Aos revianos...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Aos revianos...

Mensagem por Márcio »

Observando o andar da carruagem Réviana nos últimos tempos e os fatos que agora parecem contribuir para uma espécie de ‘’crise’’ nesse espaço, tomo a liberdade de expor minha opinião a respeito.

Bom! Participo desse fórum desde os tempos do ForumNow, ainda que modestamente. Digo que esse espaço muito me ajudou a mudar certos conceitos que eu possuía antes, confesso que também melhorei muito a minha forma de interagir com as pessoas, principalmente aquelas que possuem conceitos contrários aos meus acerca da mitologia religiosa em geral, além de outros assuntos correlatos. Além de ser o único fórum que eu participo (pouco tempo disponível para Internet), afirmo sem medo de parecer piegas que eu gosto demais daqui.

Interessei-me por esse espaço justamente por causa dos seus objetivos:
‘’ Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.’’

Isso me atraiu, me acendeu a fagulha da curiosidade, do interesse e principalmente porque aqui eu haveria de encontrar pessoas que poderiam pensar igual ou semelhante à mim no que diz respeito ao ‘’ ... ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso’’, porque eu não as encontro no meu meio social, céticos parecem ser AVIS RARA nesse país, imagine numa cidadezinha interiorana de SP.

Pois bem! Longe de mim querer achar que poderia mudar o modo de ser desse Fórum, pois o que tiver de ser será, mas gostaria de poder contribuir para que esse espaço não venha a se tornar um espaço qualquer de Internet onde os usuários perdem o rumo dos objetivos principais e acabem numa lamentável troca de farpas improdutivas, produzindo um material que nada tem a ver com aquilo que se pretende realmente discutir por aqui.

Sarcasmo e ironia são bem vindos em debates acalorados, entretanto isso faz parte de uma fina arte que nem todos são capazes de entender ou praticar sem cair em ‘’baixarias’’ que nada acrescentam e que só servem pra desviar do assunto, fugir pela tangente ou encobrir uma falta de argumentos ou conhecimentos.
Não faz muito sentido ‘’brigas virtuais’’ onde o supra sumo é ter a ‘’coragem’’ de xingar o oponente ( não o objeto de discussão) com um palavrão mais ‘’palavrão’’ possível, como se fosse um grande feito, isso me lembra a adolescência e os rituais de acasalamento, onde o individuo procura se afirmar e marcar território, ...podemos entender isso, tolerar uma ou duas vezes, mas quando se deixa demais, acaba virando uma regra velada.

Acho que muitas pessoas devem entrar no fórum para ver do que se trata, suponho que se o material for ruim, deve afastar aquelas que procuram os mesmos objetivos que aparecem lá no TEXTO DE APRESENTAÇÃO, ficando alguns que gostam de ‘’zoar’’, pois é isso o que está aparecendo mais ultimamente, com a evasão ou falta de interesse dos bons foristas alinhados com os objetivos originais desse espaço, com alguns desses acabando mesmo por entrar no clima atual. Uma pena.

Para abreviar, eu penso que medidas poderiam ser tomadas, pela moderação, junto com os próprios usuários no sentido de se voltar aos objetivos, a razão de ser desde espaço (Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.), que parece que foi esquecido. E na minha opinião, se não for assim, isso aqui vai acabar sendo apenas mais um, dentre muitos espaços que tratam de generalidades que nada poderiam acrescentar à quem realmente procura pelos assuntos que está lá no TEXTO DE APRESENTAÇÃO.
Talvez resolvesse, talvez não, depende da vontade daqueles que querem manter esse espaço singular e único.
Eu acho que muitos assuntos sem relação com a proposta do sítio é debatido dentro do Fórum, gerando discussões infrutíferas, levando apenas à um estado de confusão. Por que, por exemplo, se debater política aqui?
Futebol? E outras coisas que não tem nada a ver com a proposta principal? Oras! Pra quem gosta de política, deve haver outros sítios na rede que discorrem sobre o tema, assim como futebol, etc e etc.

