GLOBO REPÓRTER - MAIO DE 2006 - CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Benetton
Gênero: Masculino
Contato:

GLOBO REPÓRTER - MAIO DE 2006 - CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE

Mensagem por Benetton »

GLOBO REPÓRTER - SISTEMA GLOBO DE PRODUÇÕES

Imagem

Realmente a TV Globo possui inclinações para mostrar, sem nenhum preconceito religioso, o que a Ciência está descobrindo acerca de fenômenos ainda pouco esclarecidos. Muitos torcem o nariz para essa Emissora ( principalmente um certo "adorador de Padres" que aqui aparece de vez em quando ), mas fazem isso por puro preconceito Religioso.

Creio que a maioria dos Não-Teístas não vêem com bons olhos esse tipo de Reportagem, talvez porque não haja cientistas céticos que possam mostrar o outro lado da moeda, mas nesta Reportagem houve um Médico que expôs uma técnica de simulação de desprendimento do corpo.

Tenho ciência de que neste mesmo Fórum, um participante, antecipou-se em mostrar sua opinião na véspera do Programa. Infelizmente o fez com um tom de preconceito, intitulando seu tema de : "Hoje no Globo Reporter - Evidencia anedota e charlatanismo". Ora, por que não esperou para ver se realmente haveria enfoques bilaterais acerca da questão sob análise ?

Muito bem. E a Doutrina Espírita, em Especial, tem merecido destaque já há muito tempo nessa Emissora, tanto em Telenovelas como em Matérias Especias dos Programas Linha Direta, Globo Repórter e outros.

E por favor, Senhores, o que vai a seguir é uma matéria Jornalística. Todos aqui podem separar conceitos e suas convicções Religiosas ou Não-Religiosas do que a Ciência está paulatinamente descobrindo e sendo mostrado na TV. É só ter um pouco de imparcialidade.

Os Títulos de cada seção foram FIELMENTE COPIADOS DO SITE DA GLOBO.

Segue abaixo, apenas um resumo da Reportagem. Quem quiser ver a matéria completa, poderá acessar o link a seguir, onde também é disponibilizado um Vídeo.

http://globoreporter.globo.com/Globorep ... 86,00.html

Imagem
Imagem

Nossos repórteres acompanham um curioso teste: será que é possível sair do corpo durante o sono?

Terapia de vidas passadas. Saiba de que maneira as compulsões e angústias dos dias de hoje poderiam ser resultados de dramas vividos há muitos séculos.

E ainda: duas pessoas que tiveram experiência de quase morte revelam o que viram enquanto permaneciam em estado de coma.

VIAGEM ASTRAL

Imagem

Para a maioria das pessoas, sair do corpo é um desafio impensável. Mas para a psicóloga Marina Thomaz e para a professora Ana Maria dos Santos não. Elas eram crianças quando fizeram os primeiros passeios, na chamada viagem astral.

"Eu posso sair daqui e ir até a sua casa. Posso sair daqui e ir até a casa dos meus pais, dos meus filhos, fazer uma visita. Tudo isso é factível", garante Marina.

"A palavra 'consegue' deixa uma distância muito grande. Não é uma questão de conseguir. É com que freqüência eu faço isso. Todas as noites", afirma Ana Maria.

A pedido do Globo Repórter, elas vão repetir um estudo feito há dez anos no Instituto do Sono, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os pesquisadores quiseram saber o que acontece com as funções vitais de quem diz ser capaz de se projetar e sair do corpo.

"A pergunta do Instituto do Sono era: 'Será que durante um procedimento onde há projeção existe alguma alteração do traçado eletroencefalográfico?'", diz o professor de psicobiologia da Unifesp Marco Túlio de Mello.

O interesse de cientistas pela espiritualidade tem aumentado nos últimos anos. Dois pesquisadores vasculharam 1,2 mil trabalhos científicos sobre o tema em todo o mundo. Uma hipótese: diante do desconhecido, algumas pessoas seriam geneticamente mais pré-dispostas do que outras a crer e ter fé.

"Alguns cientistas já estão começando a falar que a gente deve ter herdado circuitos biológicos associados à fé. Agora, como todos os seres humanos são bem diferentes uns dos outros, talvez um ateu não tenha herdado esses circuitos e não esteja capacitado biologicamente a crer, a transcender, a perceber o divino", diz o fisiologista Marcelo Árias, do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte).

Ana Maria não é religiosa, mas tem certeza que sai do corpo. Diz que tem uma missão a cumprir: "A gente está perto para ajudar a pessoa na hora da morte, do desespero e tudo mais na transição".

Seria um grupo de pessoas, ou consciências, que se juntam, em algum lugar do espaço para auxiliar quem está no momento de passagem desta para uma outra vida.

