vimos que eles estavam errados.Como garantir que esse raciocínio não esteja errado mais uma vez?
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”
Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)
"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."
Eu gostaria de saber qual é a origem do universo, assim como gostaria de saber a explicação para diversos outros fenômenos, mas se eu souber ou não minha vida não se altera.
Talvez se alterasse se Deus em pessoa me procurasse para dizer que existe e me fazer ameaças. Isto ainda não aconteceu e não me sinto na obrigação de descobrir se algum dos milhares de deuses da humanidade é verdadeiro.