Por que ‘’poluir ‘’ o nosso fórum com ‘’ruídos’’ que nada acrescentam ao material que se deveria propagar por aqui?
Há que se pensar sobre isso, e muito seriamente. Já que o NOSSO RéV preza pela liberdade de expressão, sugiro que se crie uma área para onde os tópicos considerados irrelevantes pudessem ser removidos, com o tempo os próprios usuários acabariam postando lá coisas que julgassem fora do escopo principal. É só uma proposta. Se há o recurso, por que não se utilizar dele? Acho bobagem a máxima ‘’não se pode mudar nada’’, se for para melhorar, evoluir, evitar um esvaziamento, acho que deveriam fazer algo nesse sentido. Ou outra coisa qualquer, porque ficar como está, esperando que o lodo se assente, acho que dificilmente se resolverá de uma forma que preserve o nosso fórum da forma que ele deve ser, dá forma que o seu nome indica que deve ser.

Para terminar.
Isso que digo não é um desabafo e nem tenho a pretensão de querer acusar usuários e/ou moderadores por essa ou aquela ação que se julgou errada. Só acho que o rumo atual da nau reviana pode levá-la aos rochedos, vindo a naufragar ou estagnar presa à picuinhas insossas e entregue aos trolls. Suspeito que há muitos que desejam isso. Eu não.

Lembrem-se que isso é um:

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

O resto que fique para outros fóruns pertinentes ao assunto que se queira ter ciência.

Abraços!
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Najma
Gênero: Feminino

Re.: Aos revianos...

Mensagem por Najma »

Bravos... assino embaixo. :emoticon1:
Imagem

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Concordo...

Posso não ser um forista brilhante, pelo menos evito ser pedante... :emoticon1:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Najma

Mensagem por Najma »

Bom... tem só um problema com a sua idéia, marcio... o RV não é um espaço disposto a tornar-se um "CC". :emoticon1:

Embora eu concorde que existe muito pouco sobre religiões a ser discutido por aqui, visto que a preferência toda está focada em assuntos relativos a política, não acho que seja ideal impor que apenas assuntos relativos a religião sejam discutidos. A anarquia ainda é regra por aqui... Talvez o ideal seja justamente um ambiente anárquico, bem humorado, divertido como o RV sempre foi mas sem o flood excessivo de um único forista monopolizando todas as conversas, todas as discussões, todos os assuntos, todas as brechas possíveis, etc... que vem sendo regra de uns tempos pra cá. :emoticon1:
Imagem

manoelmac
Contato:

Re: Re.: Aos revianos...

Mensagem por manoelmac »

Najma escreveu:Bom... tem só um problema com a sua idéia, marcio... o RV não é um espaço disposto a tornar-se um "CC". :emoticon1:

Embora eu concorde que existe muito pouco sobre religiões a ser discutido por aqui, visto que a preferência toda está focada em assuntos relativos a política, não acho que seja ideal impor que apenas assuntos relativos a religião sejam discutidos. A anarquia ainda é regra por aqui... Talvez o ideal seja justamente um ambiente anárquico, bem humorado, divertido como o RV sempre foi mas sem o flood excessivo de um único forista monopolizando todas as conversas, todas as discussões, todos os assuntos, todas as brechas possíveis, etc... que vem sendo regra de uns tempos pra cá. :emoticon1:

O que ficou meio chato aqui, que me fez perder o "tesão" em ler os posts, ou postar algo, foi esse negócio de "Ah... fulano me chamou de bobofeio... vou abrir um tópico"... Aí vai lá mais um tópico que acaba se tornando ring de luta...

Agora parece que o caldo engrossou feio... com o Louvile e o LedZepelin...

Tá brabo... :emoticon5:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Najma

Mensagem por Najma »

manoelmac escreveu:
Najma escreveu:Bom... tem só um problema com a sua idéia, marcio... o RV não é um espaço disposto a tornar-se um "CC". :emoticon1:

O que ficou meio chato aqui, que me fez perder o "tesão" em ler os posts, ou postar algo, foi esse negócio de "Ah... fulano me chamou de bobofeio... vou abrir um tópico"... Aí vai lá mais um tópico que acaba se tornando ring de luta...

Agora parece que o caldo engrossou feio... com o Louvile e o LedZepelin...