Os testes mostraram que o sono de quem diz sair do corpo é igual ao de qualquer pessoa. Mas, na experiência feita há dez anos, Ana Maria acertou todos os objetos que estavam escondidos numa outra sala e convenceu os pesquisadores de que a projeção é um fenômeno possível.

"Eu acho que a grande busca do cientista é desenvolver a metodologia. O fenômeno está relatado, as pessoas vêem, escrevem, mostram e nós o observamos de longe. Mas quantificar esse fenômeno é muito difícil para nós", diz o professor de psicobiologia da Unifesp Marco Túlio de Mello.

"Eu não qualifico como sucesso ou não sucesso. Eu qualifico como mais uma chance para as pessoas que têm problemas de visões, de ouvir coisas, de acordar com impressões ruins. Elas devem saber que não estão sozinhas – isso acontece com muita gente", finaliza Ana Maria.

Em 2002, um médico suíço descobriu, por acaso, que poderia fazer uma pessoa sair do corpo. Durante um teste em uma paciente com epilepsia, ele aplicou uma pequena carga elétrica na região do cérebro chamada de giro angular.

É no giro angular que o cérebro reúne toda a sensibilidade do corpo, como tato, equilíbrio e visão. É ali que o ser humano sabe se está sentado ou em pé, onde se situa no mundo. A surpresa veio quando o médico aumentou levemente a carga elétrica.

"Ele obteve o seguinte relato da paciente: 'Olha, doutor, está acontecendo uma coisa engraçada. Parece que eu estou no teto e, quando eu olho para baixo, me vejo deitada na mesa de cirurgia, vejo o anestesista, os médicos. Mas é engraçado, porque eu sei que eu estou deitada. Como eu estou me vendo lá de cima?'", revela o neurocirurgião da Unifesp Paulo Porto de Mello.

=======================

A EXPERIÊNCIA DE QUASE-MORTE

Imagem

Luz no fim do túnel: saída ou porta de entrada para uma outra vida? As visões de quem esteve à beira da morte são impressionantes. A empresária Marisa Cruz Brillinger e o advogado Solon Michalski não esperam que alguém acredite no que eles viram do outro lado. Mas estão convencidos de que voltaram diferentes. "Eu tive a tal viagem que é muito conhecida: a viagem pelo túnel. A descrição é comum", conta Solon.

Naquela manhã, algo dizia que Marisa tinha de pedalar no Parque Ibirapuera, em São Paulo. E veio o inesperado. "Eu andei menos de 500 metros e tive uma dor alucinante no lado direito da minha cabeça. Eu me lembro da viatura, mas não do Fernando. Eu fiquei sabendo dele através de uma amiga minha", diz a empresária.

No meio de milhares de pessoas, o cabeleireiro Fernando Calçolari prestou atenção na desconhecida. "Pela expressão, eu vi que ela não estava bem. Fui avisar a viatura e quando eu voltei, ela já estava sentada na calçada. Neste momento, ela foi para a cadeira e ficou deitada. Nisso a viatura já estava se aproximando", lembra.

Marisa foi levada a um hospital. Tinha sofrido um derrame. No quarto, sua última lembrança é de uma moça oferecendo um copo d'água. "Eu tomei a água e vomitei. E saí por essa água. Não era um túnel, não era um funil – era água", descreve.

Desacordada, em coma, numa UTI. E, ao mesmo tempo, partindo para uma viagem surpreendente. "Cheguei num lugar cinza. O ar era pesado, parecia que tinha uma névoa. E tinha um homem muito grande, um guerreiro. Aí, comecei a falar com ele. Pedi perdão ao general. Mas ele não me olhava", conta Marisa.

A empresária diz ter regredido a uma outra vida, por causa de algo ruim que fez no passado. "Eu não era leal. Articulei batalhas para ele, mas eu articulei matá-lo. E a morte foi a punhaladas", acredita. Tudo teria acontecido há 4 mil anos.

"Eu sempre digo que basta olharmos no espelho, todos os dias, para sabermos o que fizemos de bom e de ruim. Ninguém precisa acusar", comenta Marisa.

O mais incrível é que depois de tanto sofrimento, ela não teve o perdão que esperava. Assim mesmo, acha que não perdeu a viagem. "Eu acredito que ele teve esta oportunidade para evoluir, mas ele não quis. É livre arbítrio dele. Mas o grande ensinamento que me passaram foi: não faça para não ter que pedir perdão".

Marisa voltou do coma cheia de histórias. E, para a surpresa dos médicos, sem nenhuma seqüela do derrame. "Quando eu cheguei no quarto para conversar, ela se encontrava sentada no sofá, e o marido estava sentado na cama. Foi uma surpresa – ela estava arrumada e bonita. E isso me surpreendeu", diz o cardiologista Rodrigo César Bazzo.

A empresária quis saber quem era o desconhecido que a salvou no parque. E ganhou um amigo. "Eu acho que a vida é isso: as pessoas passam, e a gente tem que prestar atenção", constata Marisa.

A chamada experiência de quase morte tem se tornado mais comum à medida em que a medicina avança. Técnicas de ressuscitação do coração e dos pulmões permitem o socorro de pacientes que, há algumas décadas, dificilmente, voltariam à vida.

Médicos que trabalham em UTIs ouvem histórias ricas em detalhes. Relatos de pessoas que não admitem a possibilidade de terem tido alucinações.

"Elas falam que isso foi a coisa mais real que já viveram na vida. E é isso que diferencia de uma experiência conduzida por uso de drogas, seja abusivo ou terapêutico", ressalta o neurocirurgião Paulo Porto de Mello, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Quem passa por essa experiência conta que, em algum momento da viagem, se vê diante de um filme, com um roteiro bem familiar. Um resumo da própria vida projetado numa tela imaginária. Cenas do que foi feito de bom e de ruim até aquele instante. O filme traz, em si mesmo, uma revelação: ainda não está pronto. E voltar à vida é a chance de escolher o melhor final para essa história.

=======================

FÉ NO ESPIRITISMO

Imagem

Reencarnação

Um menino com nome de anjo e uma história incomum. Seria o estudante Gabriel Falcão o espírito de um tio, que nem chegou a conhecer este mundo? Ele é filho do escritor Waldemar Falcão e neto da corretora de imóveis Nélia Campello Falcão. Quando estava para nascer, uma médium fez uma revelação intrigante: a chegada do menino seria o retorno de um filho que dona Nélia, a avó, perdeu no passado.

"Este filho que você não teve está voltando como seu neto. E preste atenção: quando ele nascer, vai ter olhos muito bonitos, para compensar os olhos que ele perdeu quando você pegou sarampo", conta Waldemar.

A médium não sabia nada da vida de dona Nélia, mas acertou em cheio. Nos anos 50, ela teve sarampo durante uma gravidez e acabou sofrendo um aborto. E o que dizer dos olhos de Gabriel?

A crença de que ele é a reencarnação do espírito daquele bebê consola e reforça os laços da família com o Espiritismo.

"Um dia por mês fazemos uma oração para nossos ancestrais, porque nós esquecemos que viemos deles", diz dona Nélia. Ela lembra o dia em que a vidente a chamou: "Foi uma euforia, porque meu filho havia voltado".

"Eu acredito nisso piamente porque sou espiritualista. Essa informação veio de uma forma completamente espontânea, sem que fôssemos especular ou buscar", conta Waldemar.

Desde pequeno, Gabriel se acostumou a ouvir que seria neto e, ao mesmo tempo, filho da avó – filho e também e irmão do próprio pai.

"Eu acredito totalmente. É extraordinário, mas é verdade. Pode acontecer, e aconteceu", comenta Gabriel.

Imagem

Cura espiritual

Casos assim fazem parte da história de um lugar como o Centro Espírita Lar de Frei Luiz, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Uma impressionante quantidade de pessoas vão ao local todas as semanas.

Só nas quartas-feiras, são 4 mil. Buscam mensagens de parentes mortos, respostas para o mundo dos vivos e um pouco de conforto. Às vezes, os problemas são simples, do dia-a-dia, que uma voz amiga ajuda a resolver.

Mas o centro espírita ficou conhecido por atender casos mais graves, doentes para quem os médicos já não dão esperança. São pacientes que se apegam à possibilidade de que a cura venha de um outro mundo – do mundo espiritual.

O médium mais respeitado no centro é quem atende doentes desenganados, na maioria vítimas de câncer e Aids. Ele aceita falar, mas não quer aparecer. Diz que é apenas um intermediário, um corpo usado por outro espírito para trabalhar.

"Nós trabalhamos com o doutor Frederick, um médico alemão que faz as cirurgias sem usar absolutamente nada", diz o médium.

O dentista Alexis Lima Jr. foi atendido pelo médium há seis anos, operado por ele numa cirurgia espiritual. Ele guarda até hoje as radiografias da medula. Exames que mostram um enorme tumor que tinha se alojado na coluna. Imagem do medo de não poder mais andar.

"Eu estava sentindo um desconforto muito intenso, a ponto de tomar banho quente, bater na perna e sentir a perna gelada. Os sinais nervosos totalmente loucos de tanta compressão na medula", conta o dentista.

Alexis procurou toda a ajuda possível. Fé e ciência; medicina e cura espiritual, trabalhando juntas. O atendimento no Lar de Frei Luís aconteceu uma semana antes da operação no hospital. E Alexis ficou impressionado com o que viu no Centro Espírita.

"Um manto branco exatamente do meu lado direito e aquela mão colorida em cima do meu peito, exatamente onde estava o problema. Eu não falei nada para ninguém. E aquele colorido ficou ali, mudando de cor em cima de mim",
lembra Alexis.