Tá brabo... :emoticon5:

Mas isso passa. É fase... :emoticon1:

Você é legal, "apesar de ser amigo do Wolney"... :emoticon16:
Imagem

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Eu gosto do ReV (e sou leal) pelo fato de ele justamente ser bem humorado...

Realmente, assuntos relativos a religiões (tirando-se pedofia) e o assunto que deveriam ser o foco do fórum andam muito escassos, sem falar que grande parte dos tópicos relativos a politica são fraquissimos, onde a opnião pessoal, uso de sofismas e agressões aos oponentes que pensem diferente é quase a regra.

Mas nem tudo é motivo pra desanimo !

Há topicos que formam boas discussões, onde compensa ler cada virgula do que há escrito do começo ao fim...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

eu não tenho muito interesse em discutir religião, mas o problema maior do RéV é outro. Discutir com quem? os teístas simplesmente sumiram

realtruth

Mensagem por realtruth »

A Espada da Justiça.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Para mim, o debate acaba na hora em que começam as ofensas.
Debate acalorado é diferente de agressões gratuitas.
O problema é que alguns gostam justamente dessa troca de porradas e o nível vai baixando.
Minha sugestão: deixem os trolls se pegarem. Simplesmente não respondam.

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Fernando Silva escreveu:Para mim, o debate acaba na hora em que começam as ofensas.
O problema é que alguns gostam justamente dessa troca de porradas e o nível vai baixando.
Eu não acho bom ignorar. Esse tipo de coisa é que tira a vontade de participar daqui. Quer dizer… ao invés de você estar discutindo assuntos bacanas, você tem que perder tempo lendo baixarias, e é sempre a mesma ladaínha… "Aceito sua desistência rsrsrsrsrsrs" ou "Fake é você seu filho da puta".

Mas como as regras aqui permitem esse tipo de coisa, não tem muito o que fazer, né? E, com certas pessoas barraqueiras que tem aqui gostando que o site permaneça sempre dessa maneira — tô falando com vocês, Najma e Ateu Tímido —, duvido que as regras mudem tão cedo.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Alenônimo escreveu:E, com certas pessoas barraqueiras que tem aqui gostando que o site permaneça sempre dessa maneira — tô falando com vocês, Najma e Ateu Tímido —, duvido que as regras mudem tão cedo.

Você está puxando o mesmo assunto que você disse que não acredita que ainda role por aqui, você é igual a qualquer bogus.
É um problema espiritual, chupe pau!

Najma

Mensagem por Najma »

Alenônimo escreveu:
Fernando Silva escreveu:Para mim, o debate acaba na hora em que começam as ofensas.
Eu não acho bom ignorar. Esse tipo de coisa é que tira a vontade de participar daqui. Quer dizer… ao invés de você estar discutindo assuntos bacanas, você tem que perder tempo lendo baixarias, e é sempre a mesma ladaínha… "Aceito sua desistência rsrsrsrsrsrs" ou "Fake é você seu filho da puta".

Mas como as regras aqui permitem esse tipo de coisa, não tem muito o que fazer, né? E, com certas pessoas barraqueiras que tem aqui gostando que o site permaneça sempre dessa maneira — tô falando com vocês, Najma e Ateu Tímido —, duvido que as regras mudem tão cedo.

Nãh... ninguém gosta disso. Você mesmo é um dos que jamais merece resposta, Ale. Mas já que sua campanha é flagrante, vai ter a resposta...

O que você quer é o RV, ponto. Mas antes disso aqui virar um "CC", vai ter que enfrentar gente chata, muito chata como eu e o Bruno. Simples... :emoticon19:
Imagem

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Najma escreveu:Nãh... ninguém gosta disso. Você mesmo é um dos que jamais merece resposta, Ale. Mas já que sua campanha é flagrante, vai ter a resposta...