O médium explica que Alexis presenciou a materialização de uma entidade, o médico alemão Frederick von Stein. O colorido nas mãos do médico seria uma espécie de magnetismo usado por ele para fazer as curas.

Imagem

Repórter é submetido a Tratamentos Espirituais

No meio da entrevista, o médium faz um convite inesperado: "Se ele (o repórter Sandro Dalpícolo) quiser, pode passar por uma prova. A gente não pode filmar nada. Você deitaria aqui e o Frederick faria uma retirada de carga do seu corpo físico. Não é cirurgia, não é tumor, nada disso – é uma retirada de carga do seu corpo físico".

O médium garante que não haverá nenhum corte e o repórter resolveu aceitar a proposta. A partir de então, a pedido do médium, o repórter se deitou em uma cama, tirou a camisa social e o microfone, e passou por essa experiência de um atendimento espiritual. A pedido dele, o atendimento não pôde ser filmado.

Na escuridão, não foi possível ver muita coisa. As mãos do médium passaram sobre o corpo do repórter Sandro Dalpícolo, sem tocá-lo. Até que chegaram ao coração.

"A sensação é de que o atendimento durou menos de um minuto. Quando eu voltei, a camiseta estava toda manchada. Tive a sensação de que a região do coração foi bastante pressionada, como se um bisturi passasse pelo peito, mas sem dor nenhuma. Depois, uma sensação de um líquido gelado se espalhando. E a camiseta ficou machada", conta Sandro Dalpícolo.

Depois do atendimento, o médium disse ter resolvido um pequeno problema numa válvula do coração do repórter. Segundo ele, o líquido avermelhado que manchou a camiseta não é sangue. Mas como ele apareceu? E de onde veio?

Para os espíritas, foi a materialização das energias ruins que o corpo carregava. Para a equipe do Globo Repórter, tudo ainda é um grande mistério.

Alexis tem uma certeza: o atendimento dos espíritos ajudou a medicina tradicional a livrá-lo do tumor. "Só que, depois do tratamento, a entidade mandou me avisar que foi feito em mim um tratamento para encapsular e facilitar a cirurgia no plano material. O médico espiritual, doutor Frederick, fez um pré-operatório", diz o dentista.

A operação no hospital, que seria demorada, acabou se tornando mais simples do que o médico imaginava. "A previsão do médico era de seis a oito horas de cirurgia. Ela durou três horas e meia", conta Alexis.

Ninguém paga nada pelo atendimento espiritual. É tudo de graça. Mas a cura tem o seu preço. E a moeda é uma mudança de atitude.

"Quem se cura tem que demonstrar para a espiritualidade que realmente houve uma modificação interna no seu espírito e na sua modalidade de ser, na sua vida íntima. E isso faz com que a cura seja mais rápida, senão pode haver um retrocesso grande", explica o médium do Lar Espírita Frei Luiz.

A estimativa é que espiritismo tenha perto de 30 milhões de simpatizantes no Brasil. A maioria segue outras religiões, mas encontra na doutrina espírita solidariedade e esperança.

MATÉRIA COMPLETA EM :

Editado pela última vez por Benetton em 26 Mai 2008, 09:53, em um total de 4 vezes.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Re.: GLOBO REPÓRTER - MAIO DE 2006 - CIÊNCIA E ESPIRITUALIDA

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Se a rede Globo pretende abocanhar um pedaço do nicho de emissoras proselitistas, acho que ela está indo pelo caminho errado favorecendo o espiritismo.

Ainda que essa porcaria encontre algum respaldo entre uma boa fatia da classe média brasileira, é intensamente repudiada tanto pelas camadas mais pobres, quanto pelas mais ricas, quanto pela parcela mais esclarecida e educada da classe média.

Além do que, mesmo entre os simpatizantes, essa patifaria nada mais é do que uma "segunda religião", complementando as lacunas deixadas por religiões mais tradicionais e sérias.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Imagem
:emoticon12: :emoticon12:

Benetton
Contato:

Re: Re.: GLOBO REPÓRTER - MAIO DE 2006 - CIÊNCIA E ESPIRITUA

Mensagem por Benetton »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Se a rede Globo pretende abocanhar um pedaço do nicho de emissoras proselitistas, acho que ela está indo pelo caminho errado favorecendo o espiritismo.

Ainda que essa porcaria encontre algum respaldo entre uma boa fatia da classe média brasileira, é intensamente repudiada tanto pelas camadas mais pobres, quanto pelas mais ricas, quanto pela parcela mais esclarecida e educada da classe média.

Além do que, mesmo entre os simpatizantes, essa patifaria nada mais é do que uma "segunda religião", complementando as lacunas deixadas por religiões mais tradicionais e sérias.

Das Redes abertas, a Globo e SBT são as únicas que não vendem espaço para Instituições Religiosas ( Evangélicas, em sua maioria ). A Record não entra nessa consideração, pois é comandada por Edir Macedo.

Se essas que vendem horário para os Evangélicos, são proselitistas, há que se considerar que não o fazem voluntariamente. Neste caso, o dinheiro determina o tipo de "proselitismo" que elas se dispõem a seguir. E veja que a CNT tanto vende espaço para Evangélicos quanto para Espíritas. Que tipo de proselitismo seus Diretores seguem ?

E a Globo, sem nenhuma interfererência ou influência de Espíritas, e principalmente, sem receber nenhuma verba de "espaço comprado", elabora inúmeras Reportagens com enfoque na Doutrina, em variados Programas. Talvez, seu proselistismo seja mais franco do que as que demonstram um proselistismo "vendido".

Que a Doutrina Espírita pode ser repudiada pelas camadas mais pobres, disso não duvido, pois é aí que os Dirigentes neopentecostais encontram guarida. Povo sem cultura é mais facilmente dominado pelos exploradores da fé.

E quanto às classe Médias e Ricas, não estou absolutamente certo de que, em sua maioria, haverá repúdio. Apenas como fonte de informação ( pois não há segmentação de Classe Média e Rica ), existe um estudo, já de alguns anos, da antropóloga Regina Novaes, do ISER (Instituto Superior de Estudos da Religião), que diz :

Espíritas têm renda e escolaridade maiores

da Folha de S.Paulo, no Rio

Entre os grandes grupos religiosos no Brasil, os evangélicos pentecostais são os que têm menor renda e escolaridade, enquanto os espíritas apresentam a maior renda e mais anos de estudo.

Em média, os 17,6 milhões de brasileiros que se declararam pentecostais têm 5,6 anos de estudo completos e apresentam uma renda mediana das pessoas ocupadas de R$ 260. Entre os 2,3 milhões de espíritas, a escolaridade média é de dez anos e a renda mediana, de R$ 700.

A renda mediana determina o valor que divide determinado grupo em dois, ou seja, uma renda mediana de R$ 700 significa que metade das pessoas desse grupo ganha abaixo desse valor, enquanto a outra metade tem rendimento acima dessa quantia.

Os católicos, 74% da população brasileira (125 milhões de pessoas), têm indicadores bem próximos aos da média do total da população: renda mediana de R$ 300 e média de 6,1 anos de estudo.

A análise de renda e escolaridade mostra uma diferença entre os evangélicos de origem mais tradicional (batistas, anglicanos, luteranos ou metodistas, entre outras) e os evangélicos pentecostais (Assembléia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus etc).

A renda mediana das pessoas de igrejas evangélicas históricas é de R$ 320 e a média de anos de estudo é de 7,3. Esse grupo representa 6,9 milhões de brasileiros.

Para a antropóloga Regina Novaes, do Iser (Instituto Superior de Estudos da Religião), os baixos índices dos pentecostais se relacionam com a distribuição deles nos estratos mais pobres.

"Não é que eles só existam nessas áreas, mas é lá que se encontram mais adeptos, nos lugares onde a fragilidade social é maior."

O IBGE também analisou grupos com menos de 1 milhão de praticantes. Entre os 525 mil brasileiros que declararam praticar a umbanda ou o candomblé, a renda mediana, de R$ 380, e a escolaridade, de 7,4 anos de estudo, foram inferiores apenas aos valores encontrados entre os espíritas.

Uma curiosidade no caso dessas religiões é que, apesar de as duas serem identificadas com a cultura afro-brasileira, a maioria dos que declararam professá-las é de brancos (50,4%), como o professor de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Carlos Petrovich, 67, que frequenta os rituais do candomblé na Bahia há 25 anos.

Outra religião que se destaca das demais nas análises é o judaísmo. Representando apenas 0,05% da população, os 87 mil judeus brasileiros apresentaram a maior proporção de pessoas com nível superior completo: 49,7%. Em todo o país, a mesma taxa é de 4,9%.

Os judeus têm a maior proporção de pessoas com rendimento mensal superior a 20 salários mínimos: 35,4%. Na população brasileira, a taxa é de 2,7%. A maior porcentagem de brancos declarados também é dos judeus: 96,4%.

Fonte : http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 7559.shtml

Quanto às sua opiniões rancorosas acerca da Doutrina, deixo-as ao critério e ao crivo dos demais que, certamente, e como uma platéia sequiosa pelo afrontamento, irão respaldar suas palavras, independente de seu embasamento.

Editado pela última vez por Benetton em 19 Mai 2006, 16:46, em um total de 1 vez.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Benetton escreveu:Das Redes abertas, a Globo e SBT são as únicas que não vendem espaço para Instituições Religiosas ( Evangélicas, em sua maioria ). A Record não entra nessa consideração, pois é comandada por Edir Macedo.