O que você quer é o RV, ponto. Mas antes disso aqui virar um "CC", vai ter que enfrentar gente chata, muito chata como eu e o Bruno. Simples... :emoticon19:

Pra quê RV se eu tenho CC? (pun intended) :emoticon12:

Sinceramente? O que eu queria mesmo é que o RV fosse um site melhor, sabe? Que tivesse um visual mais bacana e que tivesse tópicos mais produtivos. Mas com pessoas como você freqüentando este site, tópicos produtivos aqui não vão aparecer nem por decreto do presidente.

Você tem uma vida infeliz, por isso fica procurando encrenca. E este site, por endossar a baixaria, lhe serve como uma válvula de escape. Você não tá nem aí pro bem estar dos foristas, contanto que possa ficar aqui ofendendo pessoas à torto e direito.

E não me faça parecer um obcecado pra conquistar o site, como o personagem Cérebro é para conquistar o mundo. Eu nunca recusaria um cargo de moderação em nenhum site que fosse, mas não fico aqui planejando uma tomada de poder ou algo assim. Eu nem posto aqui com freqüência! Seu medo mesmo é que, comigo na moderação, você saia escurraçada daqui. Ao menos saiba que seu medo é justificado.

Najma

Mensagem por Najma »

Então... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Se você tem o CC, fique feliz. Ele é a sua obra prima, Ale. Deixe o RV para os desvalidos, para aqueles que não são bem vindos nem têm o privilégio de frequentar um forum tão excelso quanto o CC. :emoticon1:

Se você tirar o RV de nós, míseros e insetos foristas, onde postaremos? :emoticon8:
Imagem

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Najma escreveu:Então... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Se você tem o CC, fique feliz. Ele é a sua obra prima, Ale. Deixe o RV para os desvalidos, para aqueles que não são bem vindos nem têm o privilégio de frequentar um forum tão excelso quanto o CC. :emoticon1:

Se você tirar o RV de nós, míseros e insetos foristas, onde postaremos? :emoticon8:

Adoraria que essa associação que você faz à minha pessoa com o site Clube Cético fosse assim tão forte. A verdade é que eu sou um mero webmaster lá e não mando muita coisa.

O site é sim uma obra prima minha, pois ele nada mais é do que o meu antigo "Fórum Alenônimo" com um domínio próprio e uma tripulação pra gerenciar e moderar. Mas como eu sou muito esquentadinho, não sirvo muito para tomar decisões que possam atrair o público lá. Eu mesmo tomei essa decisão e não me arrependo nadica de nada em botar o site nas mãos de pessoas cultas e bacanas. Me dá orgulho acessar aquele site e saber que eu fui um de seus fundadores. Só quem faz algo de significativo pode sentir o que eu sinto.

E o Clube Cético não aceita trolhas como você pra fazer arruaça por lá. O que eu posso fazer se só aceitamos gente de verdade ao invés de fakes e trolls e que não permitimos a balbúrdia geral? O que eu posso fazer se o site é moderado pra tentar render discussões produtivas? O que eu posso fazer se a idéia é tentar criar um ambiente com todas as coisas boas que haviam no Fórum STR e mais a equipe de moderação que faltava?

Eu gosto de várias pessoas que postam aqui. Só gostaria que este site não arregaçasse tanto as regras para deixarem as pessoas fazerem o que você e gente como o Guest fazem aqui. Pra falar a verdade, estaria perfeito se você não existisse.

Você devia ter feito como aquela psicoterapeuta e fugido com o rabo entre as pernas. Eu agradeceria.

Najma

Mensagem por Najma »

Ale... você quer um bode expiatório para o fim da Ateus do Brasil, certo? Se acha que eu caibo nesse papel, isso é com você. Faz parte das suas crenças. Não adianta me colocar como a culpada por todos os infortúnios de gente que cavou a própria sepultura com uma atuação vergonhosa, valendo-se de mentiras para se firmar. O ceticismo exige seus tributos. Um deles é ser coerente com a verdade. Não adianta.