Todo domingo tem missa do Pe. Marcelo Rossi às 06:00.

Aurelio Moraes
Contato:

Proselitismo de qualquer religião na tv é uma merda.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

rapha... escreveu:
Benetton escreveu:Das Redes abertas, a Globo e SBT são as únicas que não vendem espaço para Instituições Religiosas ( Evangélicas, em sua maioria ). A Record não entra nessa consideração, pois é comandada por Edir Macedo.

É verdade. Mas o espaço cedido é voluntário ou comprado ?

Se é comprado, que Instituição ( Arquidiocese, por essência ) estaria pagando para a Globo Transmitir missas ? Ou será que é porque isso dá Ibope neste horário, quando as carolas levantam para suas obrigações religiosas matinais ? Veja que Eu não estou contestando. É um fato sendo analisado.

Só quero deixar claro o que é "vender espaço" ou ceder o mesmo, em função de pontos na audiência. Não podemos nos esquecer de que a maioria deste País ainda é católica.

Autor Desconhecido.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Benetton escreveu:
rapha... escreveu:

Se é comprado, que Instituição ( Arquidiocese, por essência ) estaria pagando para a Globo Transmitir missas ? Ou será que é porque isso dá Ibope neste horário, quando as carolas levantam para suas obrigações religiosas matinais ? Veja que Eu não estou contestando. É um fato sendo analisado.

Só quero deixar claro o que é "vender espaço" ou ceder o mesmo, em função de pontos na audiência. Não podemos nos esquecer de que a maioria deste País ainda é católica.

Quanto a vender ou ceder o espaço, não sei.

A Band também não cede espaço para o R. R. Soares.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

rapha... escreveu:
Benetton escreveu:
rapha... escreveu:

Quanto a vender ou ceder o espaço, não sei.

A Band também não cede espaço para o R. R. Soares.

De todas, a CNT parece ser a mais versátil. Vende espaço para quem estiver disposto a pagar, inclusive para Espíritas, reconheço.

Autor Desconhecido.

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

E afinal... o que ficou de fato provado no programa? :emoticon5:

Aurelio Moraes
Contato:

rapha,
A Band cede espaço pro RR Soares sim.
http://www.ongrace.com/rrsoares/ministerio.php
:emoticon14:

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Spitfire escreveu:E afinal... o que ficou de fato provado no programa? :emoticon5:

Ficou provado que o tal doutor Fritz parece ter encontrado um colega médico alemão, que atuou na primeira ou segunda guerra e que adora fazer operações espirituais.

Ficou provado também que este médico alemão é muito timido e prefere atuar no escurinho.

É deprimente ver aquele reporter babaca falando coisas como "é muito misterioso, sem explicação, etc".
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Então nada alem do previsto... terminou onde começou... em lugar nenhum. :emoticon12:

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Spitfire escreveu:E afinal... o que ficou de fato provado no programa? :emoticon5:

Dentre outras coisas, reproduzo um depoimento que responde à pergunta :

Os testes mostraram que o sono de quem diz sair do corpo é igual ao de qualquer pessoa. Mas, na experiência feita há dez anos, Ana Maria acertou todos os objetos que estavam escondidos numa outra sala e convenceu os pesquisadores de que a projeção é um fenômeno possível.

Outros Registros obtido do Programa :

Instituto do Sono, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - "A pergunta do Instituto do Sono era: 'Será que durante um procedimento onde há projeção existe alguma alteração do traçado eletroencefalográfico?'", diz o professor de psicobiologia da Unifesp Marco Túlio de Mello.

(...)

"O interesse de cientistas pela espiritualidade tem aumentado nos últimos anos. Dois pesquisadores vasculharam 1,2 mil trabalhos científicos sobre o tema em todo o mundo. Uma hipótese: diante do desconhecido, algumas pessoas seriam geneticamente mais pré-dispostas do que outras a crer e ter fé."

(...)

"Alguns cientistas já estão começando a falar que a gente deve ter herdado circuitos biológicos associados à fé. Agora, como todos os seres humanos são bem diferentes uns dos outros, talvez um ateu não tenha herdado esses circuitos e não esteja capacitado biologicamente a crer, a transcender, a perceber o divino",
diz o fisiologista Marcelo Árias, do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte).

(...)

"Tenho certeza de que no alvo programado eu não estive. Estive em algum lugar fora do Instituto do Sono, onde tinha muita chuva, pessoas. Como se tivesse ocorrido um incidente, alguma confusão", descreveu Marina.

(...)

"Sinceramente, espero que eu esteja totalmente enganada. Senão, a gente vai ter notícias ruins hoje. Nada muito nítido: muita água, muito grito, muita gente, todo mundo correndo. É muito esquisito, porque é muita informação", contou Ana Maria.

Elas teriam mesmo ido a algum lugar ? As notícias do dia aumentaram o mistério. O apresentador William Bonner anunciou no Jornal Nacional do dia seguinte : "As enchentes provocadas pelo período de chuva na região amazônica já atingem mais de 20 mil pessoas no estado do Pará".

(...)

Mais registros ? É só ler as parciais colocadas no tópico inicial ou então acessar a matéria completa :

Autor Desconhecido.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Isso aqui me impressionou.

Benetton escreveu:"O interesse de cientistas pela espiritualidade tem aumentado nos últimos anos. Dois pesquisadores vasculharam 1,2 mil trabalhos científicos sobre o tema em todo o mundo. Uma hipótese: diante do desconhecido, algumas pessoas seriam geneticamente mais pré-dispostas do que outras a crer e ter fé."

(...)

"Alguns cientistas já estão começando a falar que a gente deve ter herdado circuitos biológicos associados à fé. Agora, como todos os seres humanos são bem diferentes uns dos outros, talvez um ateu não tenha herdado esses circuitos e não esteja capacitado biologicamente a crer, a transcender, a perceber o divino",
diz o fisiologista Marcelo Árias, do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte).

Que lixo. Esses pessoal tem a idéia estúpida de que fenômenos paranormais são indissociáveis da religião. Nunca conheceram Fox Mulder...

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Kramer escreveu:Isso aqui me impressionou.

Benetton escreveu:"O interesse de cientistas pela espiritualidade tem aumentado nos últimos anos. Dois pesquisadores vasculharam 1,2 mil trabalhos científicos sobre o tema em todo o mundo. Uma hipótese: diante do desconhecido, algumas pessoas seriam geneticamente mais pré-dispostas do que outras a crer e ter fé."

(...)

Que lixo. Esses pessoal tem a idéia estúpida de que fenômenos paranormais são indissociáveis da religião. Nunca conheceram Fox Mulder...

Um consenso entre religiosos que admitem ocorrências da parapsicologia é que, ( e por exemplo ), todas as manifestações espirituais são fenômenos parapsicológicos, mas nem todos os fenômenos parapsicológicos são manifestações espirituais.

Creio que, o que o Fisiologista Marcelo Árias tenha transmitido, relaciona-se estritamente com parte religiosa, sem prejuízo da outra parte fenomenológica, que possui características próprias e independentes das manifestações ligadas às crenças individuais.

Autor Desconhecido.

Hugo

Mensagem por Hugo »

E o que esse papo de espiritualidade tem a ver com os casos de PES?

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Kramer escreveu:E o que esse papo de espiritualidade tem a ver com os casos de PES?

Veja, Kramer, que em determinados casos, esses caminhos paralelos entre a Espiritualidade e Fenômenos Extra-Sensoriais chegam a um limite que despertam interesse da Ciência Parapsicológica.

Lembro-me que o Respeitado Parapsicólogo Wellington Zangari ( Aliás, observo que Ele anda meio sumido deste Espaço de Debates. Será que Ele não deseja mais participar do RV ? ) afirmou que a Parapsicologia ainda deverá lançar-se aos estudos desses limites. Vejamos :

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=1948

ZANGARI ADMITE QUE AS CIÊNCIAS PARAPSICOLÓGICAS NÃO PODEM EXPLICAR CASOS LIMITES DE MANIFESTAÇÕES MEDIÚNICAS E PERCEPÇÃO EXTRA-SENSORIAL.

Em um Fórum de debates, Wellington Zangari faz alguns comentários sobre o que a Parapsicologia nos apresenta hoje e os Fenômenos Espíritas :

Mensagem original postada por Zangari :

" Minha crítica básica [ a Gary Schwartz * ] esteve ligada :

(...)
À impossibilidade de diferenciar entre "percepção extra-sensorial" e "informação dos mortos”.

(...)
A teoria espírita não apresentou ainda dados em que possam ser excluídas outras interpretações mais prosaicas, mais heterodoxas.

Mas, posso lhe dizer claramente que há casos que eu chamaria de "limite". Esses casos-limite são aqueles em que haveria uma alegadamente "transferência" de habilidades, como a de falar uma língua desconhecida pelo médium, a de tocar um instrumento musical sem ter aprendido, ou dançar uma dança que lhe é desconhecida, cantar uma música existente mas aparentemente desconhecida... Bom, não tenho visto muitos desses casos bem documentados.

Mas há uns poucos que me fizeram suspender meu juízo e aguçar minha percepção !!! Qualquer pessoa que lide com aspectos psicológicos e neurológicos do desenvolvimento de habilidades, sabe que trata-se de um sistema extremamente complexo e que leva tempo para ser desenvolvido. Acho que, se esses casos existem e são reais, e não fraude de testemunho, eles podem dar muito trabalho aos cientistas ! Digo isso porque a transmissão alegadamente extra-sensorial é, via de regra, relacionada a dados bem mais simples, que não exigem tanto processamento cognitivo, neuronal...