É sério o que eu estou falando. Não gosto de ver você agindo assim feito um menininho de recados, querendo me pintar de bruxa má para que você e seus amigos fiquem bem na fita. Vocês bem que tentaram. Se não conseguiram a explicação é: vocês não estavam com a verdade. :emoticon1:

Eu li muita coisa que me chegou em mãos. Não foi pouca coisa. Coisas horrendas. O mais triste foi ver que pessoas que aparentam ter uma moral ilibada rendiam-se a encher os dedos para falar aquelas coisas dignas de gente sem escrúpulo algum. Uma nojeira sem tamanho. Medíocre, triste. Vocês devem sentir vergonha por terem se sujado na própria sujeira e não adianta fugir disso. A culpa de vocês terem atolado na própria sujeira não é minha. Tem que ficar bem claro isso.

Como eu falei em algum tópico por aí, cada um oferece o que tem a oferecer. Quando eu olho o que fiz aqui no mundo virtual, eu não sinto vergonha nem peso de consciência, simplesmente porque tem sido algo digno. Já vocês, se não souberam agir em conformidade com o mínimo de civilidade, sintam-se mal. Mas não venham despejando a culpa desse sentimento sobre mim. Você e os outros que fizeram o que fizeram contra mim é que devem saber que quando se joga m* no ventilador, a chance dela voltar sobre quem jogou é muito maior...
Imagem

Mucuna
Contato:

Mensagem por Mucuna »

Concordo com o Márcio. Não vejo problema nenhum de existirem os "off topic", muitos são interessantes, mas o "off topic" e o objetivo parecem trocar de papel as vezes.

Nada mais chato do que uma egotrip virtual. A maior vantagem (e também maior desvantagem) de debater e "debater" em forum de internet é que você não pode dar nem levar um murro na cara. Tem gente que abusa disso. Macheza virtual é mole. :emoticon12:

De qualquer forma, entrei aqui pq encontro assuntos interessantes. Quero sempre rever minhas opiniões e conclusões e principalmente: quero ver perguntas que me façam refletir e me compreender melhor. Já vi isto acontecer comigo várias vezes e é uma sensação boa. Quando usada com boas intenções, ajuda muito num debate saudavel.
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

O Norman deve ter depositado a 1ª parcela do 13º do Alenhonho...
E alguém deu uma gorjeta para o Guesta.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Alenônimo escreveu:

Se as pessoas normais (seja lá o que signifique "normal") não participarem, a baixaria ficará limitada aos trogloditas, que acabarão bem identificados.

E ficará mais fácil para os foristas ignorarem os posts deles ou certos tópicos, além de facilitar remover ou trancar tópicos inúteis.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

A apocaliptica que eu conheço aqui é a mesma que conheci pessoalmente.

É uma ótima pessoa.

É uma ótima forista.

Porém, não posso concordar que alguém seja banido por chamar "todo mundo" de burro, como ocorreu com o Caro Colega.

Isso sempre foi permitido no RV. Se o forum chegou a este ponto é porque algo está errado.

Definitivamente não é o mesmo RV que conheci ha 5 anos.

E acho que esse forum está com muito cacique pra pouco indio.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Fernando Silva escreveu:
Alenônimo escreveu:

Se as pessoas normais (seja lá o que signifique "normal") não participarem, a baixaria ficará limitada aos trogloditas, que acabarão bem identificados.

E ficará mais fácil para os foristas ignorarem os posts deles ou certos tópicos, além de facilitar remover ou trancar tópicos inúteis.

A moderaçao poderia banir quem tem IP dinamico. principalmente os novatos.

Quem o usa é porque não tem boas intenções. É uma obviedade.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Najma

Mensagem por Najma »

O ENCOSTO escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Alenônimo escreveu:

A moderaçao poderia banir quem tem IP dinamico. principalmente os novatos.

Quem o usa é porque não tem boas intenções. É uma obviedade.

Mas mas... meu IP é dinâmico por causa do Speedy. E acho que outros também têm por causa dos provedores...

De qualquer forma, procede a informação de que o IP mesmo sendo dinâmico, acusa a região (faixa) de onde a pessoa está logando?
Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Eu nem sei se o meu IP é dinâmico ou não. Ele é o que foi determinado pelo provedor.

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Ateu Tímido escreveu:Eu nem sei se o meu IP é dinâmico ou não. Ele é o que foi determinado pelo provedor.

se for provedor banda larga provavelmente é ip fixo !

se for acesso discado é dinâmico...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Trancado