Bom, não quero dizer com isso que tais casos sejam evidências de vida após a morte, de incorporação real de mortos em vivos... Não. Estou afirmando que esses são casos-limite para a hipótese da percepção extra-sensorial. Primeiro porque não há estudos de transmissão de habilidades em estudos psi, o que nos deveria instigar a buscar pelo desvendamento dessa possibilidade ( Com o Vitor Visoni tenho discutido isso em outra lista. Talvez façamos um estudo empírico dessa hipótese depois de meu pós-doc ). É uma questão interessante de ser estudada."

Autor Desconhecido.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Bem, não vejo problema que se faça análise científica de certos fenômenos ligados a uma certa religião, desde que isso não seja usada para tentar dar validade a toda a doutrina.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Kramer escreveu:Bem, não vejo problema que se faça análise científica de certos fenômenos ligados a uma certa religião, desde que isso não seja usada para tentar dar validade a toda a doutrina.

Ok. As análises relacionadas às Religiões serão sempre bem-vindas.

Sei que há alguns Religiosos que costumam aproveitar desses estudos para tentar dar respaldo às suas crenças. Podem ser Católicos, Espíritas, Evangélicos, etc, que distorcem e manipulam conhecimentos adquiridos por outrem, obscurecendo a verdade em favor da sua opinião e da sua própria conveniência.

Mas o ser humano é assim mesmo. É por isso que julgo importante a presença de Cientistas isentos que direcionem as pesquisas com imparcialidadade, independência de caráter, com autonomia e integridade.

Autor Desconhecido.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Benetton escreveu:É por isso que julgo importante a presença de Cientistas isentos que direcionem as pesquisas com imparcialidadade, independência de caráter, com autonomia e integridade.

Como saber se o cientista é isento ou não?

na minha opinião, um cientista que se presta a estudar fenomenos envolvendo a fé das pessoas não iria se ater a uma única religião - no caso alegações de reencarnação, etc.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

A propósito, a Rede Globo está apresentando uma série no fantástico mostrando os truques baratos empregados por médiuns.

A Globo está de parabéns.
O ENCOSTO

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

O ENCOSTO escreveu:
Benetton escreveu:É por isso que julgo importante a presença de Cientistas isentos que direcionem as pesquisas com imparcialidadade, independência de caráter, com autonomia e integridade.

Como saber se o cientista é isento ou não?

na minha opinião, um cientista que se presta a estudar fenomenos envolvendo a fé das pessoas não iria se ater a uma única religião - no caso alegações de reencarnação, etc.

Sem dúvida que o estudo, sendo imparcial, deverá envolver fenômenos relacionados às Religiões como um todo, e não somente a uma, especificamente.

A Reencarnação é estudada por Comunidades Acadêmicas. Uma bem conhecida, por exemplo, é a "Division of Personality Studies" ( Universidade de Virginia - E.U.A ), do qual o Dr. Greyson é o atual diretor. Ian Stevenson foi o Fundador e Ele apresenta diversos estudos e pesquisas realizados principalmente com jovens, estudos esses relativos a casos de Reencarnação. Pesquisam também as experiências fora do corpo e comunicações espirituais :

http://www.healthsystem.virginia.edu/in ... tystudies/

A S.P.R ( Society for Psichical Research ) e a A.S.P.R ( American Society for Psichical Research ) estudam aparições de Espíritos e também a Reencarnação :

http://www.spr.ac.uk/index.php3?page=activities

Ian Stevenson, Bruce Greyson ou os Diretores das S.P.R e A.S.P.R são Espíritas ? Ora, é claro que não.

Mas Você conhece alguma Comunidade Acadêmica que estuda a ressurreição ? Ou quem sabe os milagres da Igreja católica ? Não estou ironizando. Só não conheço e gostaria de saber se existe tal estudo acadêmico.

Veja bem, estou me referindo a Instituições de prestígio internacional. Citar como referência o Padre Quevedo e seu CLAP tupiniquim e tendencioso, só vale para um certo "adorador de padres" que costuma aparecer aqui de vez em quando ... :emoticon16:

Autor Desconhecido.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

O ENCOSTO escreveu:A propósito, a Rede Globo está apresentando uma série no fantástico mostrando os truques baratos empregados por médiuns.

A Globo está de parabéns.

Se Você observar bem, todas as vezes que os envolvidos nessa Reportagem do Fantástico se referem aos truques, eles usam a expressão "falsos videntes" ou "falsos médiuns".

Sem dúvidas : A Globo está de parabéns !

Charlatanismo existe em qualquer meio. Nunca neguei isso. Agora, separar o "joio do trigo", muitas vezes é essencial para discernir a seriedade da falsidade.

Editado pela última vez por Benetton em 14 Mai 2006, 23:05, em um total de 3 vezes.

Autor Desconhecido.

Trancado